Piloto da Renault vai com pneus médios para a pista e faz o melhor tempo. Espanhol e francês largam logo atrás, e australiano surpreende
O treino que definiu o grid de largada para o Grande Prêmio da Índia pegou fogo do começo ao fim. Pra quem esperava Ferrari, Williams, Mercedes ou Red Bull na pole, viu a Renault roubar a cena. Campeão mundial pela Scuderia, Jefferson Machado optou por ir para a pista com pneus médios. A recompensa veio ao final da volta: 1'31"750 e mais uma pole na carreira dele. Logo atrás, duas surpresas: o espanhol Javier Galacho (Ferrari), que fez 1'32"226 e o francês Michael Gouyette (BMW), com o tempo de 1'32"650. Mas o treino teve uma baixa antes mesmo do início do Q1. O holandês Martjin Claasen, da Lotus, passou mal antes de guiar e acabou afastado do treino. Algumas horas depois, ele se recuperou e garantiu que correrá, mesmo que tenha que largar dos boxes.
Jefferson Machado desbanca os favoritos e sai na pole no GP da Índia |
Logo de cara, o treino sofria o primeiro desfalque: a ausência de Martjin Claasen. Doente, o holandês nem se vestiu para correr e foi afastado. Em entrevista, garantiu que correrá. A partir dali, o Q1 foi disputado. Thales Renan (Williams) foi para a pista com pneus ultramacios e deu a pinta de que a Williams voltaria a fazer sua terceira pole em três corridas. Dominando a primeira parte do treino, que ainda teve a McLaren surpreendendo, e a Red Bull ameaçando o domínio do time de Grove. Guto Reis (Williams) foi ousado ao tentar ir para a pista com pneus duros, mas a estratégia não deu certo para o bicampeão do mundo.
Com pneus ultramacios, Thales Renan dominou o Q1 |
Q2: Espanhol voador
Will Rauber (Ferrari) não conseguiu ir bem na primeira volta. Deu outra, e se garantia no Q3, mas por pouco tempo. Seu companheiro mostrou a força da Ferrari ao liderar o Q2 com uma volta fenomenal. O espanhol Javier Galacho foi o mais rápido. Logo em seguida, Valdir Belarmino (Lotus) tentou uma volta rápida, mas não foi bem e acabou eliminado ainda na segunda parte do treino. Em entrevista, o brasileiro justificou que a equipe testou um novo equipamento no carro, e que a escolha dos pneus foi errada: "deveria ter ido com o ultramacio", disse o piloto.
Valdir Belarmino ficou pelo caminho no Q2 |
Q3: As maiores surpresas
O Q3 reservava surpresas boas. Neil Pearson (Spyker) e Michael Gouyette (BMW) avançaram para a última fase do treino. Sem contar Roberta Correa, também da BMW, que marcou 1'32"904 e chegou perto da pole position. Foi aí que Jefferson Machado (Renault), vendo tudo, optou pelo jogo de pneus médios. Foi para a pista apostando alto, e o resultado veio. 1'31"750, mais uma pole position em sua carreira. Javier Galacho fez o segundo melhor tempo, enquanto Gouyette foi o terceiro. Talvez o maior destaque tenha sido o australiano, que fez 1'33"243 e larga da sétima colocação. Na entrevista pós-treino, Jefferson destacou a escolha que fez. Pelo lado das Williams, Guto Reis apostou nos pneus duros novamente, mas foi o pior colocado do Q3 e larga em décimo. Sobre as Red Bull, Karina Lima larga na sexta colocação, enquanto Débora Longen sai do oitavo lugar.
Karina Lima começou bem no Q1 e no Q2, mas larga na sexta posição |
- Jefferson Machado (BRA) - Renault: 1'31"750
- Javier Galacho (ESP) - Ferrari: 1'32"226
- Michael Gouyette (FRA) - BMW: 1'32"650
- Thales Renan (BRA) - Williams/Renault: 1'32"882
- Roberta Correa (BRA) - BMW: 1'32"904
- Karina Lima (BRA) - Red Bull/Ferrari: 1'33"154
- Neil Pearson (AUS) - Spyker/Ferrari: 1'33"243
- Débora Longen (BRA) - Red Bull/Ferrari: 1'33"441
- Andreas Weigel (ALE) - Mercedes: 1'33"457
- Guto Reis (BRA) - Williams/Renault: 1'33"494
- Matthew Allington (ING) - McLaren/Honda: 1'33"513
- Lucas Costa (BRA) - McLaren/Honda: 1'33"630
- Will Rauber (BRA) - Ferrari: 1'33"727
- André dos Reis Marques (BRA) - Renault: 1'33"757
- Valdir Belarmino (BRA) - Lotus/Renault: 1'33"819
- Gabriel Jarecki (BRA) - Toro Rosso/Ferrari: 1'33"840
- Giovanna Mikhail (RUS) - Toro Rosso/Ferrari: 1'33"886
- Roberto Sabbag (BRA) - Mercedes: 1'34"269
- Brad Helldog (ESC) - Manor/Mercedes: 1'34"542
- Junior Gomes (BRA) - Spyker/Ferrari: 1'34"702
- Lucas Baltazar (BRA) - Manor/Mercedes: 1'35"167
- Martjin Claasen (HOL) - Lotus/Renault: não marcou tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário