domingo, 11 de dezembro de 2016

AUSTRÁLIA - Vitória finlandesa na abertura

"Zebra" entre os pilotos, Tomi Piekkola vence GP da Austrália em estreia na F1
Piloto finlandês foi promovido a titular após acidente com André Marques, que só volta no GP da Holanda. Alemão da Ferrari e brasileiro da Mercedes completam pódio

Depois de um tempo sem postagens, o blog está de volta. Mais uma temporada se iniciou na Fórmula 1, mais trocas de equipes e um vencedor inusitado. Reserva da Renault, o finlandês Tomi Piekkola foi promovido ao posto de titular após o acidente de André dos Reis Marques em uma corrida do WEC. Vetado pelos médicos, o brasileiro só volta ao cockpit no Grande Prêmio da Holanda. E o compatriota de Kimi Raikkonen fez bonito, vencendo o GP da Austrália, a sua primeira corrida de Fórmula 1 da carreira.


Em substituição a piloto brasileiro, finlandês Tomi Piekkola faz bonito em sua estreia
O pódio ainda teve o alemão Matthias Gräfe (Ferrari) e o brasileiro Roberto Sabbag, da Mercedes. Bicampeã do mundo, Débora Longen (Renault) foi a oitava. A surpresa entre os 10 primeiros colocados acabou sendo o sueco Eric Börjesson, da Jaguar. Ele chegou na décima posição, marcando o primeiro ponto em sua primeira corrida de F1. Destaque também para Guto Reis. O brasileiro campeão mundial estreou pela McLaren e fez uma ótima corrida, mas foi prejudicado por um erro dos mecânicos da equipe e terminou na sétima posição.

A CORRIDA

Roberto Sabbag largou na pole, seguido do compatriota Thales Renan, da Williams. Chegou a ficar sete voltas na liderança, a perdendo para Will Rauber (Red Bull). O primeiro a abandonar a prova foi o estreante Junior Gomes, da Toyota, com uma quebra na suspensão. Logo em seguida, o britânico John Warrington (Mercedes) bateu sozinho e também saiu da corrida. Mas o grande destaque da prova, pra variar, foi Karina Lima. Em sua estreia pela Red Bull, ela fez ultrapassagens arrojadas e agressivas ao melhor estilo Max Verstappen. Sob os olhares do jovem piloto holandês, ela deu um show. Chegou a brigar pelo pódio, mas teve problemas perto do fim da corrida e precisou parar nos boxes, terminando com o nono lugar.

Karina Lima fez corrida fantástica, mas problema no carro a tirou do pódio
Por outro lado, o alemão Matthias Gräfe (Ferrari) é quem tinha atuação esplendorosa. Em sua estreia pela Scuderia, o piloto chegou a assumir a liderança da corrida por duas vezes, mas acabou superado pela Renault de Tomi Piekkola. Destaque também para a bicampeã Débora Longen, companheira do finlandês. Mesmo com problemas durante a corrida e tendo largado quase nas últimas colocações, a brasileira conseguiu terminar na oitava posição. 

O inglês John Warrington teve a proeza de bater sozinho e abandonar a prova
Destaque negativo para duas equipes no quesito pit-stop: Ferrari e McLaren. A começar pelos italianos, que se atrapalharam na parada do brasileiro Ulysses Coelho, que sequer terminou a prova entre os 10 primeiros colocados. Já pelos lados do time de Woking, dá pra aliviar um pouco. Na segunda parada de Guto Reis, um dos mecânicos demorou pra fixar o pneu traseiro direito no carro, atrasando o piloto brasileiro, que fez sua estreia na equipe e terminou a prova em sétimo. Talvez a grande surpresa não tenha sido nem Karina e nem o próprio Tomi Piekkola, que venceu a prova. Numa enquete pelo site da F1 para escolher o piloto do dia, o sueco Eric Börjesson (Jaguar) ganhou de lavada. Largando da última posição, ele foi fazendo ultrapassagens, foi rápido no pit-stop e conseguiu terminar em décimo, marcando o seu primeiro ponto. 

Eric Börjesson surpreende a todos e coloca a Jaguar na zona de pontuação em Melbourne
De resto, o finlandês e o alemão chegaram a se revezar na liderança, mas o piloto da Renault levou a melhor e conseguiu a vitória. O brasileiro Roberto Sabbag, em sua primeira corrida pela Mercedes, foi o terceiro. Will Rauber (Red Bull) foi o quarto colocado. A próxima etapa da Fórmula 1 acontece na Malásia. Logo depois, os pilotos disputarão o GP da África do Sul, que volta ao calendário da categoria após 23 anos, no circuito de Kyalami.

10 PRIMEIROS COLOCADOS - GP da Austrália


  1. Tomi Piekkola (FIN) - Renault
  2. Matthias Gräfe (ALE) - Ferrari
  3. Roberto Sabbag (BRA) - Mercedes
  4. Will Rauber (BRA) - Red Bull/Ferrari
  5. Lucas Costa (BRA) - McLaren/Honda
  6. Thales Renan (BRA) - Williams/Renault
  7. Guto Reis (BRA) - McLaren/Honda
  8. Débora Longen (BRA) - Renault
  9. Karina Lima (BRA) - Red Bull/Ferrari
  10. Eric Börjesson (SUE) - Jaguar/Cosworth

Nenhum comentário:

Postar um comentário