quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

MÔNACO - Na raça pra calar os cornetas

Aqui mando eu! Debaixo de temporal, Guto Reis vence em Monte Carlo e quebra sequência do Picadeiro
Com apenas 11 carros terminando a corrida, brasileiro da McLaren dá show, chega a perder a ponta no fim, mas recupera e supera Kimi Raikkonen em vitórias na F1

A primeira vitória da Liga na atual temporada da Fórmula veio justamente com ele. Debaixo de um temporal em Monte Carlo, Guto Reis fez valer a fama de "Mister Mônaco", fazendo a pole position e vencendo mais uma vez no principado. Na reta final da prova, o piloto da McLaren foi aos boxes reabastecer e chegou a perder a liderança para Karina Lima (Red Bull), que abandonou após bater na curva Rascasse. Logo em seguida, Roberta Correa (Lotus) assumiu a liderança e tinha a vitória em suas mãos, mas teve que ir aos boxes reabastecer, já que o combustível não aguentaria até o fim da prova. Com isso, Guto reassumiu a ponta e confirmou a vitória. A sua 21ª na F1, com uma a mais do que o finlandês Kimi Räikkonen. Com o triunfo, o brasileiro assumiu a liderança do campeonato. O pódio ainda contou com uma surpresa: Junior Gomes, da Toyota. Ele largou nas últimas colocações e terminou na segunda posição, seguido por Roberto Sabbag, da Mercedes.

Debaixo de temporal, Guto Reis vence em Mônaco e quebra a sequência de vitórias do Picadeiro
Com a vitória, Guto quebrou uma sequência de triunfos consecutivos da Turma do Picadeiro. Desde o GP da Austrália, foram quatro vitórias em cinco corridas, contra uma vitória de um piloto estrangeiro (Tomi Piekkola, finlandês, venceu o GP da Austrália). Desde então, o Picadeiro venceu na Malásia (Débora Longen), África do Sul (Roberto Sabbag) e Lucas Costa (Nürburgring e Barcelona).

A CORRIDA

A primeira confusão da corrida só foi acontecer na quarta volta, no acidente que tirou o britânico John Warrington (Mercedes) e a brasileira Débora Longen (Renault), logo na entrada do túnel. 

A bicampeã Débora Longen culpou o inglês pelo acidente que tirou ambos da corrida
Lá na frente, Guto seguia indo bem e mantinha a liderança da corrida, fazendo bem o seu papel. Na primeira parada, perdeu a liderança para o russo Aleksey Spirichev (Force India). Em seguida, Will Rauber (Red Bull) tomou a ponta, mas foi superado por Guto logo após ter ido aos boxes. Thales Renan (Williams) batia sozinho e abandonava a prova, a exemplo de Diego Quinto (Toro Rosso) e do alemão Matthias Gräfe (Ferrari). Quem ia bem era a belga Ellen Seys (Lotus). Substituindo o holandês René Laarhoven, que foi demitido da equipe, a ex-piloto da Minardi andava sempre na frente, se segurando como podia, até que foi atingida pela Toro Rosso do australiano Greg O' Brien, a quatro voltas do final, tendo que abandonar a prova. 

Junior Gomes segura Eric Börjesson: brasileiro subiu ao pódio com a Toyota
Perto do final, Guto Reis foi aos boxes para reabastecer e suportar até o final, mas acabou ultrapassado por Karina Lima (Red Bull) e Roberta Correa (Lotus), mas a ex-piloto da Jordan acabou batendo no muro da Rascasse e acabou abandonando a corrida, restando duas voltas para o final. Com isso, Roberta assumiu a liderança, mas como tinha pouquíssimo combustível, foi aos boxes reabastecer e terminou a prova na quarta colocação. Destaque positivo também para Ulysses Coelho (Ferrari). O brasileiro, que ainda não decidiu a respeito da renovação de contrato com a Scuderia, chegou a estar liderando a prova, mas acabou indo aos boxes e terminou a corrida na sexta posição, logo atrás do italiano Vincenzo Landolfi, da Toyota.

Karina Lima abandonou a duas voltas do fim e culpou baixa visibilidade pelo acidente: "Pedi o encerramento da prova antes de assumir a liderança da corrida".
Lá na frente, Guto Reis fez bem o seu papel e venceu pela primeira vez na temporada. Em Mônaco, ele manda. Debaixo de forte chuva, ele quebrou a sequência avassaladora da Turma do Picadeiro. Na entrevista coletiva, ele elogiou a corrida de recuperação de seu companheiro Lucas Costa, que largou em quarto, rodou sozinho e passou boa parte da corrida entre os últimos colocados até terminar em oitavo.

- Ele fez uma corrida excelente. Fico feliz pela minha vitória, mas nossa equipe só tem a ganhar com o nosso bom desempenho. Vamos continuar assim - disse Guto

Pelas redes sociais, o piloto Valdir Belarmino, campeão da DTM e que já assinou contrato para correr pela BAR na próxima temporada, vibrou com a vitória de Guto.

"A Liga está de volta com tudo! Grande vitória de Guto Reis em Monte Carlo. Mal vejo a hora de voltar a correr na F1. A BAR virá com tudo para surpreender" - postou.

O sueco Eric Börjesson voltou a pontuar pela Jaguar
Quem também reclamou e muito foi a Lotus, por conta do acidente envolvendo Ellen Seys. A belga vinha na quarta posição, até que foi atingida por uma Toro Rosso retardatária, do australiano Greg O' Brien. A equipe britânica vai pedir punição para o piloto, desde a perda de posições no grid da próxima corrida ou até a suspensão dele por três GP's.

A próxima corrida será o GP do Canadá, no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal.

RESULTADO FINAL - GP de Mônaco

  1. Guto Reis - BRA (McLaren/Honda)
  2. Junior Gomes - BRA (Toyota)
  3. Roberto Sabbag - BRA (Mercedes)
  4. Roberta Correa - BRA (Lotus/Renault)
  5. Vincenzo Landolfi - ITA (Toyota)
  6. Ulysses Coelho - BRA (Ferrari)
  7. Eric Börjesson - SUE (Jaguar/Cosworth)
  8. Lucas Costa - BRA (McLaren/Honda)
  9. Katelyn Dunne - IRL (Williams/Renault)
  10. João Vítor Dieter - BRA (Force India/Mercedes)
  11. Aleksey Spirichev - RUS (Force India/Mercedes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário