segunda-feira, 20 de março de 2017

BAHREIN - Voando para o topo

É do Brasil! Karina Lima não dá chances para alemão e vence GP do Bahrein
Brasileira ignora bom desempenho da Mercedes e conquista o triunfo no deserto. Alemão e espanhol completam pódio

Tudo indicava que as Williams teriam um fim de semana tranquilo. Bom desempenho nos treinos livres, pole position de Thales Renan, Guto Reis em terceiro...mas não foi bem assim. Ray largou mal e foi superado logo de cara pelo alemão Andreas Weigel, da Mercedes. Mas quem roubou a cena na corrida foi a brasileira Karina Lima, da Red Bull. Com a faca nos dentes e ao estilo Max Verstappen, ela superou o vencedor do GP da Austrália com uma ultrapassagem fantástica, se manteve tranquila na ponta e venceu a corrida no Bahrein. Com o resultado, Kari conquistou a sua 10ª vitória na carreira e alcançou a vice-liderança. Weigel segue na primeira colocação. O pódio ainda teve o espanhol Javier Galacho, da Ferrari.

Karina não deu chances ao alemão e venceu no Bahrein
LARGADA TUMULTUADA

Logo no começo, Thales Renan (Williams) largou muito mal e foi superado por Andreas Weigel. Guto Reis manteve a terceira colocação, mas também não foi bem e acabou sendo ultrapassado por quatro carros. O tumulto ocorreu na primeira curva, com uma batida entre Michael Gouyette (BMW), Débora Longen (Red Bull), Roberto Sabbag (Mercedes) e Junior Gomes (Spyker). Pior para o campeão mundial, que abandonou a prova. A bicampeã furou um pneu e abandonou algumas voltas depois, enquanto o francês e o brasileiro seguiram na prova até o fim. O alemão se manteve na ponta, seguido por Karina Lima (Red Bull), Will Rauber (Ferrari), Javier Galacho (Ferrari) e Lucas Costa (McLaren).

Andreas Weigel superou Thales Renan na largada, mas logo foi ultrapassado por Karina
Thales ainda foi ultrapassado por Guto, enquanto Will Rauber se segurou em terceiro por algumas voltas, até ter problemas elétricos e ser forçado a ir aos boxes, voltando na 16ª posição. Ainda nas 10 primeiras colocações, o brasileiro Lucas Baltazar (Manor) era a grande surpresa, superando carros como a Renault, a Lotus e a BMW. Na quarta volta, Débora Longen furou um pneu e acabou abandonando a prova. 

Will Rauber vinha bem na corrida até ter problemas elétricos
O brasileiro da Scuderia viu o seu companheiro assumir a terceira colocação. E Lucas Costa levava a McLaren ao quarto lugar, brigando pelo pódio. O bicampeão se sentia nas nuvens, após o péssimo fim de semana que teve no GP da Austrália, quando sofreu com o motor da Honda nos treinos e foi vítima de um acidente causado pelo próprio companheiro, acarretando com o seu abandono da prova. Falando nele, o inglês Matthew Allington ainda não mostrou a que veio no time de Woking e terminou no fim do pelotão. Destaque também para a recuperação de Roberta Correa (BMW). Após ter marcado o pior tempo nos treinos e ter sido eliminada no Q1, a brasileira escalou o pelotão e ficou na oitava posição durante boa parte da prova, sendo superada apenas pela russa Giovanna Mikhail (Toro Rosso).

Lucas Costa fez milagre e levou a McLaren ao quarto lugar no Bahrein
Quando tentava se recuperar, Will Rauber voltou a ter problemas e parou novamente. Lucas Baltazar sonhava em conquistar pontos logo na segunda corrida, mas foi ultrapassado por Valdir Belarmino (Lotus), que valorizou a décima posição: "Vai fazer a diferença no final". Já o piloto da Manor, emprestado pela Renault, ficou feliz com a atuação, apesar de não ter pontuado. No final, ainda sobrou tempo para o holandês Martjin Claasen, companheiro de Valdir na Lotus, abandonar com problemas no motor Renault. Após largar em último por não ter marcado tempo nos treinos, Jefferson Machado (Renault) terminou em 13°, logo atrás do companheiro. Ele ficou chateado por não pontuar, mas ficou contente por ter feito uma boa corrida de recuperação. Para o GP da Índia, a próxima corrida, o campeão mundial pela Ferrari diz que a pista favorece os carros da Renault.

Olha o motor Renault fumando! Martjin Claasen abandona na última volta
No final, Junior Gomes foi tocado por Michael Gouyette e abandonou. Mesmo com o resultado ruim na corrida, o brasileiro ficou satisfeito por levar a Spyker ao Q2 nos treinos de sábado, mas que acredita em chegar ao Q3 e até em marcar pontos na Índia: "Acredito que a pista nos favorecerá. Dei azar de estar envolvido na confusão da primeira volta, acredito que iria mais longe se isso não acontecesse". Lá na frente, Karina Lima se manteve firme na ponta e conquistou a décima vitória da carreira. Será que teremos duelo entre a brasileira da Red Bull e o alemão da Mercedes? Só o tempo dirá.

Gabriel Jarecki voltou a marcar pontos com a Toro Rosso
RESULTADO FINAL - GP do Bahrein

  1. Karina Lima (BRA) - Red Bull/Ferrari
  2. Andreas Weigel (ALE) - Mercedes
  3. Javier Galacho (ESP) - Ferrari
  4. Lucas Costa (BRA) - McLaren/Honda
  5. Guto Reis (BRA) - Williams/Renault
  6. Thales Renan (BRA) - Williams/Renault
  7. Gabriel Jarecki (BRA) - Toro Rosso/Ferrari
  8. Giovanna Mikhail (RUS) - Toro Rosso/Ferrari
  9. Roberta Correa (BRA) - BMW
  10. Valdir Belarmino (BRA) - Lotus/Renault
  11. Lucas Baltazar (BRA) - Manor/Mercedes
  12. André dos Reis Marques (BRA) - Renault
  13. Jefferson Machado (BRA) - Renault
  14. Neil Pearson (AUS) - Spyker/Ferrari
  15. Brad Helldog (ESC) - Manor/Mercedes
  16. Matthew Allington (ING) - McLaren/Honda
  17. Will Rauber (BRA) - Ferrari
  18. Michael Gouyette (FRA) - BMW
ABANDONARAM:
  • Martjin Claasen (HOL) - Lotus/Renault (motor)
  • Junior Gomes (BRA) - Spyker/Ferrari (acidente)
  • Débora Longen (BRA) - Red Bull/Ferrari (acidente)
  • Roberto Sabbag (BRA) - Mercedes (acidente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário