segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

SHANGHAI - A primeira vez a gente nunca esquece

El brazo magico! Ulysses Coelho sobra na pista molhada e vence GP da China
Brasileiro larga bem, aproveita incidente polêmico na primeira curva e vence pela primeira vez na F1. Holandês volta a surpreender

A primeira vez a gente nunca esquece. E no GP da China, o brasileiro Ulysses Coelho experimentou a sensação de vencer uma corrida de Fórmula 1 pela primeira vez na carreira. Com a pista bastante molhada (por conta de uma chuva forte que caiu horas antes da corrida), o piloto da Ferrari largou da sétima colocação e assumiu a ponta da corrida no fim da segunda volta. Liderança que ele revezou durante a prova com o holandês Martjin Claasen, da Lotus. Outro que teve uma grande atuação. O pódio ainda teve outro brasileiro: Thales Renan, da Williams, que lidera o campeonato com 40 pontos.

Ulysses Coelho vence pela primeira vez na F1 e assume vice-liderança do campeonato
LARGADA COM POLÊMICA

Logo na largada, a bicampeã Tassiana Chagas (Lotus) pulou na frente e guiava com cuidado na primeira curva, até que foi atingida pela Mercedes do russo Aleksey Spirichev e saiu da pista, caindo para o fim do pelotão. Visivelmente irritada por conta da lambança do europeu, ela disparou xingamentos pelo rádio contra o piloto e conseguiu voltar para a corrida. Pouco tempo depois, Spirichev bateu sozinho e abandonou, logo depois do mexicano Rodolfo Morales (Porsche). Outro que não se deu nada bem foi o alemão Matthias Gräfe (Ferrari), que aquaplanou e só parou no muro, também ficando de fora.

Tassiana largou bem e foi atingida por Mercedes de russo: "mais desastrado do que o Kvyat!"
Depois disso tudo, foi a outra Mercedes, de Roberto Sabbag, que assumiu a liderança. O atual campeão patinava na pista molhada de Shanghai e perdeu o primeiro lugar para o compatriota Ulysses Coelho (Ferrari). Outro que se deu mal foi Lucas Costa (McLaren). O bicampeão mundial chegou a estar encurralado por Karina Lima (Red Bull) e Guto Reis, também da McLaren. Para evitar um acidente com o companheiro, ele pisou no freio na primeira curva ao fim da reta dos boxes para evitar problemas, enquanto os dois se mandaram. Logo em seguida, ele foi atingido por uma Renault e saiu da pista, caindo para os últimos lugares.

Duelo entre os dois carros da McLaren foi eletrizante.
Lá na frente, Ulysses e Martjin Claasen se revezavam na liderança da prova. O brasileiro Jefferson Machado (Toyota) teve uma pane seca e abandonou a corrida na sétima volta. Outra surpresa boa foi a brasileira da Red Bull. Com seu jeito arrojado de pilotar e manobras ao estilo Max Verstappen, Karina fez uma ultrapassagem magistral pra cima do inglês David Haseldine (Williams) na última curva e conseguiu terminar a prova na nona posição, marcando dois pontos. Will Rauber foi apenas o 17º colocado, ficando só na frente de Rafael Zambra (Porsche). No final, André dos Reis Marques (Renault) ainda conseguiu terminar na oitava posição após ter largado mal. De resto, o brazuca da Ferrari se manteve na frente e conseguiu vencer a prova. Vitória da Turma do Picadeiro, mas com um piloto da Liga na liderança do campeonato, já que Thales Renan chegou na terceira posição e alcançou a marca de 40 pontos conquistados até agora. 

A próxima corrida a ser realizada é o GP da África do Sul, em Kyalami.

Valdir Belarmino foi o 13° colocado, mas disse estar satisfeito com a evolução do carro da BAR: "Foi só a segunda corrida do campeonato".
RESULTADO FINAL - GP da China
  1. Ulysses Coelho (BRA) - Ferrari
  2. Martjin Claasen (HOL) - Lotus/Renault
  3. Thales Renan (BRA) - Williams/Renault
  4. Vincenzo Landolfi (ITA) - Toyota
  5. Guto Reis (BRA) - McLaren/Honda
  6. Débora Longen (BRA) - Renault
  7. Roberto Sabbag (BRA) - Mercedes
  8. André dos Reis Marques (BRA) - Renault
  9. Karina Lima (BRA) - Red Bull/Ferrari
  10. David Haseldine (ING) - Williams/Renault
  11. Yara Possamai (BRA) - Force India/Mercedes
  12. Tassiana Chagas (BRA) - Lotus/Renault
  13. Valdir Belarmino (BRA) - BAR/Honda
  14. Neil Pearson (AUS) - Force India/Mercedes
  15. Yukio Oshima (JAP) - BAR/Honda
  16. Lucas Costa (BRA) - McLaren/Honda
  17. Will Rauber (BRA) - Red Bull/Ferrari
  18. Rafael Zambra (BRA) - Porsche
ABANDONARAM:
  • Jefferson Machado (BRA) - Toyota
  • Matthias Gräfe (ALE) - Ferrari
  • Aleksey Spirichev (RUS) - Mercedes
  • Rodolfo Morales (MEX) - Porsche

Nenhum comentário:

Postar um comentário