segunda-feira, 4 de abril de 2016

CHINA - Corrida maluca na chuva

Em corrida pra lá de maluca, Guto Reis surpreende e vence em Shanghai
Piloto da Haas mostra habilidade na chuva e supera Porsche, McLaren e Lotus para conquistar primeira vitória pelo time americano. Arrows pontua e bicampeão dá show

A chuva forte que caiu em Shanghai proporcionou um dos mais emocionantes GP's da temporada até o momento. Muitas derrapadas, aquaplanagens, acidentes e ultrapassagens pra lá de espetaculares. Rafael Zambra, da Porsche, liderou a corrida praticamente inteira e brigou com Roberta Correa, da Lotus, pela vitória. Mas um intruso deixou ambos para trás. Foi um campeão mundial. Guto Reis, da Haas, ultrapassou o gaúcho no retão pouco antes de abrir a volta final e se segurou até receber a bandeirada. A corrida também foi marcada por uma recuperação extraordinária de Leandro Santos. Piloto da Ferrari, o bicampeão mundial deu um verdadeiro show de ultrapassagens no final e terminou na sexta colocação. Detalhe: ele largou na pole position e derrapou na pista ainda na primeira volta e foi se recuperando durante a corrida. O pódio foi completado por Tassiana Chagas, da McLaren, além de Rafael, que foi o terceiro. Roberta ficou com o quarto lugar. Quem também se superou foi Vinicius Mendes Freitas, da Arrows. O piloto foi o nono colocado.

Guto Reis supera Rafael Zambra no retão de Shanghai

Apenas 14 carros terminaram a corrida. Favoritos para a vitória e para o título mundial não foram poucos. Rodrigo Carvalho (Mercedes), Aline Benega (Williams), Igor Canavarro (Ferrari), Enzo Portella (Mercedes), entre outros. A dupla da Toyota também ficou de fora, além de Gabriel Jarecki (Porsche), que teve problemas com o motor e precisou sair da prova. Lucas Costa, companheiro de Guto na Haas, teve problema em sua parada nos boxes. Ainda assim, quase conseguiu chegar na zona de pontuação.

A corrida começou com tudo. Com a pista muito molhada, os pilotos tiveram dificuldade para dirigir. Pole position, Leandro foi o primeiro a ser vítima da água e aquaplanou ainda na primeira volta, caindo no pelotão. A liderança passou para Douglas Dias, da Williams, que também perdeu o controle do carro e deslizou na água para fora da pista. Ele ainda conseguiria voltar, mas perdeu a liderança para Rafael Zambra, da Porsche. Começava ali, um domínio que só poderia culminar com a vitória. Mas a corrida só acaba depois da bandeirada final. O piloto gaúcho guiava com cautela para não aquaplanar ou rodar na pista, enquanto Bryan Assis perdia o controle de sua Renault e batia feio no muro, abandonando a prova. Vice-líder, Igor Canavarro, da Ferrari, aproveitou para ir aos boxes trocar os pneus, já que largou com os intermediários. Caiu para o fim do pelotão, mas ainda era a segunda volta.

Igor Canavarro deixa os boxes. Piloto admitiu erro ao largar com pneus intermediários

A corrida maluca via vários pilotos se alternando na zona de pontuação. Roberta Correa, da Lotus, brigava pela liderança e ia diminuindo a distância para a Porsche de Rafael Zambra. Na quarta volta, o companheiro de equipe do gaúcho, o catarinense Gabriel Jarecki, abandonava com problemas no motor. Sem contar que Lucas Costa, da Haas, era o 17° naquela altura. Guto Reis era o 4°. Alvaro Mendes, da Arrows e Thales Renan, da Toyota, abandonaram após passarem reto na primeira curva após a reta dos boxes. Enzo Portella, da Mercedes, foi atingido por trás e abandonou.

Rafael Zambra subiu ao pódio com 3° lugar

Quem guiou com maestria foi Roberta Correa, da Lotus. Ela chegou a estar 7 segundos atrás do gaúcho e foi diminuindo a distância a cada volta. 

Roberta marcou primeiros pontos no retorno à F1

Enquanto isso, Vinicius Mendes Freitas dava show. Com a Arrows, superava os outros pilotos e figurava na zona de pontos. Karina Lima, da Renault, foi outra a brilhar na chuva, sem contar Tassiana Chagas. Chamada de "Ayrton Senna de saias" pela imprensa inglesa, a bicampeã mundial subiu várias posições e brigou até o fim pela vitória, mas ficou mesmo na segunda colocação. No final, Guto Reis ainda ultrapassou Zambra antes de abrir a volta final e guiou com todo o cuidado do mundo para vencer a primeira corrida na temporada. A primeira vitória da Haas na Fórmula 1. Lucas Costa ainda chegou perto de figurar nos pontos, mas não conseguiu. Espetacular foi a reação de Leandro Santos. Após passar a corrida escalando posições, o bicampeão fez várias ultrapassagens perto do final e cruzou a linha de chegada na sexta colocação.

Vinicius Mendes Freitas fez corrida mágica com a Arrows 

Valdir Belarmino, companheiro de Roberta na Lotus, foi o 14°colocado. Ele culpou a chuva forte pelo mau desempenho. Paulo Batista ainda foi o oitavo com a Red Bull. Douglas Dias, da Williams, foi o décimo.

Bicampeão Leandro Santos teve reação magistral na China

A próxima corrida será o GP da Espanha, em Barcelona.

10 PRIMEIROS

  1. Guto Reis (Haas/Ferrari)
  2. Tassiana Chagas (McLaren/Honda)
  3. Rafael Zambra (Porsche)
  4. Roberta Correa (Lotus/Renault)
  5. Camila Kaihatsu (McLaren/Honda)
  6. Leandro Santos (Ferrari)
  7. Karina Lima (Renault)
  8. Paulo Batista (Red Bull/Ferrari)
  9. Vinicius Mendes Freitas (Arrows/Cosworth)
  10. Douglas Dias (Williams/Mercedes)

Ex-piloto da Ferrari, Jefferson Machado esteve na China e negocia retorno à Scuderia.


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário