sexta-feira, 31 de março de 2017

A1GP - Só dá Brasil!

Domínio brazuca! Rodrigo Carvalho vence em Taupo com direito a dobradinha
Ex-piloto da Mercedes venceu com tranquilidade na Nova Zelândia, enquanto companheiro quase perde a segunda posição nos metros finais da prova

Só dá Brasil na A1GP. Na primeira corrida, realizada na Coréia do Sul, Dan Chandller venceu, enquanto Rodrigo Carvalho nem pontuou. Em Taupo, na Nova Zelândia, a situação se inverteu de um lado. O ex-piloto da Mercedes largou da última posição, foi enfileirando quem vinha pela frente e conquistou a vitória. Já o ex-ferrarista foi o segundo colocado, dando um show na pista molhada. Por pouco (muito pouco), Dan não perdeu a posição e nem o pódio, após ter passado reto quando foi tentar ultrapassar Rodrigo. O alemão Hans-Helmut Wiencke completou o pódio.

Rodrigo Carvalho e Dan Chandller: dobradinha brazuca na A1GP
Logo na primeira volta, o alemão Phillip Kruse foi tocado, capotou e ficou de fora da corrida. Líder do campeonato, Dan Chandller também se envolveu em polêmica, quando provocou o acidente que tirou o britânico Connor Steer da prova. O outro piloto da Grã-Bretanha, o ex-F1 John Warrington passou reto, bateu sozinho e também saiu fora. De resto, o duelo pelas primeiras posições foi eletrizante. Rodrigo Carvalho, Rui Pinto e Hans-Helmut Wiencke disputavam a ponta da prova, mas o brasileiro, que tem um vice-campeonato da F1 e um título da Indy no currículo mostrou do que é capaz ao fazer uma ultrapassagem dupla em uma curva difícil do circuito de Taupo. Enquanto Rodrigo mantinha a liderança tranquilamente, Dan vinha escalando o grid. O ex-ferrarista também ultrapassou o português e o alemão, assumindo o segundo lugar e diminuindo a distância para seu companheiro.

Rodrigo persegue o alemão Hans-Helmut Wiencke: brasileiro deu show em Taupo
Já nos metros finais da prova, Dan colou em Rodrigo e tentou ultrapassá-lo várias vezes, sem sucesso. Na última tentativa, passou reto e por muito pouco não bateu. Ele ainda deu marcha ré e conseguiu voltar pra pista a tempo de terminar na segunda posição, já que a distância para Wiencke já era boa. Dobradinha e festa brasileira no pódio em Taupo!

Phillip Kruse sofreu acidente logo na primeira curva
A próxima corrida acontece em Losail, no Qatar.

KYALAMI - No capricho!

NO CAPRICHO! Débora Longen dá show e vence na África do Sul
Bicampeã teve atuação magistral em Kyalami e voltou ao topo. McLaren e Lotus sobem ao pódio em corrida marcada por acidentes

A quarta corrida da temporada foi uma das melhores até aqui. O GP da África do Sul, no circuito de Kyalami, em Joanesburgo, recebeu um ótimo público e viu a vitória da brasileira Débora Longen, da Red Bull. A primeira da bicampeã pela nova equipe, com direito ao famoso "zerinho" na reta principal. O pódio ainda teve outros dois brazucas: o também bicampeão Lucas Costa (McLaren) e Valdir Belarmino (Lotus). A corrida foi marcada por diversos acidentes.

Débora Longen deu show e venceu o GP da África do Sul
GP MARCADO POR ACIDENTES

A corrida começou logo com dois carros saindo fora da prova. Pole position, o brasileiro Roberto Sabbag (Mercedes) pulou na frente e foi tocado por uma Lotus na primeira curva. Ele e o holandês Martjin Claasen abandonaram a corrida. Visivelmente irritado, o campeão mundial disparou contra o piloto da Lotus em entrevista:

- Ele tem que ser punido! Jogou o carro em cima de mim! - reclamou o brasileiro

Comissário retira a Mercedes de Roberto Sabbag: brasileiro foi atingido por holandês
A partir dali, Lucas Costa (McLaren) assumia a liderança, mas não ficou nela por muito tempo, sendo logo superado por Débora. Enquanto a corrida ficava disputada, com duelos para chegar até a zona de pontuação, o alemão Andreas Weigel (Mercedes), que era o terceiro colocado, perdeu o controle e bateu no muro, se juntando ao companheiro e também ficando de fora, mas o acidente mais assustador do GP da África do Sul foi o do escocês Brad Helldog, da Manor. Ele derrapou ao tentar ultrapassar a Ferrari do brasileiro Will Rauber, decolou em uma zebra e capotou várias vezes, mas saiu sem nenhum arranhão. Outros tiveram o mesmo problema que o alemão da Mercedes e também abandonaram, como Karina Lima (Red Bull), Giovanna Mikhail (Toro Rosso), Matthew Allington (McLaren) e Lucas Baltazar (Manor), sem contar o australiano Neil Pearson, da Spyker, que abandonou por problemas no câmbio.

Junior Gomes fez milagre e levou Spyker ao quinto lugar
Essa chuva de abandonos causou cenas como o quinto lugar do brasileiro Junior Gomes com a Spyker, considerado o pior carro do grid. Guto Reis (Williams) foi apenas o nono e viu o espanhol Javier Galacho (Ferrari) alcançar a liderança após chegar na quinta posição. Destaque também para Valdir Belarmino (Lotus) e Roberta Correa (BMW), que fizeram grande corrida. Gabriel Jarecki (Toro Rosso) e Jefferson Machado (Renault) também tiveram grande atuação. Apenas 13 carros concluíram a prova. O próximo GP abre a temporada europeia e acontece em Barcelona, na Espanha.

Lucas Costa fez milagre e conseguiu levar McLaren ao pódio em Kyalami
RESULTADO FINAL - GP da África do Sul

  1. Débora Longen (BRA) - Red Bull/Ferrari
  2. Lucas Costa (BRA) - McLaren/Honda
  3. Valdir Belarmino (BRA) - Lotus/Renault
  4. Javier Galacho (ESP) - Ferrari
  5. Junior Gomes (BRA) - Spyker/Ferrari
  6. Roberta Correa (BRA) - BMW
  7. Gabriel Jarecki (BRA) - Toro Rosso/Ferrari
  8. Jefferson Machado (BRA) - Renault
  9. Guto Reis (BRA) - Williams/Renault
  10. Michael Gouyette (FRA) - BMW
  11. André dos Reis Marques (BRA) - Renault
  12. Will Rauber (BRA) - Ferrari
  13. Thales Renan (BRA) - Williams/Renault

ABANDONARAM:

  • Roberto Sabbag (BRA) - Mercedes
  • Martjin Claasen (HOL) - Lotus/Renault
  • Andreas Weigel (ALE) - Mercedes
  • Brad Helldog (ESC) - Manor/Mercedes
  • Karina Lima (BRA) - Red Bull/Ferrari
  • Giovanna Mikhail (RUS) - Toro Rosso/Ferrari
  • Matthew Allington (ING) - McLaren/Honda
  • Lucas Baltazar (BRA) - Manor/Mercedes
  • Neil Pearson (AUS) - Spyker/Ferrari

domingo, 26 de março de 2017

ÍNDIA - Ferrari is back!

EL VAREYO! Javier Galacho desbanca favoritos e vence o GP da Índia
Espanhol pulou para a ponta na largada chuvosa, mas foi superado. Se reergueu durante a prova e conseguiu o primeiro triunfo para a Ferrari. Williams e Renault no pódio

A Ferrari voltou. Depois de uma última temporada sofrível e com apenas um único triunfo, o time italiano sentiu novamente o gostinho de vencer uma corrida de Fórmula 1. Numa corrida que começou chuvosa e terminou com tempo seco, o espanhol Javier Galacho mostrou que vai brigar por coisa maior no campeonato e conquistou a primeira vitória de sua carreira. O pódio ainda teve Guto Reis (Williams) e Jefferson Machado (Renault), que havia largado na pole position. O bicampeão mundial é o novo líder do campeonato, já que o alemão Andreas Weigel (Mercedes) sequer pontuou.

EL VAREYO NO PÁRA! Javier Galacho supera os favoritos e vence na Índia
LARGADA COM CHUVA E SHOW DE ULTRAPASSAGENS

Logo na largada, o brasileiro Jefferson Machado viu que a corrida não seria fácil e foi ultrapassado por Javier. Enquanto o espanhol começou com pneus de chuva, o piloto da Renault largou com pneus intermediários. Ainda durante a primeira volta, recuperou a liderança e se manteve nela até a quarta volta, quando a chuva cessou. Na ida aos boxes, Jefferson optou pelos pneus supermacios. Thales Renan (Williams) se tornava o líder da prova a partir daquele momento, mas também foi aos boxes. Trocou os pneus de chuva por um jogo de pneus médios e viu Michael Gouyette (BMW) pular para a primeira colocação. A liderança do francês não durou, já que ele também parou e colocou pneus ultramacios. Galacho reassumia a ponta.

Atual campeão, Guto Reis é o novo líder do campeonato
Na sétima volta, os 10 primeiros colocados eram: Javier Galacho (Ferrari), Jefferson Machado (Renault), Guto Reis (Williams), Thales Renan (Williams), Lucas Costa (McLaren), Roberta Correa (BMW), Débora Longen (Red Bull), Roberto Sabbag (Mercedes), Gabriel Jarecki (Toro Rosso) e Lucas Baltazar (Manor). O brasileiro da Manor se segurava como podia na décima colocação, mas o motor fumou quando restavam 5 voltas para o fim, já perto dos boxes. Outro que ficou a pé por conta do motor foi Junior Gomes (Spyker), na mesma volta. Irritado, o brasileiro não poupou críticas ao carro da equipe. Por outro lado, Roberto Sabbag (Mercedes) fazia corrida de recuperação após ter se envolvido em um acidente, enquanto Lucas Costa seguia fazendo milagre com o carro da McLaren.

Junior Gomes abandonando: rotina comum em 2 das 3 corridas até aqui
Ainda deu tempo para André dos Reis Marques (Renault) rodar sozinho e bater, além de Gabriel Jarecki (Toro Rosso), que furou um pneu e ficou pelo caminho. Outro milagreiro foi o inglês Matthew Allington (McLaren), se recuperando das péssimas atuações na Austrália e no Bahrein. Lá na frente, Javier Galacho dominou e venceu. Perto do fim, Guto Reis fez brilhante ultrapassagem sobre Jefferson e assumiu a segunda posição. Com o resultado, o bicampeão é o líder do campeonato. Destaque merecido também para Will Rauber (Ferrari), que marcou o seu primeiro ponto na Scuderia ao chegar em décimo. A próxima corrida é o GP da África do Sul, no circuito de Kyalami.

Lucas Costa segue sua rotina de fazer o improvável com a McLaren
RESULTADO FINAL - GP da Índia

  1. Javier Galacho (ESP) - Ferrari
  2. Guto Reis (BRA) - Williams/Renault
  3. Jefferson Machado (BRA) - Renault
  4. Thales Renan (BRA) - Williams/Renault
  5. Lucas Costa (BRA) - McLaren/Honda
  6. Roberta Correa (BRA) - BMW
  7. Débora Longen (BRA) - Red Bull/Ferrari
  8. Matthew Allington (ING) - McLaren/Honda
  9. Karina Lima (BRA) - Red Bull/Ferrari
  10. Will Rauber (BRA) - Ferrari
  11. Michael Gouyette (FRA) - BMW
  12. Giovanna Mikhail (RUS) - Toro Rosso/Ferrari
  13. Andreas Weigel (ALE) - Mercedes
  14. Roberto Sabbag (BRA) - Mercedes
  15. Martjin Claasen (HOL) - Lotus/Renault
  16. Brad Helldog (ESC) - Manor/MErcedes
  17. Valdir Belarmino (BRA) - Lotus/Renault
  18. Neil Pearson (AUS) - Spyker/Ferrari
ABANDONARAM:

  • Gabriel Jarecki (BRA) - Toro Rosso/Ferrari
  • Lucas Baltazar (BRA) - Manor/Mercedes
  • Junior Gomes (BRA) - Spyker/Ferrari
  • André dos Reis Marques (BRA) - Renault

sábado, 25 de março de 2017

ÍNDIA - Surpresas inesperadas

Comendo pelas beiradas: Jefferson Machado voa e garante pole na Índia
Piloto da Renault vai com pneus médios para a pista e faz o melhor tempo. Espanhol e francês largam logo atrás, e australiano surpreende

O treino que definiu o grid de largada para o Grande Prêmio da Índia pegou fogo do começo ao fim. Pra quem esperava Ferrari, Williams, Mercedes ou Red Bull na pole, viu a Renault roubar a cena. Campeão mundial pela Scuderia, Jefferson Machado optou por ir para a pista com pneus médios. A recompensa veio ao final da volta: 1'31"750 e mais uma pole na carreira dele. Logo atrás, duas surpresas: o espanhol Javier Galacho (Ferrari), que fez 1'32"226 e o francês Michael Gouyette (BMW), com o tempo de 1'32"650. Mas o treino teve uma baixa antes mesmo do início do Q1. O holandês Martjin Claasen, da Lotus, passou mal antes de guiar e acabou afastado do treino. Algumas horas depois, ele se recuperou e garantiu que correrá, mesmo que tenha que largar dos boxes.


Jefferson Machado desbanca os favoritos e sai na pole no GP da Índia
Q1: Mercedes de fora

Logo de cara, o treino sofria o primeiro desfalque: a ausência de Martjin Claasen. Doente, o holandês nem se vestiu para correr e foi afastado. Em entrevista, garantiu que correrá. A partir dali, o Q1 foi disputado. Thales Renan (Williams) foi para a pista com pneus ultramacios e deu a pinta de que a Williams voltaria a fazer sua terceira pole em três corridas. Dominando a primeira parte do treino, que ainda teve a McLaren surpreendendo, e a Red Bull ameaçando o domínio do time de Grove. Guto Reis (Williams) foi ousado ao tentar ir para a pista com pneus duros, mas a estratégia não deu certo para o bicampeão do mundo.


Com pneus ultramacios, Thales Renan dominou o Q1
ELIMINADOS NO Q1: Gabriel Jarecki (Toro Rosso), Giovanna Mikhail (Toro Rosso), Roberto Sabbag (Mercedes), Brad Helldog (Manor), Junior Gomes (Spyker), Lucas Baltazar (Manor) e Martjin Claasen (Lotus).

Q2: Espanhol voador

Will Rauber (Ferrari) não conseguiu ir bem na primeira volta. Deu outra, e se garantia no Q3, mas por pouco tempo. Seu companheiro mostrou a força da Ferrari ao liderar o Q2 com uma volta fenomenal. O espanhol Javier Galacho foi o mais rápido. Logo em seguida, Valdir Belarmino (Lotus) tentou uma volta rápida, mas não foi bem e acabou eliminado ainda na segunda parte do treino. Em entrevista, o brasileiro justificou que a equipe testou um novo equipamento no carro, e que a escolha dos pneus foi errada: "deveria ter ido com o ultramacio", disse o piloto.


Valdir Belarmino ficou pelo caminho no Q2
ELIMINADOS NO Q2: Matthew Allington e Lucas Costa (McLaren), Will Rauber (Ferrari), Valdir Belarmino (Lotus) e André dos Reis Marques (Renault).

Q3: As maiores surpresas

O Q3 reservava surpresas boas. Neil Pearson (Spyker) e Michael Gouyette (BMW) avançaram para a última fase do treino. Sem contar Roberta Correa, também da BMW, que marcou 1'32"904 e chegou perto da pole position. Foi aí que Jefferson Machado (Renault), vendo tudo, optou pelo jogo de pneus médios. Foi para a pista apostando alto, e o resultado veio. 1'31"750, mais uma pole position em sua carreira. Javier Galacho fez o segundo melhor tempo, enquanto Gouyette foi o terceiro. Talvez o maior destaque tenha sido o australiano, que fez 1'33"243 e larga da sétima colocação. Na entrevista pós-treino, Jefferson destacou a escolha que fez. Pelo lado das Williams, Guto Reis apostou nos pneus duros novamente, mas foi o pior colocado do Q3 e larga em décimo. Sobre as Red Bull, Karina Lima larga na sexta colocação, enquanto Débora Longen sai do oitavo lugar.


Karina Lima começou bem no Q1 e no Q2, mas larga na sexta posição
 GRID OFICIAL - GP da Índia

  1. Jefferson Machado (BRA) - Renault: 1'31"750
  2. Javier Galacho (ESP) - Ferrari: 1'32"226
  3. Michael Gouyette (FRA) - BMW: 1'32"650
  4. Thales Renan (BRA) - Williams/Renault: 1'32"882
  5. Roberta Correa (BRA) - BMW: 1'32"904
  6. Karina Lima (BRA) - Red Bull/Ferrari: 1'33"154
  7. Neil Pearson (AUS) - Spyker/Ferrari: 1'33"243
  8. Débora Longen (BRA) - Red Bull/Ferrari: 1'33"441
  9. Andreas Weigel (ALE) - Mercedes: 1'33"457
  10. Guto Reis (BRA) - Williams/Renault: 1'33"494
  11. Matthew Allington (ING) - McLaren/Honda: 1'33"513
  12. Lucas Costa (BRA) - McLaren/Honda: 1'33"630
  13. Will Rauber (BRA) - Ferrari: 1'33"727
  14. André dos Reis Marques (BRA) - Renault: 1'33"757
  15. Valdir Belarmino (BRA) - Lotus/Renault: 1'33"819
  16. Gabriel Jarecki (BRA) - Toro Rosso/Ferrari: 1'33"840
  17. Giovanna Mikhail (RUS) - Toro Rosso/Ferrari: 1'33"886
  18. Roberto Sabbag (BRA) - Mercedes: 1'34"269
  19. Brad Helldog (ESC) - Manor/Mercedes: 1'34"542
  20. Junior Gomes (BRA) - Spyker/Ferrari: 1'34"702
  21. Lucas Baltazar (BRA) - Manor/Mercedes: 1'35"167
  22. Martjin Claasen (HOL) - Lotus/Renault: não marcou tempo

quinta-feira, 23 de março de 2017

A1GP - Samba no pódio

Brasil no alto do pódio! Dan Chandller faz corrida fantástica e vence a abertura da A1GP
Corrida aconteceu em Yeongam, na Coréia do Sul. Brasileiro largou da penúltima colocação, foi escalando o pelotão e venceu a prova.

Após um treino complicado, o Brasil conseguiu a vitória na A1GP. Com os dois pilotos largando nas duas últimas posições, coube a Dan Chandller reverter o quadro. Ex-piloto de equipes como Ferrari e Renault, o mineiro largou bem demais e já era o sexto colocado logo na primeira curva. A partir dali, travou uma batalha contra o inglês Connor Steer, o italiano Alessio Rosa e o alemão Hans Helmut Wiencke. 

Dan Chandller leva o Brasil ao topo com vitória na abertura da A1GP
A etapa de abertura da A1GP deveria ter acontecido no circuito de Adelaide, na Austrália. Mas como a pista estava passando por reformas, o GP foi transferido para Yeongam, na Coréia do Sul. E o brasileiro soube usar bem a pista onde já havia vencido três vezes na Fórmula 1, todas elas pela Renault.

A CORRIDA

Logo na largada, Dan Chandller superou os carros da Austrália e foi pro ataque. Ultrapassou diversos carros em poucos metros e já assumiu logo a décima posição. Passou mais alguns depois da curva e virou o sexto colocado. Dali pra frente, não saiu mais da primeira parte do pelotão, enquanto Rodrigo Carvalho sofria lá atrás. O companheiro de Dan teve uma péssima corrida e sofreu com o sul-africano Kyle Brandt, o francês Mathieu Valotaire, o português Ivo Calha e o holandês Walter Lemmens, com quem se envolveu em uma baita polêmica.

O britânico Connor Steer subiu ao pódio
Durante uma das voltas, o ex-piloto da Mercedes tentou uma ultrapassagem sobre Lemmens, mas catapultou o carro laranja, que capotou diversas vezes. Rodrigo foi punido com 5 segundos no tempo final. Lá na frente, a disputa era entre Brasil e Itália. Alessio Rosa segurava a liderança com unhas e dentes, mas Dan Chandller vinha cada vez mais rápido. Perto do fim, o brasileiro deu o bote e fez a ultrapassagem. Dali em diante, foi só segurar até a bandeira quadriculada. Vitória merecida e festa brasileira no topo. Rodrigo Carvalho terminou a prova na 15ª posição.

Rodrigo Carvalho não foi bem na Coréia
RESULTADO FINAL - Etapa 01 (Coréia do Sul)

  1. Dan Chandller (Brasil)
  2. Alessio Rosa (Itália)
  3. Connor Steer (Inglaterra)
  4. Mathieu Valotaire (França)
  5. Hans Helmut Wiencke (Alemanha)
  6. Mick Limprecht (Estados Unidos)
  7. John Warrington (Inglaterra)
  8. Tarryl Stevens (África do Sul
  9. Phillip Kruse (Alemanha)
  10. Robert Beevors (Austrália)
  11. Paolo Tafuro (Itália)
  12. Sean O' Neill (Irlanda)
  13. Kyle Brandt (África do Sul)
  14. Anthony Jones (Estados Unidos)
  15. Rodrigo Carvalho (Brasil)
  16. Stefane Gonafron (França)
  17. Nick Worseling (Holanda)
  18. Ivo Calha (Portugal)
  19. Rui Pinto (Portugal)
  20. Katelyn Dunne (Irlanda)
  21. Greg O' Brien (Austrália)

ABANDONARAM:

  • Walter Lemmens (Holanda)

F2 NO BAHREIN - Quem segura esse brazuca?

Ele tá que tá! Vinicius Mendes Freitas volta a vencer na F2 e lidera campeonato
Vencedor da primeira corrida, brasileiro teve ótima atuação e repete a dose no Bahrein. Francês e brasileira completam o pódio no deserto

Piloto reserva da Lotus, Vinicius Mendes Freitas mostrou que está mais do que preparado para ser titular da equipe britânica. Pela Fórmula 2, o piloto da Campos Racing venceu o GP do Bahrein e alcançou a sua segunda vitória consecutiva. Com o triunfo, o brasileiro disparou na liderança do campeonato com 50 pontos. O pódio ainda teve o francês Jean-Cristophe Derasse (Trident Racing) e a brasileira Simone Batista (Swing Racing).

Olha ele aí! Vinicius Mendes Freitas vence outra na F2
CORRIDA DISPUTADA

Novamente largando na pole, o britânico Jonathan Harder (Arden) se deu mal e acabou ultrapassado pelo brasileiro. Outra que se deu muito bem foi Simone Batista, que seguiu de perto o compatriota, mas não conseguiu ultrapassá-lo. Destaque merecido para o malaio Ahmad Najib (Trident Racing), que fez uma corrida espetacular e quase alcançou o pódio. Alguns pilotos acabaram se acidentando antes do fim da prova, como no caso do italiano Matteo Scala (Durango), com 3 voltas restando para o término da corrida. Elan Salvi (Guto Racing) abandonou na Austrália com problemas no motor, e no Bahrein, a culpa foi de problemas elétricos.

O malaio Ahmad Najib vem se destacando pela Trident
Sem contar a grande atuação da mexicana Diana Badillo (iSport) e do argentino Manuel Angiolillo (Swing Racing). Ambos travaram um duelo fantástico e terminaram na zona de pontuação. Outro brasileiro que voltou a pontuar foi Enzo Portella (DAMS). De resto, a corrida foi monótona, com o triunfo de Vinicius. O brasileiro revelou que teve uma conversa via celular com o compatriota Felipe Massa, que é um dos incentivadores de sua carreira. Ele ainda falou sobre assumir a titularidade na Lotus.

- Conversamos antes da corrida, e ele me falou sobre a pista do Bahrein. Só havia corrido aqui duas vezes, e na terceira eu consegui vencer. Sobre a Lotus, quem decide não sou eu. Tenho contrato com a equipe, me sinto bem lá, mas quem decide se vou seguir como reserva ou se assumo o posto de titular é o chefe da equipe - disse ele.

A inglesa Shannon Butler ainda busca se acostumar com o carro da Turma do Picadeiro
RESULTADO FINAL - GP do Bahrein (F2)

  1. Vinicius Mendes Freitas (BRA) - Campos/Renault
  2. Simone Batista (BRA) - Swing Racing/Audi
  3. Jean-Cristophe Derasse (FRA) - Trident/Renault
  4. Ahmad Najib (MAL) - Trident/Renault
  5. Manuel Angiolillo (ARG) - Swing Racing/Audi
  6. Mike Miller (ALE) - DAMS/Renault
  7. Diana Badillo (MEX) - iSport/Porsche
  8. Enzo Portella (BRA) - DAMS/Renault
  9. Nuno Carvalho (POR) - ART/Renault
  10. Jonathan Harder (ING) - Arden/Renault
  11. Mark Scott (NZL) - Guto Racing/Renault
  12. Thiago Saturnino (BRA) - Ace/Peugeot
  13. Shannon Butler (ING) - Picadeiro/Renault
  14. Levente Tóth (HUN) - Ace/Peugeot
  15. Douglas Dias (BRA) - Picadeiro/Renault
  16. Boaz Reuven (HOL) - Campos/Renault
  17. Ken Vingerhoets (BEL) - iSport/Porsche
  18. Eliana Pereira (BRA) - Durango/Renault
  19. Tom McKirdy (ESC) - Arden/Renault
  20. Melissa Bassani (BRA) - ART/Renault
ABANDONARAM:

  • Elan Salvi (BRA) - Guto Racing/Renault
  • Matteo Scala (ITA) - Durango/Renault

terça-feira, 21 de março de 2017

INDY EM PHOENIX - Quem segura esse alemão?

Lá vem o alemão! Tobias Kederer dá show e vence a segunda consecutiva
Em Phoenix, ex-piloto da Ferrari mostra a que veio na Indy e lidera o campeonato. Brasileiros sobem ao pódio em corrida marcada por diversos acidentes

A segunda etapa da Indy aconteceu em Phoenix, no Arizona. O traçado era o mesmo em que Ayrton Senna teve um duelo acirrado contra o então iniciante Jean Alesi, em 1990. Hoje, o vencedor da prova não foi diferente. Após a vitória em São Petesburgo, o alemão Tobias Kederer (Chip Ganassi) mostrou a que veio e conquistou o triunfo. O pódio ainda teve dois brasileiros: Paulo Batista (Carpenter) e Leandro Santos (Rahal-Letterman). Apenas 13 carros cruzaram a linha de chegada após vários acidentes durante a prova.

Alguém segura esse cara? O alemão Tobias Kederer voltou a vencer na Indy
CORRIDA REPLETA DE ACIDENTES

A largada ocorreu sem maiores problemas, mas Gustavo Guerra (Dreher) saiu da pista na primeira curva e teve dificuldades para voltar. A partir dali, foram vários acidentes durante a corrida. O brasileiro Rafael Zambra (Dale Coyne) capotou ao melhor estilo Fernando Alonso. Até então, o gaúcho vinha fazendo uma corrida excepcional, com belíssimas ultrapassagens. Chegou a estar na terceira colocação, até que foi tocado por outro carro e acabou capotando. O canadense Gilles Lalonde (Mo Nunn) bateu sozinho e também ficou de fora. Depois vieram Natalie Ward (Conquest), William J. Smith (Panther), entre outros. 

Leandro Santos deu um show e subiu ao pódio na terceira posição
Tricampeão mundial de Fórmula 1, o brasileiro Leandro Santos (Rahal-Letterman) foi um dos destaques, fazendo diversar ultrapassagens arrojadas. De 12º, ele pulou para a terceira colocação, onde ficou até o fim da prova. Destaque também para outros brasileiros, como Paulo Batista (Carpenter), Alessandro Ferreira (Panther), Igor Canavarro (Red Bull) e Bryan Assis (Chip Ganassi). O atual campeão terminou a corrida com um sexto lugar. O "azarado" no fim da prova foi o brasileiro Pedro Henrique, da Mo Nunn, que teve problemas no motor Honda e abandonou com 2 voltas restando para o fim.

Bryan Assis teve grande atuação em Phoenix
RESULTADO FINAL - Etapa de Phoenix

  1. Tobias Kederer (ALE) - Chip Ganassi/Honda
  2. Paulo Batista (BRA) - Carpenter/Chevrolet
  3. Leandro Santos (BRA) - Rahal-Letterman/Honda
  4. Tommy Hixson Jr. (EUA) - Red Bull/Chevrolet
  5. Alessandro Ferreira (BRA) - Panther/Chevrolet
  6. Bryan Assis Silva (BRA) - Chip Ganassi/Honda
  7. Igor Canavarro (BRA) - Red Bull/Chevrolet
  8. Nikita Stepanenko (RUS) - Dreher/Chevrolet
  9. Gustavo Guerra (BRA) - Dreher/Chevrolet
  10. Leonardo Martins (BRA) - Conquest/Honda
  11. Gerard Hatfield (EUA) - Andretti/Honda
  12. Sarah Daley (ING) - Andretti/Honda
  13. Katsuyuki Hiranaka (JAP) - Rahal-Letterman/Honda

FORMULA E - El Brazo Magico no topo

Que estrela! Ulysses Coelho estreia com vitória na Fórmula E
Brasileiro da Jaguar faz bela corrida e vence o e-Prix da China, nas ruas de Shanghai

Ex-piloto da Ferrari na Fórmula 1, o brasileiro Ulysses Coelho faria a sua estreia na Fórmula E pela Jaguar. E ele não decepcionou: com um verdadeiro show, conquistou a vitória no e-Prix de Shanghai, na China. Numa corrida que teve o uruguaio Carlos Rodríguez (e.DAMS) como pole, Ulysses largou das últimas colocações e foi escalando o pelotão.

Ulysses venceu o e-Prix de Shanghai
A corrida começou com chuva e não teve o uruguaio na ponta por muito tempo. Roberto Scandura (ABT) e Fernando Antunes (Virgin) logo o ultrapassaram. Estreante na F-E, o brasileiro chegou a liderar a prova por um determinado tempo, enquanto lá atrás, o espanhol Raúl Gullón (NEXTEV TCR) abandonava após acidente. Com o tempo, a chuva foi passando e os pilotos foram para os boxes para trocar de carro. Foi a hora em que o polonês Lukasz Dybalski (Virgin) ficou pelo caminho. Dos estreantes, o brasileiro João Vítor Dieter (Venturi) foi um dos únicos que não pontuou na corrida.

João Vítor Dieter estreou na Fórmula E pela Venturi e não marcou pontos
Sem contar Vinícius Diello (Mahindra), que foi o nono colocado, logo na frente do ex-Fórmula 1 Alvaro Mendes (Andretti). O pódio foi inteiramente brasileiro. Além de Ulysses, Yuri Machado (Dragon Racing) e Fernando Antunes (Virgin) completaram as três primeiras posições. O japonês Yukio Oshima (ex-Toyota e BAR) marcou pontos ao chegar em quarto.

Fernando Antunes estreou com pódio na Fórmula E
RESULTADO FINAL - ePrix de Shanghai
  1. Ulysses Coelho (BRA) - Jaguar
  2. Yuri Machado (BRA) - Dragon Racing
  3. Fernando Antunes (BRA) - Virgin
  4. Yukio Oshima (JAP) - NEXTEV TCR
  5. Cristophe Pascal (FRA) - Dragon Racing
  6. Rodolfo Morales (MEX) - ABT Schaeffler
  7. Nathan Turner (ING) - Andretti
  8. Roberto Scandura (ITA) - ABT Schaeffler
  9. Vinícius Diello (BRA) - Mahindra Racing
  10. Alvaro Mendes (BRA) - Andretti
  11. Emmanuel Borgnis (ARG) - Team Aguri
  12. João Vítor Dieter (BRA) - Venturi
  13. Paulo Henrique Farias (BRA) - Madruga Racing
  14. Scott Pocock (AUS) - Mahindra Racing

segunda-feira, 20 de março de 2017

BAHREIN - Voando para o topo

É do Brasil! Karina Lima não dá chances para alemão e vence GP do Bahrein
Brasileira ignora bom desempenho da Mercedes e conquista o triunfo no deserto. Alemão e espanhol completam pódio

Tudo indicava que as Williams teriam um fim de semana tranquilo. Bom desempenho nos treinos livres, pole position de Thales Renan, Guto Reis em terceiro...mas não foi bem assim. Ray largou mal e foi superado logo de cara pelo alemão Andreas Weigel, da Mercedes. Mas quem roubou a cena na corrida foi a brasileira Karina Lima, da Red Bull. Com a faca nos dentes e ao estilo Max Verstappen, ela superou o vencedor do GP da Austrália com uma ultrapassagem fantástica, se manteve tranquila na ponta e venceu a corrida no Bahrein. Com o resultado, Kari conquistou a sua 10ª vitória na carreira e alcançou a vice-liderança. Weigel segue na primeira colocação. O pódio ainda teve o espanhol Javier Galacho, da Ferrari.

Karina não deu chances ao alemão e venceu no Bahrein
LARGADA TUMULTUADA

Logo no começo, Thales Renan (Williams) largou muito mal e foi superado por Andreas Weigel. Guto Reis manteve a terceira colocação, mas também não foi bem e acabou sendo ultrapassado por quatro carros. O tumulto ocorreu na primeira curva, com uma batida entre Michael Gouyette (BMW), Débora Longen (Red Bull), Roberto Sabbag (Mercedes) e Junior Gomes (Spyker). Pior para o campeão mundial, que abandonou a prova. A bicampeã furou um pneu e abandonou algumas voltas depois, enquanto o francês e o brasileiro seguiram na prova até o fim. O alemão se manteve na ponta, seguido por Karina Lima (Red Bull), Will Rauber (Ferrari), Javier Galacho (Ferrari) e Lucas Costa (McLaren).

Andreas Weigel superou Thales Renan na largada, mas logo foi ultrapassado por Karina
Thales ainda foi ultrapassado por Guto, enquanto Will Rauber se segurou em terceiro por algumas voltas, até ter problemas elétricos e ser forçado a ir aos boxes, voltando na 16ª posição. Ainda nas 10 primeiras colocações, o brasileiro Lucas Baltazar (Manor) era a grande surpresa, superando carros como a Renault, a Lotus e a BMW. Na quarta volta, Débora Longen furou um pneu e acabou abandonando a prova. 

Will Rauber vinha bem na corrida até ter problemas elétricos
O brasileiro da Scuderia viu o seu companheiro assumir a terceira colocação. E Lucas Costa levava a McLaren ao quarto lugar, brigando pelo pódio. O bicampeão se sentia nas nuvens, após o péssimo fim de semana que teve no GP da Austrália, quando sofreu com o motor da Honda nos treinos e foi vítima de um acidente causado pelo próprio companheiro, acarretando com o seu abandono da prova. Falando nele, o inglês Matthew Allington ainda não mostrou a que veio no time de Woking e terminou no fim do pelotão. Destaque também para a recuperação de Roberta Correa (BMW). Após ter marcado o pior tempo nos treinos e ter sido eliminada no Q1, a brasileira escalou o pelotão e ficou na oitava posição durante boa parte da prova, sendo superada apenas pela russa Giovanna Mikhail (Toro Rosso).

Lucas Costa fez milagre e levou a McLaren ao quarto lugar no Bahrein
Quando tentava se recuperar, Will Rauber voltou a ter problemas e parou novamente. Lucas Baltazar sonhava em conquistar pontos logo na segunda corrida, mas foi ultrapassado por Valdir Belarmino (Lotus), que valorizou a décima posição: "Vai fazer a diferença no final". Já o piloto da Manor, emprestado pela Renault, ficou feliz com a atuação, apesar de não ter pontuado. No final, ainda sobrou tempo para o holandês Martjin Claasen, companheiro de Valdir na Lotus, abandonar com problemas no motor Renault. Após largar em último por não ter marcado tempo nos treinos, Jefferson Machado (Renault) terminou em 13°, logo atrás do companheiro. Ele ficou chateado por não pontuar, mas ficou contente por ter feito uma boa corrida de recuperação. Para o GP da Índia, a próxima corrida, o campeão mundial pela Ferrari diz que a pista favorece os carros da Renault.

Olha o motor Renault fumando! Martjin Claasen abandona na última volta
No final, Junior Gomes foi tocado por Michael Gouyette e abandonou. Mesmo com o resultado ruim na corrida, o brasileiro ficou satisfeito por levar a Spyker ao Q2 nos treinos de sábado, mas que acredita em chegar ao Q3 e até em marcar pontos na Índia: "Acredito que a pista nos favorecerá. Dei azar de estar envolvido na confusão da primeira volta, acredito que iria mais longe se isso não acontecesse". Lá na frente, Karina Lima se manteve firme na ponta e conquistou a décima vitória da carreira. Será que teremos duelo entre a brasileira da Red Bull e o alemão da Mercedes? Só o tempo dirá.

Gabriel Jarecki voltou a marcar pontos com a Toro Rosso
RESULTADO FINAL - GP do Bahrein

  1. Karina Lima (BRA) - Red Bull/Ferrari
  2. Andreas Weigel (ALE) - Mercedes
  3. Javier Galacho (ESP) - Ferrari
  4. Lucas Costa (BRA) - McLaren/Honda
  5. Guto Reis (BRA) - Williams/Renault
  6. Thales Renan (BRA) - Williams/Renault
  7. Gabriel Jarecki (BRA) - Toro Rosso/Ferrari
  8. Giovanna Mikhail (RUS) - Toro Rosso/Ferrari
  9. Roberta Correa (BRA) - BMW
  10. Valdir Belarmino (BRA) - Lotus/Renault
  11. Lucas Baltazar (BRA) - Manor/Mercedes
  12. André dos Reis Marques (BRA) - Renault
  13. Jefferson Machado (BRA) - Renault
  14. Neil Pearson (AUS) - Spyker/Ferrari
  15. Brad Helldog (ESC) - Manor/Mercedes
  16. Matthew Allington (ING) - McLaren/Honda
  17. Will Rauber (BRA) - Ferrari
  18. Michael Gouyette (FRA) - BMW
ABANDONARAM:
  • Martjin Claasen (HOL) - Lotus/Renault (motor)
  • Junior Gomes (BRA) - Spyker/Ferrari (acidente)
  • Débora Longen (BRA) - Red Bull/Ferrari (acidente)
  • Roberto Sabbag (BRA) - Mercedes (acidente)

sábado, 18 de março de 2017

ABERTURA DA F2 - Brasil no topo do pódio

Em Melbourne, Vinicius Mendes Freitas vence a abertura da Fórmula 2
Reserva da Lotus, brasileiro faz grande corrida e consegue triunfo. Holandês e inglês completam pódio

A abertura da Fórmula 2 (a antiga GP2) em Melbourne teve o hino nacional brasileiro sendo tocado. Logo na primeira etapa, Vinicius Mendes Freitas (Campos GP) conseguiu o triunfo. Reserva da Lotus e com uma vitória na Fórmula 1, ele dominou a corrida e subiu no degrau mais alto do pódio, sendo seguido pelo companheiro de equipe, o holandês Boaz Reuven. O inglês Jonathan Harder, da Arden, completou o pódio com a terceira colocação.

Vinicius Mendes Freitas conquistou a vitória na abertura da Fórmula 2
Logo na primeira volta, um toque entre a britânica Shannon Butler (Picadeiro) e Thiago Saturnino (Ace) tirou o brasileiro da prova. Muitos pilotos do grid são estreantes vindos de outras categorias, com exceção de quatro nomes, todos eles brasileiros, que já tiveram passagem pela F1. O primeiro foi Elan Salvi (Guto Racing), que vinha bem na prova e buscava a vitória, mas o motor Renault apresentou problemas perto do fim, forçando-o a abandonar. Já Enzo Portella (DAMS) conseguiu concluir a prova com o sexto lugar.

Com 4 vitórias na F1, Enzo Portella se destacou na abertura da Fórmula 2
Outro abandono foi do escocês Tom McKirdy, da Arden, que bateu sozinho. Estreante na F2, Simone Batista (Swing Racing) conseguiu a sétima colocação. Destaque também para o malaio Ahmad Najib (Trident), que foi o quarto, sem contar o neozelandês Mark Scott (Guto Racing), o quinto. 

Elan Salvi vinha bem na corrida, mas teve que abandonar
RESULTADO FINAL - GP da Austrália

  1. Vinicius Mendes Freitas (BRA) - Campos GP/Renault
  2. Boaz Reuven (HOL) - Campos GP/Renault
  3. Jonathan Harder (ING) - Arden/Renault
  4. Ahmad Najib (MAL) - Trident/Renault
  5. Mark Scott (NZL) - Guto Racing/Renault
  6. Enzo Portella (BRA) - DAMS/Renault
  7. Simone Batista (BRA) - Swing Racing/Audi
  8. Ken Vingerhoets (BEL) - iSport/Porsche
  9. Nuno Carvalho (POR) - ART/Renault
  10. Levente Tóth (HUN) - Ace/Peugeot
  11. Shannon Butler (ING) - Picadeiro/Renault
  12. Mike Miller (ALE) - DAMS/Renault
  13. Manuel Angiolillo (ARG) - Swing Racing/Audi
  14. Diana Badillo (MEX) - iSport/Porsche
  15. Melissa Bassani (BRA) - ART/Renault
  16. Matteo Scala (ITA) - Durango/Renault
  17. Eliana Pereira (BRA) - Durango/Renault
  18. Jean-Cristophe Derasse (FRA) - Trident/Renault
  19. Douglas Dias (BRA) - Picadeiro/Renault
ABANDONARAM:

  • Elan Salvi (BRA) - Guto Racing/Renault
  • Tom McKirdy (ESC) - Arden/Renault
  • Thiago Saturnino (BRA) - Ace/Peugeot

BAHREIN - Foguete no topo

Com tudo mais uma vez: Thales Renan garante a pole no GP do Bahrein
Após o companheiro Guto Reis largar na frente em Melbourne, piloto da Williams marca a 7ª pole da carreira. McLaren termina no top 10

Mesmo com a vitória da Mercedes no GP da Austrália, a Williams segue mostrando que é a franca favorita a conquistar o Mundial de Construtores nesta temporada. Em Melbourne, apesar da vitória do alemão Andreas Weigel, o brasileiro Guto Reis largou na frente. E no deserto, o time de Grove terá, novamente, o pole position. Thales Renan foi o mais rápido nos treinos para o GP do Bahrein, conquistando a sua sétima pole position da carreira. Vencedor da última corrida, Weigel larga na segunda posição, seguido pela outra Williams, de Guto.

Thales Renan conquista a segunda pole da Williams em duas corridas
DOMÍNIO DA WILLIAMS E PROBLEMAS PARA BMW E RENAULT

Entre os outros pilotos, quem mais chegou perto dos 3 primeiros foi a dupla da Red Bull. Karina Lima (1'38"164) e Débora Longen (1'38"215) largam da quarta e quinta posição, respectivamente. Surpreendente após o mau desempenho na Austrália, Will Rauber levou a Ferrari ao sexto lugar, com o tempo de 1'38"407. E talvez a maior surpresa entre os 10 primeiros tenha sido o francês Michael Gouyette, da BMW. Após a companheira Roberta Correa sofrer com problemas no motor e fazer o pior tempo, ele fez 1'38"462 e larga em sétimo, na frente de Lucas Costa, que conseguiu levar o carro da McLaren ao top 10 com a marca de 1'38"808. Pivô da polêmica na primeira corrida, o britânico Matthew Allington fez 1'39'828 e sai na 17ª colocação.

Lucas Costa dá esperanças para a McLaren e larga na oitava posição
Dos que tiveram problemas, além de Roberta, Jefferson Machado (Renault) teve um problema nos freios no meio da volta e acabou batendo, abandonando o treino sem marcar tempo. Na entrevista, o piloto brasileiro disse que não conseguia frear e acabou se acidentando, mas que vai buscar se recuperar na corrida. Por outro lado, André dos Reis Marques fez 1'38"813 e larga do 9°lugar, na frente de Roberto Sabbag (Mercedes), que fez 1'38"849. Surpresa também com os dois carros da Spyker. Após a capotada no melhor estilo Fernando Alonso, o brasileiro Junior Gomes marcou 1'39"617 e sai do 16°lugar, na frente do britânico Matthew Allington, da McLaren. Já o australiano Neil Pearson fez 1'39"193, saindo em 14º. Outro que surpreendeu foi o brasileiro Lucas Baltazar (Manor), que marcou 1'39"412 e larga na 15ª posição. O escocês Brad Helldog sai do vigésimo lugar.

Junior Gomes consegue resultado melhor com a Spyker após desastre nos treinos em Melbourne
Pivô do acidente com Junior, a russa Giovanna Mikhail (Toro Rosso) vai largar da 19ª colocação, cumprindo punição por conta do incidente no GP da Austrália. Já o brasileiro Gabriel Jarecki sai da 13ª posição. Pelo lado da Lotus, o brasileiro Valdir Belarmino justificou o mau desempenho durante a sua volta: problemas com os pneus.

- A culpa é dos pneus. Tive problemas logo na segunda curva e estava difícil de guiar o carro - disse ele

Gabriel Jarecki marcou pontos em Melbourne e larga do 13° lugar em Sakhir, no Bahrein
GRID OFICIAL - GP do Bahrein
  1. Thales Renan (BRA) - Williams/Renault: 1'37"783
  2. Andreas Weigel (ALE) - Mercedes: 1'38"021
  3. Guto Reis (BRA) - Williams/Renault: 1'38"120
  4. Karina Lima (BRA) - Red Bull/Ferrari: 1'38"164
  5. Débora Longen (BRA) - Red Bull/Ferrari: 1'38"215
  6. Will Rauber (BRA) - Ferrari: 1'38"407
  7. Michael Gouyette (FRA) - BMW: 1'38"462
  8. Lucas Costa (BRA) - McLaren/Honda: 1'38"808
  9. André dos Reis Marques (BRA) - Renault: 1'38"813
  10. Roberto Sabbag (BRA) - Mercedes: 1'38"849
  11. Martjin Claasen (HOL) - Lotus/Renault: 138"974
  12. Javier Galacho (ESP) - Ferrari: 1'38"977
  13. Gabriel Jarecki (BRA) - Toro Rosso/Ferrari: 1'39"004
  14. Neil Pearson (AUS) - Spyker/Ferrari: 1'39"193
  15. Lucas Baltazar (BRA) - Manor/Mercedes: 1'39"412
  16. Junior Gomes (BRA) - Spyker/Ferrari: 1'39"617
  17. Matthew Allington (ING) - McLaren/Honda: 1'39"828
  18. Valdir Belarmino (BRA) - Lotus/Renault: 1'40"015
  19. Giovanna Mikhail (RUS) - Toro Rosso/Ferrari: 1'40"083
  20. Brad Helldog (ESC) - Manor/Mercedes: 1'40"262
  21. Roberta Correa (BRA) - BMW: 1'40"633
  22. Jefferson Machado (BRA) - Renault: não marcou tempo (acidente)