sexta-feira, 8 de abril de 2016

SAN MARINO - O retorno da campeã

Em corrida disputada na parte de baixo, Aline Benega vence fácil em Ímola
Heptacampeã largou na pole position e só perdeu liderança durante parada nos boxes. Toyota sobe ao pódio e Lotus reage

Após um show nos treinos, a heptacampeã Aline Benega reforçou o favoritismo ao marcar a pole. Na corrida, não foi diferente. Ela segurou a primeira colocação do início ao fim para vencer pela segunda vez na temporada. Disputando o título, Guto Reis viu o sonho do bicampeonato ficar mais distante após abandonar com problemas no acelerador. Ao menos, seu companheiro na Haas, Lucas Costa, marcou 1 ponto com a décima colocação. Uma equipe que reagiu após resultados insatisfatórios foi a Lotus. Roberta Correa subiu ao pódio com a segunda colocação, seguida por Thales Renan, da Toyota. Karina Lima marcou mais pontos para a Renault, e Leandro Santos segue levando a Ferrari ao limite.


Fiscal retira carro de Guto Reis, que abandonou com problemas
Na largada, Aline já disparou com sua Williams. Foi abrindo distância e só perdeu a liderança durante a parada nos boxes, quando ela teve que reabastecer e trocar pneus. Dali, foi só recuperar com tranquilidade, administrar a vantagem após retomar a ponta e ter cuidado para não errar. A heptacampeã ainda sonha com o oitavo título. Quem errou logo de cara foi Enzo Portella. O piloto da Mercedes, vencedor do GP do Canadá, saiu fora da pista pouco antes da descida para a curva Rivazza e tirou da prova a Renault de Bryan Assis, ainda na primeira volta. Outro que fez uma corrida digna de muitos elogios foi Valdir Belarmino, da Lotus. Ele largou do quarto lugar e terminou na mesma posição, além de ter liderado a corrida antes de ir aos boxes. Sua companheira Roberta foi além. Largou da quinta posição e terminou no pódio. Grande reação da lendária equipe inglesa.

Thales Renan subiu ao pódio com a Toyota em Ímola
Outros que abandonaram a prova foram os dois carros da Arrows, com problemas mecânicos. Faltando uma volta para o fim, Igor Canavarro (Ferrari) e Rafael Zambra (Porsche) colidem na curva Villeneuve e abandonam a prova. Ambos brigavam para alcançar a Haas de Lucas Costa, que foi o décimo colocado na corrida. Mais um nome que não teve um bom dia foi Tassiana Chagas. Bicampeã mundial e com três vitórias na pista onde o seu ídolo perdeu a vida, ela foi tocada por um carro da Red Bull e caiu para as últimas posições, ficando fora da zona de pontuação, mas mantendo a liderança do campeonato. Ela ainda participou de um evento no Autódromo Enzo e Dino Ferrari ao final da corrida, relembrando a sua primeira vitória e a linda homenagem feita para Ayrton Senna. Na ocasião, Tassiana pilotava pela Brabham.

Roberta Correa faz grande corrida e consegue segundo lugar
Talvez o mais azarado do GP de San Marino tivesse sido mesmo Guto Reis. Disputando o título e contando sempre com a ajuda do companheiro, o piloto teve problemas no acelerador, perdeu o controle de sua Haas e bateu no muro da curva Villeneuve, sendo ironizado por Thales Renan (Toyota) e Rodrigo Carvalho (Mercedes). Após anunciar que negocia a compra da Arrows, Leandro Santos chegou em sétimo com a Ferrari. O bicampeão mundial não gostou do resultado, pois queria vencer diante dos tifosi. Lucas Costa se segurou do jeito que deu e marcou um ponto salvador para a equipe norte-americana. Quem também teve uma grande atuação foi Dan Chandller, chegando na quinta colocação com a Toyota. Paulo Batista, da Red Bull, foi o sexto. Douglas Dias (Williams), o oitavo. Ele e Aline foram elogiados por Carlos Frederico, tricampeão mundial de Fórmula 1 e atual consultor do time britânico.

- Aline é espetacular, todos nós sabemos disso. Não precisa provar mais nada. O talento que ela tem é impressionante. E Douglas está crescendo dentro da Williams. O empréstimo na última temporada (o piloto correu pela Lotus) fez muito bem. Em breve, ele irá disputar o título - disse o ex-piloto, que não perdeu a chance de zoar Guto, que foi seu companheiro na Ferrari e na própria Williams.

Aline vence em Ímola e presta homenagem à Ayrton Senna

Em entrevista para a Sky Sports, Guto Reis falou sobre o abandono:

- Perdi o controle na entrada da Villeneuve e não tive muito o que fazer. É uma pena, mas fico feliz com o ponto conquistado pelo Lucas. Vai ser muito importante pra nossa equipe lá na frente - disse o campeão mundial

Quem esteve presente em Ímola foi Jefferson Machado. Ex-piloto da Ferrari, ele esteve nos boxes da equipe e foi se reunir com Maurizio Arrivabene logo após a prova. Há indícios de que ele assine contrato para voltar a pilotar pela Scuderia na próxima temporada.



RESULTADOS (10 primeiros):

  1. Aline Benega (Williams/Mercedes)
  2. Roberta Correa (Lotus/Renault)
  3. Thales Renan (Toyota)
  4. Valdir Belarmino (Lotus/Renault)
  5. Dan Chandller (Toyota)
  6. Paulo Batista (Red Bull/Ferrari)
  7. Leandro Santos (Ferrari)
  8. Douglas Dias (Williams/Mercedes)
  9. Karina Lima (Renault)
  10. Lucas Costa (Haas/Ferrari)

Nenhum comentário:

Postar um comentário