quinta-feira, 8 de setembro de 2016

FUJI - Soberania austríaca

Debaixo de chuva forte em Fuji, Bryan Assis vence GP do Japão e mantém 100% da Red Bull no campeonato
Equipe austríaca teve Will Rauber no alto do pódio em Melbourne. No Japão, gaúcho abandona e paulista se destaca.


Debaixo de muita chuva, era esperado que o GP do Japão fosse uma corrida daquelas. Após uma corrida eletrizante na Austrália, Fuji não fez diferente. Com muita chuva, Bryan Assis (Red Bull) manteve a hegemonia do time austríaco no campeonato, com duas vitórias nas duas primeiras corridas. Em Melbourne, Will Rauber foi o vencedor. O pódio na Terra do Sol Nascente ainda teve Débora Longen (Renault) e Guto Reis (Williams), que é o novo líder do campeonato, com 30 pontos. Dos 22 carros que largaram, apenas 14 receberam a bandeirada na linha de chegada. Destaque para a corrida de recuperação de Roberta Correa (Lotus), que largou na segunda posição e acabou envolvida em um acidente na primeira curva, além de André dos Reis Marques, que marcou o primeiro ponto da Jordan no campeonato, o primeiro dele na Fórmula 1.

Leandro Santos segura Guto Reis: piloto da Williams reclamou através do rádio
A corrida já começou a mil por hora. Logo na primeira curva, Roberta Correa e Filipe Longen (Arrows) se envolveram em um acidente, com o ex-piloto da Red Bull abandonando a corrida. Com isso, a carioca teria que fazer uma corrida de recuperação, visando terminar a corrida na zona de pontuação. Mais adiante, ainda na primeira volta, um duelo que renderia polêmica. Leandro Santos (Mercedes) liderava a corrida. Ele havia largado na pole position, enquanto era atacado por Guto Reis. O piloto da Williams forçava para tentar a ultrapassagem, mas o bicampeão se defendia e evitava que o carioca seguisse adiante. Pelo rádio, o dono da Guto Racing na Gp2 reclamava que Leandro estaria fazendo "manobras indevidas" para defender a posição. Sem nada a ver com isso, o piloto da Mercedes seguiu soberano na frente do pelotão.

Dan Chandller foi o primeiro a abandonar a corrida
Com problemas no motor, Dan Chandller (Haas) foi o primeiro a abandonar a corrida. Bryan Assis ultrapassou Guto Reis e assumiu a segunda colocação, indo com tudo pra cima do piloto da Mercedes. Leandro deu um "X" no piloto da Red Bull e se manteve firme na ponta. Até a quinta volta, tudo seguia calmo na corrida. Débora Longen (Renault) e Alvaro Mendes (Mercedes) chegaram a travar um duelo daqueles ao brigar pela quinta colocação, mas o piloto acabou abandonando, também com problemas no motor, na sétima volta. Roberto Sabbag (Haas) também deixou a prova pelo mesmo motivo, enquanto Will Rauber (Red Bull) aquaplanou em uma curva e foi parar na barreira de pneus. Leandro só deixou a liderança quando teve que ir aos boxes para reabastecer e trocar os pneus de chuva por intermediários, voltando em sétimo. O primeiro lugar, então, ficou com Thales Renan (McLaren), atual vice-campeão mundial, que ficou pouco tempo na frente, sendo superado pelo bicampeão e também por Bryan, caindo pra terceiro. Depois, Ray foi aos boxes.

Enquanto Fernando Antunes rodava sozinho, André dos Reis Marques brilhou na chuva e marcou o primeiro ponto da Jordan na temporada
Quem também começava a brigar por pódio era Tassiana Chagas (Ferrari). A bicampeã pressionava Guto Reis, chegou a ultrapassá-lo, mas levou um "X". Karina Lima (Renault) foi outra vítima do asfalto molhado e acabou saindo da zona de pontuação, mas voltando para a pista. A estrela de Roberta Correa começava a brilhar. Com duas voltas restando para o final da corrida, ela já figurava na décima colocação. A zona de pontuação só mudaria com o acidente entre Valdir Belarmino (McLaren) e Leandro. O bicampeão seguiu normalmente, mas o carioca perdeu a asa dianteira e teve de ir aos boxes. Com isso, André dos Reis Marques (Jordan) entrava nos pontos e conquistava o seu primeiro na Fórmula 1. O primeiro da equipe irlandesa na temporada. 

Tassiana Chagas se recupera, dá show debaixo de chuva e quase conquista pódio
De resto, Bryan Assis guiou com tranquilidade e recebeu a bandeirada. Foi a quinta vitória dele na Fórmula 1 e a primeira pela Red Bull, mantendo a soberania do time austríaco no campeonato, com duas vitórias em duas corridas. Logo atrás, Débora Longen e Guto Reis, dois campeões mundiais. O piloto da Williams assume a liderança do campeonato, enquanto o ex-piloto de BMW, Renault, McLaren e Haas empatou com o companheiro de equipe. A próxima corrida será o Grande Prêmio da China, em Shanghai.

Bryan Assis comemora a primeira vitória no campeonato
Na entrevista pós-corrida, o vencedor destacou o bom desempenho do carro nas duas primeiras corridas. Mesmo não tendo pontuado na Austrália, Bryan chegou a figurar entre os 10 melhores, enquanto o companheiro vencia a prova. Ele já prevê um duelo entre a dupla da Red Bull:

- Sim, pode ter. Um duelo entre nós já começa a nascer desde agora. A equipe vem fazendo um ótimo trabalho até aqui. Na pré-temporada já foi assim. Acredito que esse duelo vai ser bom pros fãs e também pra equipe.

Líder do campeonato após conquistar dois terceiros lugares, Guto Reis preferiu não entrar em detalhes a respeito da polêmica com Leandro Santos. Preferiu valorizar mais um pódio e a evolução da Williams na temporada:

- Já vínhamos bem desde a pré-temporada. Toda essa transição desde a saída da dupla anterior, passando pela troca de motor...nossa equipe está indo bem. Fico feliz por estar na liderança, mas o campeonato é longo - disse o piloto.

Guto Reis lidera o campeonato
10 PRIMEIROS COLOCADOS - GP do Japão

  1. Bryan Assis (Red Bull/Ferrari)
  2. Débora Longen (Renault)
  3. Guto Reis (Williams/BMW)
  4. Tassiana Chagas (Ferrari)
  5. Douglas Dias (BMW)
  6. Leandro Santos (Mercedes)
  7. Lucas Costa (Lotus/Renault)
  8. Carlos Frederico (Ferrari)
  9. Roberta Correa (Lotus/Renault)
  10. André dos Reis Marques (Jordan/Renault)

Um comentário:

  1. Amigos, como faço para meu carro ficar mais rápido na medida que fica mais leve, lembro que tem um arquivo no jogo que vc muda o valor e que corrige isso.

    ResponderExcluir