quinta-feira, 2 de junho de 2016

NEW SEASON - Tudo pronto!

GUIA: Tudo sobre mais uma temporada da Fórmula 1
Após últimos preparativos em Jerez, pilotos desembarcam na Austrália para a abertura do campeonato

O tempo passou. A hora está chegando. Pra você que esperou por mais essa temporada da Fórmula 1, prepare-se: velhas caras retornaram ao grid, além das saídas de nomes conhecidos, como os campeões mundiais Matheus Alexandre e Rafael Zambra, além de outros pilotos como Bryan Assis. O campeonato terá, novamente, 16 corridas. Iniciando com o GP da Austrália, e finalizando nos Emirados Árabes, com o GP de Abu Dhabi. Vamos conhecer mais sobre as equipes e os pilotos!


Jefferson Machado é o atual campeão entre os pilotos. Ferrari é a atual campeã entre os construtores.
FERRARI

SEDE DA FÁBRICA: Maranello, na Itália.
CHEFE DA EQUIPE: Maurizio Arrivabene
ESTREIA NA F1: 1950
PILOTOS: Jefferson Machado, Igor Canavarro e Dan Chandller.

Campeã nos construtores, a equipe italiana manteve o campeão entre os pilotos, Jefferson Machado. Seu companheiro, Igor Canavarro, teve um começo ruim de temporada, mas foi crescendo durante o campeonato e chegou até a vencer uma corrida, na Hungria. A aposta da vez é em um velho conhecido. Dan Chandller, que estava na Toyota, acertou o retorno para a Scuderia como reserva. A expectativa é de que o time vermelho venha com tudo em busca de mais uma dobradinha.


Dan Chandller volta a defender a Ferrari
RED BULL

MOTOR: Ferrari
CHEFE DA EQUIPE: Christian Horner
SEDE DA EQUIPE: Milton Keynes, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 2005
PILOTOS: Gabriel Jarecki, Filipe Longen e Rafael Santana.

Após uma ótima temporada, a expectativa no time austríaco é a melhor possível. Gabriel Jarecki e Filipe Longen seguem na equipe, que tem o reforço de Rafael Santana, da Toro Rosso, mas que testou pelo time principal durante a pré-temporada em Santa Cruz do Sul. Ele já passou até pela Ferrari, onde venceu cinco corridas. Jarecki venceu o GP da Bélgica no ano anterior, a sua primeira vitória na carreira. Filipe também foi bem, mas espera voltar a subir no alto do pódio para poder sonhar com o título.


Gabriel Jarecki sonha com o título pela Red Bull.
LOTUS

MOTOR: Renault
SEDE DA EQUIPE: Hethel, na Inglaterra
CHEFE DA EQUIPE: Clive Chapman
ESTREIA NA F1: 1958
PILOTOS: Roberta Correa, Lucas Costa e Vinicius Mendes Freitas

Eles já foram parceiros de equipe na McLaren. Tanto Roberta como Lucas já venceram diversas corridas na Fórmula 1. Ele foi campeão mundial pelo time de Woking. Ambos estão defendendo o time preto e dourado pela segunda vez. Antes do retorno, Lucas passou por equipes como Force India e Haas, sendo sempre companheiro de Guto Reis. Ao fim do contrato em sua primeira passagem, Roberta ainda foi reserva na Honda e na Ferrari. Ficou um tempo longe do automobilismo e resolveu voltar após conquistar o título da F3 inglesa. Acertou justamente com a Lotus. Ao lado de Lucas, planeja levar a equipe ao topo entre os construtores, além, é claro, de lutar por um título inédito para se igualar ao ídolo, o finlandês Kimi Räikkonen. Na última temporada, ela terminou no top 10. Lucas foi o vice-campeão. Como reserva, a Lotus tem o experiente Vinicius Mendes Freitas, que já passou por BMW, Toyota, BAR, entre outras equipes. Sua última experiência foi com a Arrows.

Lucas Costa é o atual vice-campeão mundial
WILLIAMS

MOTOR: Mercedes
SEDE DA EQUIPE: Grove, na Inglaterra
CHEFE DA EQUIPE: Frank Williams
ESTREIA NA F1: 1978
PILOTOS: Aline Benega, Rodrigo Carvalho e João Vítor Dieter

Na temporada anterior, a Williams utilizou motores Toyota e foi além do que se previa. Quem acreditava que seus pilotos não chegariam entre os primeiros no campeonato, se enganou pela metade. A heptacampeã Aline Benega venceu o GP da Inglaterra e subiu ao pódio em outras vezes, chegando na última corrida com chances reais de conquistar o título mundial, mas ficou com a terceira colocação. Douglas Dias deixou a equipe e virou reserva na Mercedes. O time de Grove se reforçou com a volta dos propulsores alemães e com o piloto Rodrigo Carvalho, que era titular no time prateado. Campeão da Formula 3 Europeia, João Vítor Dieter foi contratado como reserva da equipe e é tratado como joia. Ele deu show na pré-temporada em Santa Cruz do Sul e andou entre os 10 primeiros em Jerez.

Aline Benega terminou o último campeonato na terceira colocação
MCLAREN

MOTOR: Honda
SEDE DA EQUIPE: Woking, na Inglaterra
CHEFE DA EQUIPE: Ron Dennis
ESTREIA NA F1: 1966
PILOTOS: Tassiana Chagas, Valdir Belarmino e Bruna Valentim

A McLaren planeja evoluir ainda mais na nova temporada. Durante o último campeonato, a equipe inglesa venceu três corridas: duas com Tassiana Chagas e uma com Bryan Assis, que resolveu tirar um ano sabático. Para o seu lugar, o time de Woking contratou Valdir Belarmino, com passagens por Sauber, Toyota, Porsche, Lotus e Guto Racing. A equipe ainda conta com Bruna Valentim, fruto da Academia de Pilotos, vice-campeã na GP2 e apontada como sucessora da bicampeã mundial, que deve deixar a equipe ao fim da temporada. 

Tassiana deve disputar sua últma temporada pela McLaren
RENAULT

SEDE DA EQUIPE: Enstone, na Inglaterra
CHEFE DA EQUIPE: Frederic Vasseur
ESTREIA NA F1: 1977
PILOTOS: Débora Longen, Karina Lima e André dos Reis Marques

No último campeonato, a Renault não foi tão bem como se esperava, mas viu Karina Lima se destacar cada vez mais. Cria da Academia de Pilotos da Ferrari, ela está em sua segunda passagem pela equipe francesa. Com a ida de Cleyton Santos para a Formula E, a gaúcha indicou o nome de uma amiga com história na Fórmula 1: Débora Longen. Campeã mundial pela Lotus, ela estava competindo na Stock Car Brasil, onde ganhou duas vezes a Corrida do Milhão, além de ter sido tricampeã da categoria. Ela correu também nas 24 horas de Le Mans, sem contar uma edição das 500 milhas de Indianápolis. Foi companheira de Karina na Jordan, durante um período de transição: Kari estreava na categoria, enquanto Débora mudava de equipe, indo justamente para a Lotus, onde fez história.

Débora Longen volta a correr na Fórmula 1
ARROWS

MOTOR: Ferrari
CHEFE DA EQUIPE: Mario Theissen
SEDE DA EQUIPE: Milton Keynes, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1978
PILOTOS: Leandro Santos, Alvaro Mendes e Paulo Batista

Depois de um período conturbado, a Arrows renasceu das cinzas na Fórmula 1. Trocou os motores Cosworth pelos Ferrari, manteve Alvaro Mendes na equipe e contratou o bicampeão mundial Leandro Santos, que pilotou pela Scuderia e comprou parte do time inglês, que ainda teria o alemão Mario Theissen (ex-BMW) como chefe de equipe. Na primeira temporada após a "renovação", foi até bom. Todos contavam apenas em não ficar no fim do grid ou na lanterna do Mundial de Construtores. Leandro Santos venceu o GP dos Estados Unidos e levou a equipe ao delírio. Após boas atuações na metade final do campeonato, a Arrows planeja brigar pelo top 5 entre as equipes.


Bicampeão, Leandro Santos quer o tri pela Arrows
MERCEDES

CHEFE DA EQUIPE: Toto Wolff
SEDE DA EQUIPE: Brackley, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1954
PILOTOS: Enzo Portella, Gustavo Guerra e Douglas Dias

Com a saída de Rodrigo Carvalho para a Williams, Enzo Portella ganhou nova chance dentro da equipe, que também perdeu o campeão mundial Matheus Alexandre para a Formula Indy. Além da promoção do reserva, o time alemão contratou Gustavo Guerra, ex-Ferrari, para a vaga de titular, além de Douglas Dias, ex-Williams, para ser reserva. Na última temporada, a equipe conquistou três vitórias, todas elas com Rodrigo. Teve a polêmica envolvendo os pilotos após um acidente na primeira curva do GP dos Estados Unidos, onde ambos ficaram fora. Com Enzo e Gustavo, além de Douglas, as Flechas Prateadas esperam voltar ao topo.

Enzo Portella ganha segunda chance na Mercedes
PROST

MOTOR: Honda
CHEFE DA EQUIPE: Alain Prost
SEDE DA EQUIPE: Guyancourt, na França.
ESTREIA NA F1: 1997
PILOTOS: Carlos Frederico, Guto Reis e Leco Bittencourt

A equipe do tetracampeão mundial voltou ao grid. E para fazer bonito, o eterno rival de Ayrton Senna se reforçou com dois campeões. Carlos Frederico, tricampeão mundial por Ferrari, Renault e Williams, chega como primeiro piloto. Amigo pessoal de Alain Prost, ele indicou a contratação de Guto Reis, que foi seu companheiro na Ferrari e também no time britânico. Campeão mundial pela Lotus, o carioca foi dono da própria equipe, a Guto Racing, mas que durou apenas uma temporada. Impulsionada pelos motores da Honda, a Prost espera fazer bonito nessa segunda passagem pela Fórmula 1. O time francês ainda conta com Leco Bittencourt (ex-Toro Rosso) como piloto reserva.

Carlos Frederico vai em busca do tetracampeonato, agora pela Prost
BENETTON

MOTOR: Renault
CHEFE DA EQUIPE: Manfredi Ravetto
SEDE DA EQUIPE: Enstone, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1986
PILOTOS: Thales Renan, Alisson Kennedy e Melissa Bassani

De volta ao grid após 15 anos de ausência, a Benetton retorna impulsionada pelos motores Renault, os mesmos com o qual conquistou o seu único título mundial de construtores, em 1995. Para repetir o feito, contratou os pilotos Thales Renan (ex-Toyota, Lotus, Brabham) e Alisson Kennedy (ex-Brabham, Jordan), além de Melissa Bassani (ex-Toyota) como reserva. O chefe da equipe é Manfredi Ravetto, ex-Caterham.

Thales Renan é o grande investimento da Benetton
TORO ROSSO

MOTOR: Ferrari
CHEFE DA EQUIPE: Franz Tost
SEDE DA EQUIPE: Faenza, na Itália
ESTREIA NA F1: 2006
PILOTOS: Paulo Henrique Farias, Rafael Santana e Edu Carvalho

O time B da Red Bull espera, além de revelar talentos para o time principal, fazer uma boa temporada e surpreender as principais equipes do grid. Para isso, conta com os pilotos Paulo Henrique Farias (ex-Renault, Haas, Mercedes) e Rafael Santana (ex-Ferrari), além de Edu Carvalho (ex-Ligier, BAR e Jordan) como reserva. Para a equipe de Faenza, a temporada promete ser emocionante.

Paulo Henrique Farias é a aposta da Toro Rosso.

CALENDÁRIO DO CAMPEONATO:

01-) Melbourne (GP da Austrália)
02-) Suzuka (GP do Japão)
03-) Marina Bay (GP de Cingapura)
04-) Sakhir (GP do Bahrein)
05-) Barcelona (GP da Espanha)
06-) Monte Carlo (GP de Mônaco)
07-) Montreal (GP do Canadá
08-) Nürburgring (GP da Europa)
09-) Silverstone (GP da Inglaterra)
10-) Algarve (GP de Portugal)
11-) Hockenheim (GP da Alemanha)
12-) Monza (GP da Itália)
13-) Spa-Francorchamps (GP da Bélgica)
14-) Watkins Glen (GP dos Estados Unidos)
15-) Interlagos (GP do Brasil)
16-) Yas Marina (GP de Abu Dhabi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário