sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

MALÁSIA - E aí, tá ligada?

No capricho! Debaixo de chuva forte, Débora Longen vence GP da Malásia
Atual campeã mundial, brasileira se manteve firme na ponta mesmo após ida aos boxes. Renault mantém 100% de aproveitamento no campeonato

Como já era de se esperar, a chuva foi a protagonista do Grande Prêmio da Malásia. Após um temporal durante o treino oficial (com direito a bandeira vermelha), a história se repetiu. E com um show da atual campeã mundial. A brasileira Débora Longen manteve os 100% da Renault no campeonato após vencer no circuito de Sepang. Numa corrida que teve duelos eletrizantes, grandes ultrapassagens e diversos acidentes, talvez a maior polêmica da prova tenha girado em torno da Mercedes. Na sétima volta, os dois pilotos da equipe alemã se tocaram e saíram da pista, batendo na proteção de pneus e abandonando a prova. O pódio ainda foi completado pelo russo Aleksey Spirichev (Force India) e pelo holandês René Laarhoven (Lotus). De quebra, a bicampeã assumiu a liderança do campeonato, com 4 pontos de vantagem para o seu companheiro de equipe.

No capricho! Bicampeã Débora Longen recebe a bandeirada e mantém os 100% da Renault no campeonato
Logo na largada, a pole position Karina Lima (Red Bull) mostrou que não ia mudar o seu estilo agressivo e arrojado. Ela pulou na frente, segurando a Mercedes de Roberto Sabbag e a Renault de sua ex-companheira (a osasquense foi companheira de Débora na Jordan e no próprio time francês). Pra variar, um acidente logo no começo quase complicou a vida de João Vítor Dieter (Force India) e Guto Reis (McLaren), que caíram para as últimas colocações. Kari fazia de tudo para segurar Débora, mas foi superada na abertura da terceira volta. Na volta seguinte, ela já estava na quarta posição, atrás de Sabbag e do russo Aleksey Spirichev (Force India). Com alguns pilotos indo cedo para os boxes (por conta da previsão de chuva, um acidente bizarro e assustador chamou a atenção.

Katelyn Dunne e Eric Börjesson: acidente a la Pastor Maldonado assustou
No fim da quarta volta, Katelyn Dunne (Wiliams) brigava por posição com o sueco Eric Börjesson, da Jaguar. Ao tentar se defender dos ataques do oponente, os dois se tocaram antes do retão. O sueco capotou, enquanto a irlandesa bateu forte no muro. Ambos abandonaram a prova, mas saíram ilesos do carro. Já na sétima volta, Roberto Sabbag e John Warrington se chocam e abandonam a prova, em um acidente que mais pareceu a cena entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton em Barcelona. Ainda teve tempo para o brasileiro Thales Renan (Williams) aquaplanar e bater sozinho na entrada dos boxes, também ficando de fora. Um dos destaques positivos da corrida foi o brasileiro Diego Quinto. Estreante na F1, o piloto brasileiro chegou na 4ª posição com a Toro Rosso após largar em vigésimo. O arrojo de Karina Lima quase lhe deu o quinto lugar. Ela estava na sexta posição e fez uma ultrapassagem a la Max Verstappen em Will Rauber, seu companheiro de equipe. Nos metros finais da prova, aquaplanou e saiu da pista, terminando na mesma 6ª posição. 

Karina Lima voltou a dar show, mas ficou na sexta posição
De resto, destaque para a recuperação de Guto Reis, que fechou a corrida em oitavo, além dos primeiros pontos do brasileiro Ulysses Coelho pela Ferrari. O australiano Greg O' Brien (Toro Rosso) foi o nono, seguido de João Vítor Dieter. Lá atrás, ainda sobrou tempo para o italiano Vincenzo Landolfi (Toyota) bater sozinho e deixar a prova, enquanto seu companheiro, o brasileiro Junior Gomes, chegava no 12° lugar, logo atrás de Lucas Costa (McLaren). Lá na frente, Débora Longen não teve problemas e venceu com tranquilidade, assumindo a liderança do campeonato e mantendo os 100% da Renault, com duas vitórias em duas corridas. A próxima corrida será o Grande Prêmio da África do Sul, em Kyalami. 

Após largar em vigésimo, Diego Quinto terminou o GP da Malásia na quarta posição
RESULTADO FINAL - GP da Malásia


  1. Débora Longen (BRA) - Renault
  2. Aleksey Spirichev (RUS) - Force India/Mercedes
  3. René Laarhoven (HOL) - Lotus/Renault
  4. Diego Quinto (BRA) - Toro Rosso/Ferrari
  5. Will Rauber (BRA) - Red Bull/Ferrari
  6. Karina Lima (BRA) - Red Bull/Ferrari
  7. Ulysses Coelho (BRA) - Ferrari
  8. Guto Reis (BRA) - McLaren/Honda
  9. Greg O' Brien (AUS) - Toro Rosso/Ferrari
  10. João Vítor Dieter (BRA) - Force India/Mercedes
  11. Lucas Costa (BRA) - McLaren/Honda
  12. Tomi Piekkola (FIN) - Renault
  13. Junior Gomes (BRA) - Toyota
  14. Roberta Correa (BRA) - Lotus/Renault
  15. Matthias Gräfe (ALE) - Ferrari
  16. Rodolfo Morales (MEX) - Jaguar/Cosworth
ABANDONARAM:

  • Vincenzo Landolfi (ITA) - Toyota
  • Thales Renan (BRA) - Williams/Renault
  • Roberto Sabbag (BRA) - Mercedes
  • John Warrington (ING) - Mercedes
  • Eric Börjesson (SUE) - Jaguar/Cosworth
  • Katelyn Dunne (IRL) - Williams/Renault

Nenhum comentário:

Postar um comentário