terça-feira, 18 de outubro de 2016

BAHREIN - Triunfo prateado

Em GP marcado por acidentes, Leandro Santos vence no Bahrein e assume a ponta
Bicampeão mundial faz boa corrida, se segura na frente e é o novo líder do campeonato. Dupla da Lotus vai ao pódio, japonês pontua novamente e atual campeão "ressurge"

O GP do Bahrein foi marcado por vários acidentes na pista, mas também pela redenção de dois pilotos: Leandro Santos (Mercedes) e Will Rauber (Red Bull). A começar pelo bicampeão, que largou em terceiro e venceu a prova. Mesmo com bons resultados nas corridas anteriores (4° na Austrália e 2°no Japão), o ex-ferrarista queria voltar ao alto do pódio. E com uma atuação consistente, conseguiu. Já o atual campeão, que não havia pontuado na temporada (dois abandonos), se recuperou no deserto e chegou em nono, somando dois pontos. Além de Leandro, outros dois brasileiros completaram o pódio: Lucas Costa e Roberta Correa, ambos da Lotus.

Roberta Correa largou na pole position em Sakhir
Parecia que o fim de semana seria de Roberta. Ela foi a mais rápida nos treinos livres e garantiu a pole position com tranquilidade, mas largou mal e logo ficou pra trás, chegando a cair para a quinta colocação. Pra começar o festival de acidentes da corrida, uma batida entre o espanhol Fernando Alvarez (Williams) e o brasileiro Roberto Sabbag (McLaren), que tirou ambos da prova. Quem se deu mal com isso tudo foi Karina Lima, companheira de Roberto na equipe de Woking, que furou o pneu dianteiro esquerdo em um pedaço de um dos carros acidentados e caiu para os últimos lugares. No início da terceira volta, Dan Chandller (Ferrari) abandonava a corrida com quebra do câmbio, sendo ultrapassado por seu companheiro, o francês Eric Moinet. Thales Renan (Toyota) abandonava com problemas na suspensão, enquanto Bryan Assis (Toro Rosso) se envolvia em um acidente com o alemão Marcus Bongardt (Jordan), que tirou os dois da corrida.

Leandro venceu a primeira no campeonato e já assumiu a liderança: "Agora é manter o bom trabalho"
Na entrevista, o brasileiro acusou Bongardt de ter jogado o carro em cima dele e cobrou uma atitude da direção de prova.

- Algo tem que ser feito! Ele jogou o carro em cima de mim e tirou nós dois da corrida. Duelo tem que ser limpo - disse Bryan, que ainda não pontuou, mas prometeu surpreender o mundo no GP da Espanha.

Enquanto buscava o pódio, Guto Reis (Williams) foi chamado para ir aos boxes. O piloto atropelou um mecânico antes de parar. Ele reabasteceu e trocou os pneus rapidamente, mas não conseguiu sair antes de Roberta e acabou ultrapassado por Thales, que ainda estava na prova até o momento. Pouco antes, André dos Reis Marques (Renault), abandonava com problemas mecânicos. Enquanto isso, Karina Lima fazia uma extraordinária corrida de recuperação, subindo várias posições e ficando no 11°lugar, logo atrás do japonês Yukio Oshima, da Toyota. 

Marcus Bongardt em ação: alemão da Jordan foi criticado por Bryan Assis
De resto, nada que mudasse o resultado. Leandro Santos venceu a primeira dele na temporada e assumiu a liderança do campeonato mundial. A próxima parada é a abertura da temporada europeia, que acontece em Spielberg, com o GP da Áustria.

RESULTADO FINAL - GP do Bahrein

  1. Leandro Santos - BRA (Mercedes)
  2. Lucas Costa - BRA (Lotus/Renault)
  3. Roberta Correa - BRA (Lotus/Renault)
  4. John Warrington - ING (Mercedes)
  5. Eric Moinet - FRA (Ferrari)
  6. Guto Reis - BRA (Williams/BMW)
  7. Débora Longen - BRA (Renault)
  8. Greg O' Brien - AUS (Toro Rosso/Ferrari)
  9. Will Rauber - BRA (Red Bull/Ferrari)
  10. Yukio Oshima - JAP (Toyota)
  11. Karina Lima - BRA (McLaren/Mercedes)
  12. Aritra Majumdar - IND (Minardi/Cosworth)
  13. Fernando Antunes - BRA (Jordan/Honda)
  14. Matteo Scala - ITA (Red Bull/Ferrari)
  15. Ellen Seys - BEL (Minardi/Cosworth)
  16. Thales Renan - BRA (Toyota) - abandonou (quebra da suspensão)
  17. Marcus Bongardt - ALE (Jordan/Honda) - abandonou (acidente)
  18. Bryan Assis - BRA (Toro Rosso/Ferrari) - abandonou (acidente)
  19. André dos Reis Marques - BRA (Renault) - abandonou (pane elétrica)
  20. Dan Chandller - BRA (Ferrari) - abandonou (quebra da suspensão)
  21. Fernando Alvarez - ESP (Williams) - abandonou (acidente)
  22. Roberto Sabbag - BRA (McLaren/Mercedes) abandonou (acidente)


Débora Longen marcou 6 pontos para a Renault ao chegar na sétima colocação.
ENTREVISTAS

Dan Chandller lamentou o abandono precoce na corrida. Vencedor do GP da Austrália e quarto colocado no Japão, o piloto da Ferrari disse que poderia ter repetido o bom desempenho das duas corridas anteriores, não fosse a quebra da suspensão de seu carro.

Dan Chandller abandonou logo na terceira volta
- Fico chateado, realmente. Fizemos ótimos treinos no fim de semana, conseguimos largar na segunda posição, assumimos a liderança logo em seguida, mas é uma pena que isso tenha acontecido. Agora é trabalhar pensando no GP da Áustria - disse o piloto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário