quinta-feira, 21 de abril de 2016

SUZUKA - Tributo ao herói

Ao mestre com carinho: Tassiana Chagas vence em Suzuka e homenageia Senna
Após cruzar linha de chegada, bicampeã repete gesto do tricampeão e empunha bandeira brasileira. Haas e Mercedes completam pódio em boa corrida

Pela primeira vez na carreira, Tassiana Chagas conseguiu vencer uma corrida em Suzuka. No palco dos títulos de seu grande ídolo Ayrton Senna, a bicampeã mundial largou da segunda colocação e tomou a ponta antes do fim da primeira volta. E quem pensa que ela teve tranquilidade na corrida, se enganou. Ameaçada pela Haas de Guto Reis, ela dava show ao impedir as ultrapassagens do piloto campeão mundial. Numa das tentativas, na chicane onde Prost e Senna colidiram em 1989, ela deu um "X" no ex-piloto da Williams e seguiu firme para conquistar o seu primeiro triunfo na temporada e assumir a liderança do campeonato. Guto foi o segundo colocado, seguido de Rodrigo Carvalho, da Mercedes. Ao cruzar a linha de chegada, Tassiana, que já corre usando uma réplica do capacete de Senna, repetiu um gesto marcante do tricampeão e empunhou a bandeira brasileira, para delírio dos fãs no Japão.


Pra você, ídolo! Tassiana vence e homenageia Ayrton Senna no Japão

A CORRIDA


Após surpreender nos treinos e sair na pole position, Cleyton Santos largou bem e se segurou o máximo que conseguiu na ponta. Perto de uma das curvas, acabou perdendo o controle do carro e caindo para o oitavo lugar. Com isso, Tassiana assumia a liderança da prova. Segurava os ataques de Guto Reis e levava os japoneses ao delírio. Até no jeito de pilotar ela lembra Ayrton. Paulo Henrique Farias (Haas) pressionava o companheiro, sem essa de pegar leve. Mas ele foi tocado por uma Red Bull e caiu para o nono lugar. Lá no meio, ainda entre os 5 primeiros, Lucas Costa tentava repetir a vitória na Malásia para disparar no campeonato, mas não superou a McLaren de Bryan Assis, que parece ter se encontrado no time de Woking.

Rodrigo Carvalho subiu ao pódio e ironizou Guto Reis
Na terceira volta, Valdir Belarmino (Porsche) abandonava com falha no câmbio. Outro piloto a se destacar foi Thales Renan (Toyota). Mesmo sem pontuar, o piloto da equipe japonesa fez belas ultrapassagens e quase alcançou o top 10. Filipe Longen (Red Bull) bateu feio na curva Dunlop (a mesma do acidente de Jules Bianchi) e abandonou. Ele culpou a quebra da suspensão traseira. Na Ferrari, o destaque foi Jefferson Machado. Após largar atrás no grid, o piloto foi escalando posições e conseguiu terminar em nono, marcando dois pontos. Nos lados da Williams, a heptacampeã Aline Benega foi a oitava colocada, enquanto Douglas Dias sequer pontuou. Quem também se destacou foi Alvaro Mendes, com a Arrows. Ainda se acostumando com o motor Ferrari, o piloto chegou na 13ª colocação. O bicampeão mundial Leandro Santos veio logo atrás. A chuva que caiu no fim da corrida deu um atrativo a mais, mas Tassiana mostrou que sabe dar show na água como poucos e se segurou na ponta para vencer a primeira na temporada. Rodrigo ainda pressionou Guto e chegou perto de ultrapassar o piloto da Haas na curva 1 e na chicane, mas ficou no quase.


Com a Lotus, Lucas Costa foi o quinto colocado em Suzuka
Na entrevista pós-corrida, Jefferson Machado destacou o trabalho da Ferrari e os pontos conquistados após problemas no treino. Lucas Costa, Aline Benega, Gabriel Jarecki e Roberta Correa se pronunciaram através das redes sociais. A próxima corrida é o GP da Argentina, que volta a acontecer após 18 anos de ausência do calendário da Fórmula 1.

10 PRIMEIROS COLOCADOS:


  1. Tassiana Chagas (McLaren/Honda)
  2. Guto Reis (Haas/Ferrari)
  3. Rodrigo Carvalho (Mercedes)
  4. Bryan Assis (McLaren/Honda)
  5. Lucas Costa (Lotus/Renault)
  6. Cleyton Santos (Renault)
  7. Gabriel Jarecki (Red Bull/Ferrari)
  8. Aline Benega (Williams/Toyota)
  9. Jefferson Machado (Ferrari)
  10. Paulo Henrique Farias (Haas/Ferrari)

Nenhum comentário:

Postar um comentário