quinta-feira, 13 de abril de 2017

MELBOURNE - Essa foi no capricho!

NO CAPRICHO! Débora Longen começa temporada com o pé direito e vence GP da Austrália
Bicampeã mundial larga na segunda posição, toma a ponta antes do fim da primeira volta e começa bem o campeonato. Campeão da Haas abandona na última volta em retorno à F1

Em busca do tricampeonato para se igualar a Ayrton Senna, Lewis Hamilton e Nelson Piquet, Débora Longen começou a temporada com o pé direito. Após voar baixo nos treinos, ela largou da segunda posição. Antes do fim da primeira volta, já liderava a prova. Só perdeu a liderança quando foi aos boxes para reabastecer e trocar os pneus, mas logo voltou para o primeiro lugar e lá ficou até o final para vencer o GP da Austrália, em Melbourne. Foi a 17ª vitória da carreira da bicampeã mundial, que ainda tem 23 pole positions. O pódio ainda teve outro campeão mundial: Roberto Sabbag, da Mercedes, e que foi companheiro de Débora na Jordan, além de Karina Lima, a atual parceira da bicampeã na Red Bull.

Débora Longen começa bem o campeonato e vence em Melbourne
LARGADA TUMULTUADA

Logo na largada, Will Rauber (Ferrari) tratou de se defender dos ataques de Débora e Roberto e se mandou. Guto Reis (Williams) e Dan Chandller (Ferrari) também brigavam entre si, mas o bicampeão levou a melhor depois que a piloto da Red Bull ultrapassou o gaúcho, que ficou na segunda posição por apenas uma volta, já que errou em uma curva e acabou ultrapassado por quatro carros. Ainda na largada, a Haas de Junior Gomes tocou na McLaren de Enzo Portella, que decolou, mas o piloto seguiu normalmente na corrida. 

Dan Chandller reestreou pela Ferrari e marcou pontos
De volta à Fórmula 1, Matheus Alexandre (Haas) vinha mostrando serviço e andou quase que todo o tempo entre os 5 primeiros colocados. Campeão mundial pela Mercedes, ele perdeu a posição apenas quando foi aos boxes. Outro que retornou ao grid, João Vítor Dieter (Lotus) também vinha tendo uma atuação convincente, sempre andando na zona de pontuação, mas um pneu furado o fez ir aos boxes depois de sua primeira parada, perdendo posições. Por outro lado, Lucas Costa (McLaren) começou a sofrer. Após ter largado em sexto, ele caiu pra nono e ainda foi ultrapassado por outros carros. Pelo rádio, reclamou muito, mas depois foi aos boxes para reabastecer e trocar pneus.

Estreia de Thiago Saturnino na Fórmula 1 acabou com acidente
ACIDENTES, SORTE E AZAR

Pelos estreantes do grid, Vinicius Diello (BMW) foi quem mais se destacou. Largando da penúltima colocação por conta de problemas elétricos no treino classificatório, o piloto foi escalando o pelotão e fez uma ótima corrida, com belas ultrapassagens. Quando foi aos boxes, trocou os pneus médios por ultramacios e resistiu até o final da prova, chegando em sexto. Já Thiago Saturnino (Jaguar) bateu em um muro, rodou e foi parar fora da pista, abandonando a sua corrida de estreia. Sem contar Simone Batista, da Toro Rosso, que também bateu sozinha. Por outro lado, Matheus Alexandre teve mais azar. Fazendo uma ótima corrida em seu retorno à F1, o piloto da Haas vinha com a quinta colocação praticamente assegurada, não fosse uma quebra de suspensão na última volta, forçando-o a abandonar. Desespero e silêncio nos boxes do time americano. O campeão ficou bastante chateado, mas ressaltou a boa atuação:

- Tirando isso, a corrida foi excelente. O fim de semana foi perfeito, estávamos caminhando para conquistar pontos logo de cara e acontece essa infelicidade. Paciência, agora é trabalhar para o GP da China - disse

Comissário retira a Haas de Matheus Alexandre: piloto abandonou na última volta
Outro azarado foi Gabriel Jarecki, da Toro Rosso. Ele vinha na décima colocação e segurava a McLaren de Lucas Costa na raça, mesmo com a pressão imposta pelo bicampeão. Na última curva antes da reta de chegada, ele perdeu o controle do carro e bateu no muro, perdendo a chance de pontuar. Heroicamente, ainda conseguiu receber a bandeira quadriculada. Lá na frente, Red Bull e Mercedes dominaram, e Débora Longen venceu. Foi apenas o começo, mas essa temporada promete ser eletrizante até o final.

RESULTADO FINAL - GP da Austrália

  1. Débora Longen (Red Bull/Ferrari)
  2. Roberto Sabbag (Mercedes)
  3. Karina Lima (Red Bull/Ferrari)
  4. Guto Reis (Williams/Mercedes)
  5. Will Rauber (Ferrari)
  6. Vinicius Diello (BMW)
  7. Dan Chandller (Ferrari)
  8. Fernando Antunes (Williams/Mercedes)
  9. André dos Reis Marques (Renault)
  10. Lucas Costa (McLaren/Honda)
  11. Roberta Correa (BMW)
  12. Junior Gomes (Haas/Ferrari)
  13. Enzo Portella (McLaren/Honda)
  14. Gabriel Jarecki (Toro Rosso/Ferrari)
  15. João Vítor Dieter (Lotus/Renault)
  16. Jefferson Machado (Renault)
  17. Thales Renan (Mercedes)
  18. Valdir Belarmino (Lotus/Renault)
  19. Rogério Silveira (Jaguar/Cosworth)
ABANDONARAM:

  • Matheus Alexandre (Haas/Ferrari) - quebra da suspensão
  • Simone Batista (Toro Rosso/Ferrari) - acidente
  • Thiago Saturnino (Jaguar/Cosworth) - acidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário