terça-feira, 3 de janeiro de 2017

ESPECULAÇÕES E CONFIRMAÇÕES - Próxima temporada

WARM-UP JOURNAL: As especulações e confirmações para a próxima temporada
Na semana do Grande Prêmio de Mônaco, a movimentação nos bastidores e a "dança das cadeiras" na Fórmula 1

Com a vitória de Lucas Costa e os 100% de aproveitamento da Turma do Picadeiro no campeonato, chegamos na semana do Grande Prêmio de Mônaco, o mais charmoso da categoria. E as especulações para a próxima temporada são iminentes durante a temporada europeia da Fórmula 1. Confira, a seguir, as confirmações e as notícias por dentro dos bastidores.


Atualmente na Force India, Aleksey Spirichev pode parar na Mercedes

  • FERRARI: A única coisa que se sabe na equipe italiana é que o alemão Matthias Gräfe seguirá na próxima temporada, já que assinou um contrato de três anos. Quanto ao brasileiro Ulysses Coelho, há boatos de que ele não renovará o contrato com a Scuderia, segundo a imprensa da Itália. Nos bastidores, comenta-se que Will Rauber, da Red Bull, deve assumir a vaga, em caso de saída do compatriota. O italiano Alessandro Sanvitale, reserva da equipe, também disputa a vaga. Campeão da GP2 e também reserva, o brasileiro Leonardo Messias corre por fora na disputa, mas com chances. Outros nomes como o tricampeão Carlos Frederico também são cotados.
Ulysses Coelho ainda não se manifestou sobre permanência na Ferrari

  • RED BULL: Sabendo que pode perder Will Rauber para a Ferrari, o time austríaco se movimenta nos bastidores. Ex-piloto da equipe, o brasileiro Gabriel Jarecki é o favorito para assumir o posto em caso de mudança. Outros reservas da equipe também seguem com chances, como a russa Giovanna Mikhail e o sul-africano Kyle Brandt. Atualmente na Indy, Filipe Longen (que também já defendeu a Red Bull) é colocado como plano B. Karina Lima segue firme.

Karina Lima segue na Red Bull por mais três anos
John Warrington não deve seguir na Mercedes para a próxima temporada

  • MERCEDES: Na imprensa alemã, jornais dizem que o inglês John Warrington não renovará o contrato para a próxima temporada. Com isso, quatro nomes são estudados pela diretoria da equipe. São eles: Enzo Portella (brasileiro, reserva da equipe), Aleksey Spirichev (russo, piloto da Force India), Mike Miller (alemão, na DTM e ex-piloto da equipe) e Eric Moinet (francês, Fórmula E). A imprensa do país aponta Spirichev como o favorito para assumir a vaga.


  • LOTUS: A equipe britânica já anunciou oficialmente a contratação da brasileira Tassiana Chagas. Bicampeã mundial e com passagens por Ferrari, Brabham e McLaren, ela estava há um tempo afastada do automobilismo, voltando apenas recentemente, quando disputou a última temporada da Fórmula E pela equipe e.DAMS, ficando com o terceiro lugar na classificação geral. Para a segunda vaga, a equipe ainda estuda outros nomes. O holandês René Laarhoven foi demitido após o GP da Espanha e ainda não tem substituto para a sequência da temporada. A brasileira Roberta Correa tem proposta da BMW e pode deixar a equipe.
Com um pódio em cinco corridas, René Laarhoven não é mais piloto da Lotus
  • MCLAREN: Liderando absoluta no Mundial de Construtores, a McLaren deve seguir com Lucas Costa e Guto Reis na próxima temporada. O bicampeão venceu as últimas duas corridas e é o atual líder do campeonato, enquanto Guto vem indo bem no campeonato e chega em Mônaco como o favorito para vencer a corrida.
Guto Reis e Lucas Costa devem seguir na McLaren
  • FORCE INDIA: A equipe indiana ainda não sabe se manterá a mesma dupla na próxima temporada. Convidado para representar o Brasil na A1GP, João Vítor Dieter ainda analisa a oferta. Ex-piloto da Williams e campeão da GP2, o piloto abandonou o GP da Espanha. Já o russo Aleksey Spirichev está na mira da Mercedes. Caso o acerto se concretize, a Force India receberia na negociação a brasileira Yara Possamai, ex-Jordan e que é reserva das Flechas de Prata. Dos pilotos reservas, o indiano Aritra Majumdar (ex-Minardi) e o australiano Neil Pearson também disputam a outra vaga.
João Vítor Dieter em ação no GP da Espanha: piloto deve migrar para a A1GP
  • WILLIAMS: No time de Grove há apenas uma certeza: a permanência de Thales Renan por mais três anos. O piloto brasileiro, apesar do péssimo resultado na Espanha, é muito querido dentro da equipe e está sempre ajudando aos reservas e também no desenvolvimento do carro. Para a outra vaga, a disputa fica entre a irlandesa Katelyn Dunne (atual titular), o inglês Mark Hallam (reserva) e o brasileiro Fernando Antunes (outro reserva, mas que já foi titular).
Katelyn Dunne subiu ao pódio em Barcelona com um segundo lugar
  • RENAULT: A equipe francesa vai seguir com Débora Longen por, pelo menos, mais duas temporadas. A brasileira bicampeã prolongou o contrato logo após a conquista do título, na temporada passada. Para a segunda vaga, o finlandês Tomi Piekkola volta para o posto de reserva, e a vaga de titular volta a ser ocupada por André dos Reis Marques, que voltou a disputar o WEC. Ele tem duas vitórias na Fórmula 1. Já Lucas Baltazar, o outro reserva da equipe, deve ser emprestado para alguma outra equipe da F1 para poder "adquirir experiência".
Tomi Piekkola venceu o GP da Austrália, mas já foi avisado que voltará a ser reserva na Renault
  • TOYOTA: No time japonês, nada mudará. O brasileiro Junior Gomes e o italiano Vincenzo Landolfi seguem como titulares.

OUTRAS EQUIPES:

  • JAGUAR: O time inglês ainda não decidiu sobre a sua permanência no grid, mas já se sabe que o sueco Eric Börjesson assinou um pré-contrato com a BAR, que vai preencher a vaga da Toro Rosso.

  • BAR: De volta após longo tempo, a equipe anunciou o brasileiro Valdir Belarmino como primeiro piloto. A outra vaga será disputada entre o sueco Eric Börjesson, que atualmente guia pela Jaguar, além do japonês Yukio Oshima, contratado junto à Toyota e "protegido" da Honda, a fornecedora de motores do time.

  • PORSCHE: Ainda se sabe pouco sobre o retorno da equipe ao grid. Mas segundo informações de um jornal alemão, o mexicano Rodolfo Morales (atualmente na Jaguar) levaria consigo um ótimo patrocínio. Campeão do mundo pela equipe alemã, o brasileiro Rafael Zambra seria o outro piloto. Outros nomes disputam vaga no time.

  • BMW: Com intenções de voltar à Fórmula 1, o time alemão negocia a contratação da brasileira Roberta Correa, atualmente na Lotus. O francês Michael Gouyette já foi anunciado, mas ainda não se sabe se ele será titular ou reserva, assim como o búlgaro Philip Zelzyakov e o alemão Marcus Bongardt, ex-Jordan. Outro nome em pauta é o do brasileiro Jefferson Machado, campeão mundial pela Ferrari e dono/piloto da Madruga Racing na Fórmula E.

  • SAUBER: Ainda na dúvida sobre voltar junto com a BMW ou se volta independente do time alemão, a equipe suíça ainda tem dúvidas sobre o motor se caso volte mesmo ao grid. Além da ampliação da histórica parceria com a Ferrari, a Mercedes (que já foi parceira em 1994) também quer reeditar a aliança. Jefferson Machado, que já passou pela equipe antes de ser campeão pela Ferrari, também é o plano A.

  • SPYKER: Dez anos depois de sua saída do grid, o time holandês quer retornar à Fórmula 1 e negocia com nomes como o brasileiro Leonardo Martins (campeão europeu de Fórmula 3) e a belga Ellen Seys.

Nenhum comentário:

Postar um comentário