sábado, 7 de maio de 2016

BARCELONA - Volta da Ferrari ao topo + retorno quase certo

De volta ao topo! Jefferson Machado voa nos treinos, larga bem e vence GP da Espanha
Piloto havia feito a pole position em treino conturbado e cobra que equipe mantenha o bom desempenho. Duas mulheres completam o pódio, e tricampeão confirma intenção de voltar a correr

O que tinha tudo pra ser uma corrida monótona acabou sendo uma das melhores da temporada até o momento. Tudo bem que Jefferson Machado (Ferrari) fez a pole position nos treinos e venceu a corrida com uma atuação impecável, mas as disputas por posições levaram a ultrapassagens maravilhosas. O pódio foi completado por Aline Benega (Williams) e Roberta Correa (Lotus). A heptacampeã largou na segunda colocação e teve uma briga acirrada com Rodrigo Carvalho (Mercedes) para se manter próxima do líder. A disputa alucinante só teve um fim quando o ex-ferrarista teve problemas elétricos e teve que ir aos boxes. 


Acidente de Lucas Costa gerou bandeira vermelha
SUSTO E BANDEIRA VERMELHA

Logo na largada, Jefferson saiu mal e acabou ultrapassado pela Williams de Aline e por Matheus Alexandre (Mercedes). Gabriel Jarecki (Red Bull) ganhava duas posições, mas Lucas Costa (Lotus) foi quem chamou a atenção. O campeão mundial foi tentar ultrapassar uma Haas, rodou, decolou após passar por uma zebra e capotou. O carro ficou bem destruído, mas o piloto saiu ileso. Dan Chandller (Toyota) também se envolveu, mas apenas rodou e foi pra fora da pista. Bandeira vermelha. Ainda deu tempo de Lucas correr até os boxes para pegar o carro reserva. Nova largada, e Jefferson não repetiu o erro. Disparou e não deu chances, apesar de ter sido ameaçado pela heptacampeã durante um tempo. Foi aí que Rodrigo Carvalho entrou em ação. O piloto da Mercedes chegou a ultrapassar Aline duas vezes, mas levou o troco. No fim da quarta volta, teve que ir aos boxes por conta de problemas elétricos. 

Aline Benega reage no campeonato e volta ao pódio com a Williams
Pouco antes de completar a terceira volta, Douglas Dias (Williams) fura o pneu dianteiro esquerdo e abandona a prova. Quem brilhava naquela altura era Igor Canavarro (Ferrari), ultrapassando Karina Lima (Renault) e botando pressão em Tassiana Chagas (McLaren). Ele chegou a fazer a ultrapassagem, mas tomou um "X" da bicampeã. Roberta Correa (Lotus) fazia uma corrida grandiosa. Após largar da 8ª colocação, ela havia ganho quatro posições e já buscava os três primeiros ainda na quarta volta. Ela ainda ultrapassaria Matheus Alexandre (Mercedes) perto do final para subir ao pódio. Cleyton Santos (Renault) vinha bem, mas teve problemas e foi para os boxes. Gabriel Jarecki (Red Bull) fazia uma grande corrida. Com boas ultrapassagens e fechando os adversários, se manteve firme na zona de pontuação. Bryan Assis (McLaren) foi outro a surpreender. Ele se aproveitou de um acidente envolvendo Guto Reis (Haas) e Rodrigo Carvalho (Mercedes) e foi subindo. Atual campeão mundial, Rafael Zambra (Porsche) segue sofrendo. Novamente, ele abandonou por conta do motor. Guto ia subindo na corrida fazendo boas ultrapassagens, mas terminou a corrida fora dos pontos e atrás de Thales Renan (Toyota), que já foi seu companheiro na Lotus, quando o ex-proprietário da Guto Racing conquistou o seu único título mundial até aqui. Pelas redes sociais, ambos trocaram farpas, e o piloto da Haas prometeu dar o troco em Mônaco, pista onde costuma se dar muito bem.

Karina Lima tenta ultrapassar Igor Canavarro
Protagonista do acidente na primeira largada, Lucas Costa se aproveitou dos acontecimentos da corrida para ganhar posições. Ele só figurou na zona de pontuação durante as últimas quatro voltas da corrida. Ainda conseguiu o nono lugar, mas se distanciou de Tassiana na tabela. A bicampeã terminou a corrida na quinta posição e disparou na liderança do campeonato. Quem também se destacou foram os dois carros da Arrows, com Leandro Santos e Alvaro Mendes. Mesmo sem pontuar, ambos destacaram a atuação, dizendo que o carro está bom, mas ainda tem muito a evoluir durante a temporada. Igor Canavarro ficou feliz com o sétimo lugar, mas busca melhorar em Monte Carlo.

- O começo está sendo difícil, mas dá pra recuperar nessa segunda metade do campeonato - disse.

Já o vencedor da prova, seu companheiro de equipe, cobrou que o desempenho dos dois (e do restante da equipe) melhore a cada prova. 

- Não podemos nos contentar com isso. Temos sempre que melhorar. Andamos atrás da Mercedes nos treinos livres (reserva do time alemão, Enzo Portella foi o melhor nos treinos de sexta). Queremos o título, mas temos que ser impecáveis até nesses momentos - disse Jefferson

Outra novidade que balançou o mundo da Fórmula 1 foi o retorno quase certo do tricampeão Carlos Frederico. Trabalhando como consultor na Williams, ele participou de uma ação de um dos patrocinadores do evento e deu a entender que voltará a guiar na próxima temporada. Ele recebeu o aval de Frank Williams, mas não sabe se vai pilotar pelo time de Grove ou por outra equipe.

- Recebi muitos pedidos enquanto estivemos na China e na Argentina. Será uma retribuição aos meus fãs. Prometo voltar bem e mostrar que EL VAREYO NO PÁRA MÁS - disse, ironizando o ex-companheiro Guto Reis, com quem correu na Ferrari e na própria Williams.

Tassiana Chagas segue na liderança do campeonato

10 PRIMEIROS - GP da Espanha

  1. Jefferson Machado (Ferrari)
  2. Aline Benega (Williams/Toyota)
  3. Roberta Correa (Lotus/Renault)
  4. Matheus Alexandre (Mercedes)
  5. Tassiana Chagas (McLaren/Honda)
  6. Karina Lima (Renault)
  7. Igor Canavarro (Ferrari)
  8. Gabriel Jarecki (Red Bull/Ferrari)
  9. Lucas Costa (Lotus/Renault)
  10. Bryan Assis (McLaren/Honda)

A próxima corrida é o GP de Mônaco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário