terça-feira, 13 de junho de 2017

GP DA FRANÇA - Reação na melhor hora

A campeã voltou! Débora Longen dá show em Magny Cours e vence o GP da França
Depois de conquistar apenas dois pontos em três corridas, tricampeã dá a volta por cima e vence a primeira na temporada. Force India e Renault no pódio

O Grande Prêmio da França teve tudo o que uma grande corrida de Fórmula 1 pode ter: duelos fantásticos, grandes ultrapassagens, acidentes, enfim. E o roteiro da corrida em Magny Cours teve uma protagonista: Débora Longen. Tricampeã mundial por três equipes diferentes, a piloto da Red Bull fez a pole position no treino que definia o grid de largada. Assim que as cinco luzes vermelhas se apagaram, ela disparou e não deu chances a ninguém. Só perdeu a primeira posição quando teve que ir aos boxes para trocar os pneus ultramacios pelos supermacios. Depois, recuperou a ponta e não perdeu mais. Mais uma vitória pra ela, que soma 28 na carreira. E o começo de Débora não foi dos bons, conquistando apenas dois pontos em três corridas. A vitória serve pra dar um ânimo a mais para o GP da Espanha, em Barcelona. O pódio ainda teve o surpreendente Elan Salvi (Force India) e o também campeão mundial Jefferson Machado, da Renault. Ele foi ovacionado pelos torcedores franceses, embora tenha conquistado o seu título com o macacão da Ferrari.

Essa foi no capricho! Débora Longen festeja a primeira vitória na temporada
LARGADA TUMULTUADA NO MEIO DO PELOTÃO

A primeira tentativa de largada foi abortada por conta de problemas com a Lotus de Dan Chandller ao se posicionar no grid. Com isso, os pilotos partiram para outra volta de apresentação e aquecimento de pneus. O ex-piloto da Ferrari, no entanto, teve que largar dos boxes. Confusão finalizada, era hora da corrida começar. E Débora Longen mostrou que o fim de semana era dela. Disparou na largada e soube segurar Jefferson e Elan atrás de sua Red Bull. Ainda na terceira volta, João Vítor Matos (Jordan) teve o pneu traseiro direito furado por um pedaço da asa dianteira de um carro da Sauber e teve que abandonar. No entanto, seu companheiro Lucas Baltazar vinha escalando o pelotão.

Valdir Belarmino, Rodrigo Carvalho e Will Rauber: piloto da Sauber voltou a pontuar
Líder do campeonato, Igor Canavarro (Mercedes) fez a primeira parada nos boxes para colocar pneus macios e tentar ir até o fim da prova. No entanto, teve problemas e voltou aos boxes algumas voltas depois, para recolocar os ultramacios. Outro que fez boa corrida foi Douglas Dias, com a Haas. Correndo risco de demissão, o piloto fez um grande trabalho e chegou até a estar entre os 10 primeiros, mas um erro de estratégia da equipe o tirou da zona de pontuação. Lá na frente, Débora ia abrindo distância em relação a Jefferson e Elan, enquanto o inferno da McLaren começava. Lucas Costa vinha bem, era o quarto colocado. Acelerava em busca da briga pelo pódio, mas o motor Honda não aguentou e deixou o bicampeão a pé. Pouco depois, foi a vez de Rodrigo Carvalho furar um pneu e também ficar de fora. Que fase...

"GP2 ENGINE!" Lucas Costa abandona GP da França e reclama do motor da Honda
Com as paradas nos boxes, Will Rauber (Ferrari) se recuperava após ter trocado os ultramacios pelos supermacios. A equipe chegou a planejar um segundo pit-stop, visto que Fernando Antunes era mais rápido na pista, mas o ex-piloto da Red Bull recusou e cornetou a equipe pelo rádio: "Estou ótimo, deixem comigo e não inventem besteiras". Depois disso, ele foi subindo no pelotão, com o atual campeão e seu companheiro logo atrás. Karina Lima (Red Bull) foi outra a não se dar bem com os pneus. Trocou os ultramacios por macios, mas reclamou dos compostos e teve que voltar aos boxes para colocar novos ultramacios. Líder da prova, Débora foi aos boxes e perdeu a liderança para Elan Salvi. Logo em seguida, a recuperou. Brigando pelo pódio com a Force India, Thales Renan (Mercedes) abandonou a 1 volta do fim, por conta de uma quebra na suspensão. Roberta Correa (Force India), que largou do fim do grid, fez corrida de recuperação e terminou no décimo lugar, marcando 1 ponto.

Junior Gomes voltou a marcar pontos para a Williams
Na parte final da prova, chegou a escurecer e a ameaça da chuva era iminente, mas nenhuma gota d'água caiu até o fim da prova. Ainda teve tempo para um acidente entre as duas Williams, que fez Roberto Sabbag cair para as últimas colocações. Junior Gomes, no entanto, pontuou outra vez. De resto, Débora Longen conquistou a primeira vitória na temporada e recuperou a confiança após um começo de campeonato nada bom para uma tricampeã do mundo. Logo em seguida, Jefferson Machado e Elan Salvi completaram o pódio, com Will Rauber logo atrás. Entre os 10 primeiros, talvez a grande surpresa tenha sido Valdir Belarmino (Sauber), que foi o sexto. Campeão pela Mercedes, Matheus Alexandre (Lotus) foi o nono e arrancou elogios de Aline Benega, ex-piloto e atual diretora técnica da equipe britânica: "Recuperou a confiança e voltou a pontuar".

Matheus Alexandre marcou os seus primeiros pontos pela Lotus
Mesmo tendo terminado a prova na 17ª colocação, Igor Canavarro permanece líder com 56 pontos, só que empatado com o atual campeão, Fernando Antunes. O surpreendente Elan Salvi vem em terceiro, com 53. Will Rauber, com 38 e Jefferson Machado, com 29, fecham o top 5. Com a vitória, Débora Longen chega a 27 pontos e fica na sexta colocação. Entre os construtores, a Ferrari continua líder, com 94 pontos. A Mercedes fica com 56, mesmo número de pontos da Force India, a terceira colocada. O time alemão está em segundo por conta das duas vitórias de Igor. Thales Renan ainda não marcou pontos. A próxima corrida do campeonato é o GP da Espanha, em Barcelona.

RESULTADO FINAL - GP da Espanha
  1. Débora Longen (Red Bull/Ferrari)
  2. Elan Salvi (Force India/Mercedes)
  3. Jefferson Machado (Renault)
  4. Will Rauber (Ferrari)
  5. Fernando Antunes (Ferrari)
  6. Valdir Belarmino (Sauber/Ferrari)
  7. Junior Gomes (Williams/Toyota)
  8. Enzo Portella (Renault)
  9. Matheus Alexandre (Lotus/Renault)
  10. Roberta Correa (Force India/Mercedes)
  11. Lucas Baltazar (Jordan/Honda)
  12. Douglas Dias (Haas/Ferrari)
  13. Karina Lima (Red Bull/Ferrari)
  14. Rafael Monteiro (Haas/Ferrari)
  15. Dan Chandller (Lotus/Renault)
  16. Roberto Sabbag (Williams/Toyota)
  17. Igor Canavarro (Mercedes)
  18. Vinicius Mendes Freitas (Sauber/Ferrari)
ABANDONARAM:
  • Thales Renan (Mercedes) - quebra da suspensão
  • Rodrigo Carvalho (McLaren/Honda) - pneu furado
  • Lucas Costa (McLaren/Honda) - motor
  • João Vítor Matos (Jordan/Honda) - pneu furado

domingo, 11 de junho de 2017

MAGNY COURS - Essa foi no capricho!

NO CAPRICHO! Débora Longen reage no campeonato e marca a pole position na França
Após chegar na décima colocação no Bahrein, tricampeã voa em Magny Cours e volta a largar da primeira colocação. Renault completa a primeira fila

Após um começo nada bom (2 pontos conquistados em três corridas), Débora Longen não poderia iniciar a sua reação em um momento melhor: na abertura da temporada europeia. A tricampeã mundial deu show nos treinos para o GP da França, em Magny Cours, cravou 1'22"904 e vai largar da pole position. A festa nos boxes da Red Bull foi enorme pelo feito dela, que conseguiu a 26ª pole da carreira (durante um período, Débora se ausentou da F1 para correr de Stock Car, ao fim de sua passagem pela Mercedes). Ao lado dela na primeira fila, outro campeão mundial: Jefferson Machado, da Renault. Após péssimo desempenho no GP do Bahrein, o piloto reagiu de forma espetacular e vai largar da segunda posição.


Débora Longen vai largar da pole position em Magny Cours
Q1 - CAMPEÃO ELIMINADO APÓS PANE ELÉTRICA

Na primeira parte do treino, alguns pilotos tiveram problemas. Will Rauber (Ferrari) foi o mais rápido da pista, fazendo 1'21"997. Matheus Alexandre (Lotus) vinha bem na volta, mas teve uma pane elétrica e ficou apenas com o 18° tempo. Após subir no pódio no Bahrein, Rafael Monteiro (Haas) cometeu erros durante a volta e larga da 17ª colocação. Companheiro dele, Douglas Dias nem marcou tempo. Roberta Correa (Force India) teve problemas mecânicos e também vai largar do fim do grid.

Matheus Alexandre vai largar do 18° lugar

ELIMINADOS NO Q1: Rafael Monteiro (Haas), Matheus Alexandre (Lotus), Dan Chandller (Lotus), Roberta Correa (Force India), Vinicius Mendes Freitas (Sauber) e Douglas Dias (Haas)

Q2 - CAMPEÃO E LÍDER DO CAMPEONATO ELIMINADOS

Na segunda parte do treino, o panorama não mudou. Dessa vez foi Fernando Antunes (Ferrari) quem liderou, seguido pelo companheiro de equipe. Igor Canavarro (Mercedes) tentou de tudo, mas fez apenas o 14° melhor tempo e acabou eliminado. Campeão mundial, Roberto Sabbag (Williams) foi outro que ficou pelo caminho. Lucas Baltazar (Jordan) também ficou fora. Seu companheiro João Vítor Matos conseguiu fazer milagre e ficou em sétimo no Q2.


João Vítor Matos foi o sétimo colocado no Q2
ELIMINADOS NO Q2: Rodrigo Carvalho (McLaren), Junior Gomes (Williams), Enzo Portella (Renault), Igor Canavarro (Mercedes), Roberto Sabbag (Williams) e Lucas Baltazar (Jordan).

Q3 - UMA POLE NO CAPRICHO

Já no Q3, Thales Renan era a esperança de mais uma pole position para a Mercedes, já que Igor Canavarro, o líder do campeonato, foi eliminado no Q2. A aposta maior era na dupla da Ferrari. Will Rauber e Fernando Antunes eram os favoritos, mas coube a uma tricampeã quebrar o favoritismo dos pilotos da Scuderia. Débora Longen fez uma volta fantástica e garantiu a pole com a Red Bull. Jefferson Machado (Renault) teve ótimo desempenho e também larga da primeira fila. A segunda fila terá Thales Renan, da Mercedes e Elan Salvi (Force India). Por sinal, o ex-piloto da Ligier vem fazendo um grande campeonato. Outra surpresa no Q3, além da Jordan, foi Valdir Belarmino. O piloto levou a Sauber ao oitavo lugar do grid. Lembrando que ele subiu ao pódio no GP da China.

Will Rauber larga em sétimo, mas confia em vitória na pista onde subiu no alto do pódio pela primeira vez
Mesmo com a sétima colocação do grid, Will Rauber acredita em um desempenho ainda melhor na corrida. Afinal, foi em Magny Cours que ele conquistou a primeira das suas 22 vitórias na Fórmula 1, ainda como piloto da McLaren. Depois, foi para a Red Bull, onde se sagrou campeão.

- Conheço bem essa pista. Infelizmente, não consegui a pole position, mas tenho certeza que trabalharemos duro para que a Ferrari consiga o melhor dos resultados. Queremos mais um título - disse o piloto

GRID DE LARGADA - GP da França

  1. Débora Longen (Red Bull/Ferrari) - 1'22"904
  2. Jefferson Machado (Renault) - 1'22"980
  3. Thales Renan (Mercedes) - 1'22"989
  4. Elan Salvi (Force India/Mercedes) - 1'23"013
  5. Karina Lima (Red Bull/Ferrari) - 1'23"103
  6. Lucas Costa (McLaren/Honda) - 1'23"105
  7. Will Rauber (Ferrari) - 1'23"269
  8. Valdir Belarmino (Sauber/Ferrari) - 1'23"281
  9. Fernando Antunes (Ferrari) - 1'23"307
  10. João Vítor Matos (Jordan/Honda) - 1'23"315
  11. Rodrigo Carvalho (McLaren/Honda) - 1'23"381
  12. Junior Gomes (Williams/Toyota) - 1'23"409
  13. Enzo Portella (Renault) - 1'23"428
  14. Igor Canavarro (Mercedes) - 1'23"619
  15. Roberto Sabbag (Williams/Toyota) - 1'23"736
  16. Lucas Baltazar (Jordan/Honda) - 1'23"831
  17. Rafael Monteiro (Haas/Ferrari) - 1'23"847
  18. Matheus Alexandre (Lotus/Renault) - 1'23"866
  19. Dan Chandller (Lotus/Renault) - 1'23"960
  20. Roberta Correa (Force India/Mercedes) - 1'24"028
  21. Vinicius Mendes Freitas (Sauber/Ferrari) - 1'25"054
  22. Douglas Dias (Haas/Ferrari) - não marcou tempo