quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

KYALAMI - Corrida maluca

Debaixo de temporal, André dos Reis Marques vence GP da África do Sul
Corrida foi interrompida com bandeira vermelha por conta de acidentes na parte inicial da prova. Toyota e McLaren sobem ao pódio após abandono inesperado de russo

O GP da África do Sul foi o mais maluco da temporada até o momento. A terceira etapa do mundial de Fórmula 1 foi marcada por uma forte chuva, por várias entradas do Safety Car e por uma bandeira vermelha. A corrida em Kyalami quase foi finalizada antes do previsto por conta do mau tempo, mas nada que pudesse impedir André dos Reis Marques (Renault) de comemorar a sua segunda vitória no circuito onde venceu pela primeira vez na F1. Foi a quarta vitória da carreira do brasileiro, que foi seguido por outros dois brasileiros campeões do mundo no pódio: Jefferson Machado (Toyota) e Guto Reis (McLaren).

André dos Reis Marques vence o GP da África do Sul e festeja
SAFETY CAR E BANDEIRA VERMELHA MUDAM RUMO DA CORRIDA

A começar pela largada, onde vários carros se envolveram em um acidente na primeira curva. O japonês Yukio Oshima (BAR) quase abandonou ao ficar semi "atolado" na brita, mas conseguiu voltar para a pista. Logo na terceira volta, Will Rauber (Red Bull) foi quem deixou a prova após aquaplanar e bater no muro. Safety Car na pista pela primeira vez. Duas voltas depois, após acidente de Ulysses Coelho (Ferrari), a corrida foi interrompida com bandeira vermelha, após reclamação de Jefferson Machado (Toyota) pelo rádio. Depois de quase 40 minutos de paralisação, a corrida foi retomada após três voltas com o carro de segurança.

Yukio Oshima se envolveu no acidente da primeira volta
Logo depois que a corrida foi retomada, Valdir Belarmino (BAR) vinha em um bom ritmo após uma parada nos boxes antes da bandeira vermelha. Esteve sempre entre os primeiros com o ótimo carro da equipe inglesa, mas não conseguiu ver uma Mercedes na primeira curva, bateu e abandonou. Ele disse em entrevista que estava muito difícil para poder enxergar naquele ponto da pista.

- Era muito difícil ver algo naquele ponto da primeira curva. Não vi o carro da Mercedes ali. É uma pena, pois eu vinha fazendo uma boa corrida. Mesmo não tendo pontuado até agora, já percebemos que o carro tem potencial pra ir longe - disse o brasileiro.

A maior polêmica viria em seguida: no mesmo lugar onde Valdir abandonou, o brasileiro Roberto Sabbag (Mercedes) foi jogado pra fora da pista por Neil Pearson (Force India). Ambos voltaram para a pista logo em seguida, e o australiano cumpriu punição nos boxes.

Acidente polêmico rendeu punição ao australiano Neil Pearson
RETA FINAL ALUCINANTE

O bicho pegou pra valer no final da prova. Brigando entre os primeiros, o holandês Martjin Claasen abandonou com problemas no câmbio de sua Lotus. Lucas Costa (McLaren) chegou a liderar por duas voltas, mas foi ultrapassado pelo russo Aleksey Spirichev (Mercedes). Logo em seguida, o brasileiro rodou sozinho e perdeu posições. Mas o inacreditável viria a acontecer no fim da prova. Perto de conquistar a terceira vitória da carreira (e pela terceira equipe diferente), Spirichev derrapou na pista e bateu forte no muro, abandonando a prova a 2 voltas do final. Com isso, Jefferson Machado (Toyota) surpreendia e chegava na segunda colocação, com Guto Reis em terceiro. A briga para entrar na zona de pontuação se acirrou após Rafael Zambra (Porsche) ir aos boxes após quase abandonar com problemas no freio. Com isso, Yara Possamai (Force India), Débora Longen (Renault) e David Haseldine (Williams) o ultrapassaram, deixando o gaúcho na 11ª posição, onde terminou. De resto, André dos Reis Marques venceu o GP da África do Sul. Pelo rádio, o brasileiro festejou muito o triunfo. Guto destacou a paralisação da corrida e as entradas do Safety Car, além das belas ultrapassagens que fez. 

- A bandeira veio na hora certa. Estava muito difícil de enxergar, além de que não dava pra pilotar direito. E as duas entradas do Safety Car mudaram a corrida. Isso me ajudou, pois conseguiu fazer boas ultrapassagens e alcançar o pódio - disse o piloto

Guto Reis em ação no GP da África do Sul: brasileiro subiu ao pódio em atuação heroica
RESULTADO FINAL - GP da África do Sul
  1. André dos Reis Marques (BRA) - Renault
  2. Jefferson Machado (BRA) - Toyota
  3. Guto Reis (BRA) - McLaren/Honda
  4. Thales Renan (BRA) - Williams/Renault
  5. Vincenzo Landolfi (ITA) - Toyota
  6. Matthias Gräfe (ALE) - Ferrari
  7. Lucas Costa (BRA) - McLaren/Honda
  8. Yara Possamai (BRA) - Force India/Mercedes
  9. Débora Longen (BRA) - Renault
  10. David Haseldine (ING) - Williams/Renault
  11. Rafael Zambra (BRA) - Porsche
  12. Yukio Oshima (JAP) - BAR/Honda
  13. Neil Pearson (AUS) - Force India/Mercedes
  14. Tassiana Chagas (BRA) - Lotus/Renault
  15. Roberto Sabbag (BRA) - Mercedes
  16. Karina Lima (BRA) - Red Bull/Ferrari
  17. Rodolfo Morales (MEX) - Porsche
ABANDONARAM A PROVA:
  • Aleksey Spirichev (RUS) - Mercedes
  • Martjin Claasen (HOL) - Lotus/Renault
  • Valdir Belarmino (BRA) - BAR/Honda
  • Ulysses Coelho (BRA) - Ferrari
  • Will Rauber (BRA) - Red Bull/Ferrari

Nenhum comentário:

Postar um comentário