sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

GP DA AUSTRÁLIA - O retorno triunfal da Williams

De outro planeta: após surpreender nos treinos, Thales Renan vence em Melbourne
Piloto brasileiro mostrou que a Williams fez um carro que promete dar trabalho e conquistou a vitória com facilidade

A Williams voltou ao topo do pódio. Com um carro que promete dar trabalho para as outras equipes, o time de Grove viu o brasileiro Thales Renan vencer o GP da Austrália, em Melbourne. Uma corrida que ficou marcada por diversos acidentes e algumas polêmicas, além de uma brilhante recuperação de dois pilotos em específico: o holandês Martjin Claasen, da Lotus, e o brasileiro Rafael Zambra, da Porsche. O gaúcho campeão mundial foi eliminado ainda no Q1 e largou lá no fim do grid, mas surpreendeu e terminou a corrida na segunda posição, seguido pela McLaren do bicampeão Lucas Costa. 

Thales Renan vence na Austrália, colocando a Liga no topo novamente.
ACIDENTE LOGO NA LARGADA

Mal começou a corrida e um acidente causou transtornos. Logo na primeira curva, o italiano Vincenzo Landolfi (Toyota) se chocou com a Force India da brasileira Yara Possamai, que acabou abandonando. A brasileira Karina Lima (Red Bull) acertou a traseira do mexicano Rodolfo Morales (Porsche) e acabou perdendo a asa dianteira. O GP da Austrália foi um completo pesadelo para o time austríaco. Falando no acidente que tirou a pupila de Fernando Alonso da corrida, ela saiu do carro visivelmente irritada com Landolfi, que seguiu na corrida. O acidente ficou sob investigação, e a direção de prova ainda não tomou uma decisão a respeito.

Em sua estreia pela Force India, Yara Possamai foi atingida por uma Toyota na primeira curva e abandonou a prova
Logo depois do transtorno, o bicampeão Lucas Costa (McLaren) assumiu a ponta, mas saiu da pista em uma curva e a perdeu para Thales Renan (Williams). Ele voltou na quinta posição, após uma manobra polêmica pra cima da compatriota Tassiana Chagas, da Lotus. Ela reclamou pelo rádio, mas a direção de prova nada fez. Outro incidente que deu o que falar foi entre o alemão Matthias Gräfe (Ferrari) e o russo Aleksey Spirichev (Mercedes). Após um toque, o carro do russo capotou, mas ele saiu ileso. Não foi o único lance da corrida em que Gräfe esteve envolvido. Quem também teve azar e abandonou foi o japonês Yukio Oshima (BAR), com problemas no motor. O brasileiro Jefferson Machado (Toyota) teve o mesmo problema e também deixou a corrida.

Alemão da Ferrari esteve envolvido em dois acidentes polêmicos
A corrida de recuperação de Rafael Zambra (Porsche) vinha sendo tão fantástica a ponto de o piloto brasileiro assumir a liderança da corrida em certo momento. Ele largou na 19ª colocação, teve a ajuda da equipe nas duas vezes em que parou e foi escalando o pelotão. Perto do fim, saiu da pista e viu Ray assumir a ponta para não mais perdê-la. Do mesmo jeito, o gaúcho se manteve firme e forte na segunda posição, garantindo o primeiro pódio da Porsche no retorno à Fórmula 1 depois de um bom tempo. E falando novamente sobre Matthias Gräfe, o alemão da Ferrari se complicou ainda mais: para tentar evitar que fosse ultrapassado por Will Rauber (Red Bull), ele tocou no carro do brasileiro, que foi parar no muro. Indignado, o campeão reclamou pelo rádio, mas a direção de prova só se manifestou no fim da corrida, punindo Gräfe com a perda de 27 posições no grid para a próxima corrida, na China. Ainda sobrou tempo para Roberto Sabbag (Mercedes) passar reto no fim da prova e bater no muro. De resto, Thales venceu com tranquilidade, seguido por Zambra. Uma "dobradinha" da Liga, com Lucas Costa, do Picadeiro, na terceira posição.

PÓS-CORRIDA

Sobrou tempo para Thales ironizar Guto Reis, que foi seu companheiro na Lotus. O vencedor da prova tirou sarro do desempenho do piloto da McLaren, que foi o 12° colocado, e aproveitou para dizer que "a Williams voltou".

- Nem com o ótimo carro da McLaren o Guto consegue ir bem. É impressionante. Estou muito feliz com a vitória, podemos dizer que a Williams voltou. Vamos fazer de tudo para disputar o título nessa temporada - afirmou Ray. 

Brasileiro da Williams festejou muito a vitória
RESULTADO FINAL - GP da Austrália

  1. Thales Renan - BRA (Williams/Renault)
  2. Rafael Zambra - BRA (Porsche)
  3. Lucas Costa - BRA (McLaren/Honda)
  4. Débora Longen - BRA (Renault)
  5. Ulysses Coelho - BRA (Ferrari)
  6. David Haseldine - ING (Williams/Renault)
  7. Matthias Gräfe - ALE (Ferrari)
  8. André dos Reis Marques - BRA (Renault)
  9. Martjin Claasen - HOL (Lotus/Renault)
  10. Tassiana Chagas - BRA (Lotus/Renault)
  11. Guto Reis - BRA (McLaren/Honda)
  12. Valdir Belarmino - BRA (BAR/Honda)
  13. Vincenzo Landolfi - ITA (Toyota)
  14. Neil Pearson - AUS (Force India/Mercedes)

ABANDONARAM A PROVA:

  • Roberto Sabbag - BRA (Mercedes)
  • Rodolfo Morales - MEX (Porsche)
  • Will Rauber - BRA (Red Bull/Ferrari)
  • Karina Lima - BRA (Red Bull/Ferrari)
  • Yukio Oshima - JAP (BAR/Honda)
  • Jefferson Machado - BRA (Toyota)
  • Aleksey Spirichev - RUS (Mercedes)
  • Yara Possamai - BRA (Force India/Mercedes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário