segunda-feira, 17 de abril de 2017

SHANGHAI - Voltando ao topo do pódio com estilo

Com autoridade, Jefferson Machado vence GP da China e se aproxima da liderança do campeonato
Corrida começa com chuva, e piloto da Renault faz bem o seu trabalho. Pódio ainda teve BMW e Red Bull, em etapa marcada por acidentes

Antes do início do GP da China, havia o temor entre os pilotos de que a largada fosse feita atrás do Safety Car, por conta da chuva que estava caindo sobre Shanghai. Depois de 20 minutos de atraso, a largada foi realizada normalmente após a volta de apresentação e aquecimento de pneus. E o vencedor da corrida foi Jefferson Machado, da Renault. O piloto só perdeu a liderança quando teve de ir aos boxes para reabastecer e trocar os pneus. De resto, foi só comemorar. O pódio ainda teve Karina Lima, da Red Bull (a nova líder do campeonato) e Vinícius Diello, da BMW, que conquistou o seu primeiro pódio na Fórmula 1.

Jefferson Machado comemorou a vitória na China, mas manteve os pés no chão: "O carro ainda está evoluindo"
LARGADA TUMULTUADA

Logo na largada, Valdir Belarmino (Lotus) saiu mal e acabou ultrapassado pelo carro de Jefferson. Ao tentar fazer uma ultrapassagem para retomar a ponta, os dois colidiram, e o pole position levou a pior, saindo da pista e caindo para a última posição. O incidente ficou sob investigação da direção de prova, mas nada aconteceu. No entanto, Valdir foi escalando tudo novamente. Matheus Alexandre (Haas) pulou para a segunda posição e se manteve por lá durante duas voltas, quando colidiu com outro carro e foi jogado para as últimas posições. Quanto aos acidentes: ao tentar impedir uma ultrapassagem de Roberta Correa (BMW), Fernando Antunes (Williams) levou a pior, colidindo com o carro dela, rodando e batendo na proteção de pneus, abandonando a prova.

Roberta Correa tenta ultrapassar Fernando Antunes: piloto da Williams se deu mal
Novamente, o incidente ficou sob investigação e nada aconteceu. No entanto, Roberta perdeu um pequeno pedaço da asa dianteira, mas andou sem problemas até a parada nos boxes. Após largar em último por não ter marcado tempo, Simone Batista (Toro Rosso) rodou e foi pra grama. Ao voltar, colidiu com a Haas de Junior Gomes, com o ex-piloto da Toyota abandonando a corrida ali. Outra vez, a direção da prova entrou em ação, mas puniu Simone com a perda de 17 posições no grid, por ter causado a batida com Junior. Mais pra frente, foi a vez da outra Toro Rosso, de Gabriel Jarecki, ficar de fora com problemas no motor. Thiago Saturnino (Jaguar) foi outro que precisou abandonar pelo mesmo motivo. Mas o mais inusitado estava por vir. Roberto Sabbag (Mercedes) e Valdir Belarmino (Lotus) colidiram na entrada dos boxes e acabaram abandonando, no momento em que Débora Longen (Red Bull) passava reto (por conta do desgaste dos pneus) e quase batia, mas conseguiu se recuperar e fazer sua parada nos boxes.

Comissários retiram carros de Roberto e Valdir, enquanto Débora Longen tenta voltar ao caminho certo
Ainda teve espaço para outros pilotos que largaram nas últimas filas se recuperarem na corrida, como foi o caso de Will Rauber (Ferrari), Guto Reis (Williams) e Lucas Costa (McLaren). O trio terminou na zona de pontuação, enquanto Thales Renan marcou os pontos da Mercedes. Dan Chandller (Ferrari) foi outro que se recuperou e terminou a corrida na décima posição. Enquanto a pista ainda secava, João Vítor Dieter (Lotus) rodou sozinho na primeira curva e bateu de leve, mas conseguiu retornar. De resto, Jefferson caminhou tranquilo para conquistar a vitória.

Dan Chandller foi outro a fazer corrida de recuperação e ajudou a Ferrari marcando pontos
Sobre o incidente dos boxes, Roberto culpou Valdir. O campeão mundial disse que o piloto da Lotus o viu, mas não diminuiu a velocidade.

- Ele me viu entrando e veio como um foguete. No mínimo, teria que receber punição! - disse o piloto da Mercedes

A próxima corrida é o noturno GP de Cingapura, no circuito urbano de Marina Bay.

Com dois pódios em duas corridas, Karina Lima lidera o campeonato
RESULTADO FINAL - GP da China
  1. Jefferson Machado (Renault)
  2. Karina Lima (Red Bull/Ferrari)
  3. Vinícius Diello (BMW)
  4. Lucas Costa (McLaren/Honda)
  5. Guto Reis (Williams/Mercedes)
  6. Will Rauber (Ferrari)
  7. Thales Renan (Mercedes)
  8. Roberta Correa (BMW)
  9. André dos Reis Marques (Renault)
  10. Dan Chandller (Ferrari)
  11. João Vítor Dieter (Lotus/Renault)
  12. Rogério Silveira (Jaguar/Cosworth)
  13. Simone Batista (Toro Rosso/Ferrari)
  14. Débora Longen (Red Bull/Ferrari)
  15. Matheus Alexandre (Haas/Ferrari)
ABANDONARAM:
  • Thiago Saturnino (Jaguar/Cosworth) - motor
  • Valdir Belarmino (Lotus/Renault) - acidente
  • Roberto Sabbag (Mercedes) - acidente
  • Gabriel Jarecki (Toro Rosso/Ferrari) - acidente
  • Enzo Portella (McLaren/Honda) - pane elétrica
  • Junior Gomes (Haas/Ferrari) - acidente
  • Fernando Antunes (Williams/Mercedes) - acidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário