sábado, 10 de setembro de 2016

CHINA - Vitória preta e dourada

Com chuva e no braço, Lucas Costa vence GP da China e quebra sequência da Red Bull
Bicampeão mundial, piloto da Lotus se deu bem em sua parada nos boxes e conquista primeiro triunfo na temporada. Campeonato tem novo líder, e Jordan faz milagre

O roteiro do GP da China parecia já estar desenhado após os treinos. Depois de vencer no Japão, Bryan Assis (Red Bull) largaria na segunda posição em Shanghai, logo atrás da bicampeã Tassiana Chagas (Ferrari). A maior surpresa entre os 10 primeiros tinha sido Fernando Antunes, que largou em quarto com a Jordan. Debaixo de uma forte chuva, ela dava show. Largou bem e se defendia dos ataques de Bryan, além de Dan Chandller (Haas). Mas aí, surgiu Lucas Costa (Lotus). O bicampeão mundial havia largado na sexta colocação, foi ultrapassando quem estava em sua frente e foi duelar com Tassiana. Debaixo de chuva, dois bicampeões e com o mesmo capacete homenageando Ayrton Senna. O ex-piloto da Williams se deu melhor e fez a ultrapassagem no final do retão.

Lucas levou a melhor sobre Tassiana debaixo de chuva
A surpresa ficou por conta de André dos Reis Marques (Jordan). Ele largou em nono, e já era o quinto colocado na sexta volta. Com a chuva diminuindo, ele foi aos boxes e trocou os pneus intermediários pelos de pista seca. Ele ultrapassou Dan Chandller na nona volta e assumiu a quarta posição. O piloto chegou a brigar pelo pódio, mas não conseguiu alcançar Bryan Assis, da Red Bull.

Bryan Assis vai pra cima de Roberto Sabbag, seu ex-companheiro na Haas
Dan pressionava Lucas e Tassiana, mas a ferrarista abriu uma boa distância. Com a chuva parando, era hora de ir aos boxes para reabastecer e trocar pneus. O piloto da Haas demorou na troca e se deu mal, já que largou com pneus de chuva e optou por trocar para intermediários. Guto Reis (Williams) se recuperava bem, fazendo quatro ultrapassagens consecutivas e subindo para o quinto lugar. Enquanto isso, Will Rauber (Red Bull) abandonava com problemas no motor. Filipe Longen (Arrows) bateu no muro e também deixou a corrida. Enquanto ainda chovia, do início até metade da prova, vários pilotos foram vítimas do asfalto molhado de Shanghai, como Valdir Belarmino (McLaren), Roberta Correa (Lotus), Leandro Santos (Mercedes) e Paulo Batista (BMW). André dos Reis Marques se destacava em quarto, segurando a Ferrari de Carlos Frederico. No final das contas, vitória preta e dourada, com Lucas Costa. O pódio ainda teve Tassiana Chagas e Bryan Assis. 

Lucas Costa conquista primeira vitória na temporada
Com o terceiro lugar, o piloto da Red Bull assumiu a liderança do campeonato, alcançando a marca de 40 pontos. Guto Reis, da Williams, é o segundo, com 36. Vencedor da corrida, Lucas Costa chega a 31, com 1 de vantagem sobre Tassiana. O bicampeão Leandro Santos (Mercedes) fecha o top 5, com 27 pontos. Agora, os pilotos vão para Indianápolis, para a disputa do GP dos Estados Unidos. Logo após a corrida, André foi recebido com festa nos boxes da Jordan. O piloto comemorou o ótimo resultado, mas manteve os pés no chão:

- Sabemos que ainda estamos no início do campeonato, mas é sempre bom superar nossas metas na pista. Ainda vamos para a quarta etapa, ainda é cedo pra se ter um prognóstico. Vamos trabalhar para manter o bom desempenho em todas as corridas - disse ele.

Vencedor da corrida, Lucas Costa festejou o resultado. O bicampeão mundial já pensa no GP dos Estados Unidos, e quer a Lotus "mantendo o padrão".

- Estamos vindo de boas participações nessas primeiras corridas. O carro está indo muito bem, e agora temos uma corrida complicada pela frente. Temos que manter o padrão até o fim da temporada.

Dan Chandller entra nos boxes, enquanto é ultrapassado por uma Arrows
 10 PRIMEIROS COLOCADOS - GP da China

  1. Lucas Costa (Lotus/Renault)
  2. Tassiana Chagas (Ferrari)
  3. Bryan Assis (Red Bull/Ferrari)
  4. André dos Reis Marques (Jordan/Renault)
  5. Carlos Frederico (Ferrari)
  6. Rafael Zambra (Arrows/Mercedes)
  7. Guto Reis (Williams/BMW)
  8. Roberta Correa (Lotus/Renault)
  9. Débora Longen (Renault)
  10. Leandro Santos (Mercedes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário