domingo, 28 de maio de 2017

GUIA DA TEMPORADA - Retornos e estreias

Após campeão inédito, nova temporada começa com expectativas
Campeão pela Ferrari, Fernando Antunes vai em busca do bi. Guto Reis vai pra Indy, enquanto grid conta com retornos e terá estreante pela Haas

A temporada anterior da Fórmula 1 foi bastante animada, com corridas alucinantes e um campeão inédito. Com passagens por Jordan e Williams, Fernando Antunes, enfim, alcançou o tão sonhado objetivo de ser campeão pela Ferrari. Tendo Will Rauber como companheiro, os dois se entenderam bem dentro da equipe. Por outro lado, outros nomes se despedem da categoria. Bicampeão por Lotus e McLaren assim como Emerson Fittipaldi, Guto Reis vai realizar o sonho de correr na Indy. Atual vencedor das 500 milhas de Indianápolis, ele agora disputará toda a temporada após assinar um contrato milionário com a Andretti. Por outro lado, a Jordan e a Sauber voltam ao grid.

Vice-campeã de construtores, Mercedes deve chegar forte na disputa pelo título
Vamos conhecer um pouco mais dos pilotos e equipes que estarão no grid para essa temporada.

FERRARI

SEDE: Maranello, na Itália
CARRO: SF-70
CHEFE DE EQUIPE: Maurizio Arrivabene
ESTREIA NA F1: 1950
PILOTOS: Will Rauber e Fernando Antunes
PILOTO RESERVA: Ulysses Coelho

Depois de disputar a última temporada emprestado para a BMW, Ulysses Coelho volta para a reserva da Ferrari. Os campeões Will Rauber e Fernando Antunes seguem como titulares da Scuderia, que ganhou também o título de construtores na última temporada. Teve ainda o veto da dupla titular a uma possível contratação de Bryan Assis, ex-piloto da Red Bull e da McLaren e bicampeão da Indy. Parece que o time italiano vem com tudo rumo a mais uma conquista.

Fernando Antunes é o atual campeão mundial
MCLAREN

SEDE: Woking, na Inglaterra
MOTOR: Honda
CARRO: MCL-32
CHEFE DE EQUIPE: Ron Dennis
ESTREIA NA F1: 1966
PILOTOS: Lucas Costa e Rodrigo Carvalho
PILOTO RESERVA: Alisson Kennedy

Após terminar o último Mundial de Construtores na terceira posição, a McLaren vem com tudo para conquistar o título na nova temporada. A equipe perdeu Enzo Portella para a Renault, mas se reforçou com Rodrigo Carvalho, que estava na Lotus. Vice-campeão na temporada anterior, o bicampeão mundial Lucas Costa segue firme e forte no time de Woking.

Com passagens por Mercedes, Renault, Ferrari e Lotus, Rodrigo Carvalho vai defender a McLaren
WILLIAMS

SEDE: Grove, na Inglaterra
MOTOR: Toyota
CARRO: FW31
CHEFE DE EQUIPE: Frank Williams
ESTREIA NA F1: 1978
PILOTOS: Lucas Costa e Rodrigo Carvalho
PILOTO RESERVA: Alisson Kennedy

A Williams trocou os motores da Mercedes pelos da Toyota e perdeu Guto Reis, que acertou com a Andretti e foi correr na Fórmula Indy. Em compensação, o time de Grove trouxe Junior Gomes, que estava na Haas e chegou a vencer o GP de Mônaco. Campeão do mundo pela Mercedes, Roberto Sabbag continua como primeiro piloto.

Junior Gomes trocou a Haas pela Williams
LOTUS

SEDE: Hethel, na Inglaterra
MOTOR: Renault
CARRO: 207T
CHEFE DE EQUIPE: Colin Kolles
ESTREIA NA F1: 1958
PILOTOS: Dan Chandller e Matheus Alexandre
PILOTO RESERVA: João Vítor Dieter

Após ter feito um péssimo campeonato na temporada anterior, a Lotus se reformulou inteira. O alemão Colin Kolles, ex-chefe da Spyker, assumiu a equipe inglesa. Valdir Belarmino migrou para a Sauber, enquanto Rodrigo Carvalho foi para a McLaren. A equipe contratou o experiente Dan Chandller, vice-campeão pela Ferrari, além Matheus Alexandre, que estava na Haas e foi campeão pela Mercedes. Outra contratação foi a de João Vítor Dieter, que disputou a temporada anterior pela Force India e chega como piloto reserva. Junto com Kolles, chega a multicampeã Aline Benega para ser diretora-técnica do time.

Após correr uma temporada na Indy, Dan Chandller volta à F1 para guiar pela Lotus
MERCEDES

SEDE: Brackley, na Inglaterra/Stuttgart, na Alemanha
CARRO: W08
CHEFE DE EQUIPE: Toto Wolff
ESTREIA NA F1: 1954
PILOTOS: Igor Canavarro e Thales Renan
PILOTO RESERVA: Vinicius Diello

A Mercedes terminou o campeonato de construtores da última temporada com o vice-campeonato, perdendo o título para a Ferrari, mas com triunfos de seus pilotos durante a temporada. Igor Canavarro e Thales Renan seguem como titulares, enquanto o time alemão anuncia oficialmente a chegada de Vinicius Diello como reserva. Ele disputou as duas últimas temporadas como titular da BMW e conseguiu quatro vitórias.

Igor Canavarro segue como titular da Mercedes
RED BULL

SEDE: Milton Keynes, na Inglaterra
MOTOR: Ferrari
CARRO: RB13
CHEFE DE EQUIPE: Christian Horner
ESTREIA NA F1: 2005
PILOTOS: Débora Longen e Karina Lima
PILOTO RESERVA: Simone Batista

Depois de um campeonato nada bom na temporada anterior, a Red Bull quer voltar ao seu lugar de direito. E para isso, manteve Débora Longen e Karina Lima como titulares. Como reserva, a equipe trouxe Simone Batista, que já guiou pela Toro Rosso.

Karina Lima segue em busca do tão sonhado título
RENAULT

SEDE: Enstone, na Inglaterra
CARRO: R.S. 17
CHEFE DE EQUIPE: Carlos Ghosn
ESTREIA NA F1: 1977
PILOTOS: Jefferson Machado e Enzo Portella
PILOTO RESERVA: Vanessa Vieira

O último campeonato foi de péssimas recordações para o time francês, e as únicas boas atuações foram com três poles de Jefferson Machado, que segue como titular. Por indicação dele, a equipe contratou Enzo Portella, que estava na McLaren. Campeã da Fórmula Ford, Vanessa Vieira chega como reserva.

Enzo Portella chega para sua segunda passagem pela Renault
FORCE INDIA

SEDE: Silverstone, na Inglaterra
MOTOR: Mercedes
CARRO: VJM10
CHEFE DE EQUIPE: Vijay Mallya
ESTREIA NA F1: 2008
PILOTOS: Roberta Correa e Elan Salvi
PILOTO RESERVA: Yara Possamai

A temporada da Force India foi razoável, com seus pilotos subindo ao pódio em uma corrida ou outra. Roberta Correa permanece, mas João Vítor Dieter assinou com a Lotus e vai ser reserva no time inglês. Para o seu lugar, o time indiano acertou o empréstimo de Elan Salvi junto à Williams. Como reserva, uma velha conhecida: Yara Possamai, pupila de Fernando Alonso, volta para o time após disputar uma temporada na Indy. 

Elan Salvi volta a correr na F1 pela Force India
HAAS

SEDE: Kannapolis, na Carolina do Norte (EUA)
MOTOR: Ferrari
CARRO: VF-17
CHEFE DE EQUIPE: Gunther Steiner
ESTREIA NA F1: 2016
PILOTOS: Douglas Dias e Rafael Monteiro
PILOTO RESERVA: Lívia Moreira

Com um ano pra ficar na memória, a Haas chegou a vencer três corridas na temporada, mas perdeu Matheus Alexandre (para a Lotus) e Junior Gomes (para a Williams). Em compensação, acertou com o experiente Douglas Dias, que estava há anos na Fórmula Indy, além do estreante Rafael Monteiro, campeão da Fórmula V8. Revelação da F3 Europeia, Lívia Moreira é a piloto reserva.

Rafael Monteiro fará sua estreia na Fórmula 1 pela Haas
JORDAN

SEDE: Silverstone, na Inglaterra
MOTOR: Honda
CARRO: EJ12
CHEFE DE EQUIPE: Eddie Jordan
ESTREIA NA F1: 1991
PILOTOS: João Vítor Matos e Lucas Baltazar
PILOTO RESERVA: Renato Magalhães

Depois de um longo hiato, a Jordan está de volta ao grid da Fórmula 1. Com motores da Honda, o time irlandês conta com a dupla que guiou pelo time de fábrica dos japoneses na temporada anterior: João Vítor Matos e Lucas Baltazar, contando com a chegada do ex-DTM WTCC Renato Magalhães como piloto reserva.

João Vítor Matos vai guiar pela Jordan nesta temporada
SAUBER

SEDE: Hinwil, na Suíça
MOTOR: Ferrari
CARRO: C36
CHEFE DE EQUIPE: Monisha Kaltenborn
ESTREIA NA F1: 1993
PILOTOS: Valdir Belarmino e Vinicius Mendes Freitas
PILOTO RESERVA: Edu Carvalho

Para a temporada de retorno ao grid, a Sauber decidiu fechar com um piloto experiente e outro mais jovem. Valdir Belarmino deixou a Lotus para ser o primeiro piloto, enquanto Vinicius Mendes Freitas, campeão da Fórmula 2 (antiga GP2) foi contratado junto a Renault. O posto de piloto reserva fica por conta de Edu Carvalho, que já teve passagem pela Ligier na F1.

Após várias temporadas na Lotus, Valdir Belarmino chega na Sauber para ser o principal nome da equipe suíça
CALENDÁRIO DA TEMPORADA
  1. Grande Prêmio da Austrália (Melborune)
  2. Grande Prêmio da China (Shanghai)
  3. Grande Prêmio do Bahrein (Sakhir)
  4. Grande Prêmio da França (Magny-Cours)
  5. Grande Prêmio da Espanha (Barcelona)
  6. Grande Prêmio de Mônaco (Monte Carlo)
  7. Grande Prêmio do México (Hermanos Rodríguez)
  8. Grande Prêmio de Portugal (Algarve)
  9. Grande Prêmio da Áustria (Spielberg)
  10. Grande Prêmio da Inglaterra (Silverstone)
  11. Grande Prêmio da Alemanha (Nürburgring)
  12. Grande Prêmio da Bélgica (Spa-Francorchamps)
  13. Grande Prêmio da Itália (Monza)
  14. Grande Prêmio do Japão (Suzuka)
  15. Grande Prêmio do Brasil (Interlagos)
  16. Grande Prêmio de Abu Dhabi (Yas Marina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário