sábado, 1 de outubro de 2016

HUNGRIA - No topo outra vez

Will Rauber dá show em Hungaroring, vence e recupera a liderança da tabela
Piloto da Red Bull faz corrida magistral e consegue a segunda vitória na temporada. Renault e Williams sobem ao pódio

Como de costume, o GP da Hungria teve grandes surpresas. Pela segunda vez nas últimas três corridas, João Vítor Dieter (Williams) largou na pole position. Campeão na temporada anterior da GP2, o piloto paranaense até tentou se manter na frente, mas foi superado por Will Rauber (Red Bull), que venceu em Hungaroring. Foi a segunda vitória do gaúcho no campeonato, o que lhe rendeu novamente a liderança do campeonato, ultrapassando o bicampeão Leandro Santos (Mercedes), que foi o décimo colocado. O pódio ainda teve dois campeões: Débora Longen (Renault) e Guto Reis, da Williams.

Em chegada apertada, piloto da Red Bull vence o GP da Hungria
Logo no início, o campeão da GP2 tentou abrir distância, mas foi "engolido" por Will e Débora. Após cair para a terceira colocação, João via o companheiro chegando perto. Tentando defender a posição, ele acelerava mais ainda, visando caçar os dois primeiros colocados. Ao mesmo tempo, a BMW de Douglas Dias perdia o controle e batia na proteção de pneus, abandonando a prova. No rádio, Guto reclamava e dizia que o companheiro tinha que ceder a posição a ele, já que vinha sendo mais rápido. Lá na frente, Rauber ia abrindo vantagem na primeira posição. João chegou a liderar a prova, mas teve que ir aos boxes.

Na sua primeira temporada na Fórmula 1, João Vítor Dieter largou pela segunda vez na pole position
Por outro lado, o bicampeão Lucas Costa (Lotus) teve um fim de semana para esquecer: após largar da penúltima posição por conta de uma punição, o piloto terminou fora da zona de pontuação. Ainda assim, fez a volta mais rápida da corrida. Sua companheira, Roberta Correa conseguiu terminar na 9ª posição. Quem também teve uma corrida pra não ser lembrada foi a Ferrari. O tricampeão Carlos Frederico vinha na oitava colocação e passou reto na chicane. Acabou ultrapassado por dois carros e caiu para o décimo lugar. Ele ainda seria ultrapassado pela Mercedes de Leandro Santos. Já Tassiana Chagas chegou a estar na terceira colocação, enquanto a maioria dos pilotos parava nos boxes. Na 10ª volta, o campeão Rafael Zambra (Arrows) abandonava com problemas nos freios. Logo em seguida, a bicampeã rodou sozinha e ficou para trás.

Filipe Longen abandona com problemas no motor: corrida virou um pesadelo para a Arrows
Com duas voltas restando para o fim da corrida, Valdir Belarmino (McLaren) perde o controle e passa reto, batendo feio na proteção de pneus, abandonando a prova. Na curva perto dos boxes, Carlos Frederico sai da pista e é ultrapassado por Leandro, que entra na zona de pontuação. No fim da corrida, uma surpresa: chuva! A distância de Will para Débora diminuiu bastante, a ponto de um duelo pela vitória nos últimos metros da corrida. O piloto da Red Bull conquistou o seu segundo triunfo na temporada e voltou a assumir a liderança do campeonato. Débora e Guto completaram o pódio.

Fernando Antunes roda sozinho, enquanto Thales Renan vem chegando: piloto da Jordan marcou pontos com o oitavo lugar, enquanto o piloto da McLaren foi o quarto colocado
A próxima etapa é o GP da Inglaterra, que será realizado na lendária pista de Donington Park. Logo depois, teremos o Grande Prêmio de Portugal, em Estoril.

ENTREVISTAS

Logo após a corrida, Fernando Antunes comemorou os pontos conquistados com a Jordan, mas disse que o erro na quinta volta custou caro. Ele terminou em oitavo.

- Eu estava perseguindo as duas Williams quando aquilo aconteceu. A distância estava diminuindo, mas fui com muita sede ao pote e acabei rodando. Felizmente, consegui me recuperar e marcar pontos para a equipe.

Outro que comemorou os pontos conquistados foi Dan Chandller, da Haas. Especulado na Ferrari para a próxima temporada (ele está emprestado pela Scuderia ao time norte-americano), ele evitou falar sobre o futuro e festejou o bom desempenho:

- Poderia ter ido melhor (risos). A corrida foi muito boa, e conseguimos marcar pontos importantes. Agora é focar no GP da Inglaterra.

10 PRIMEIROS COLOCADOS - GP da Hungria

  1. Will Rauber (Red Bull/Ferrari)
  2. Débora Longen (Renault)
  3. Guto Reis (Williams/BMW)
  4. Thales Renan (McLaren/Honda)
  5. João Vítor Dieter (Williams/BMW)
  6. Karina Lima (Renault)
  7. Dan Chandller (Haas/Ferrari)
  8. Fernando Antunes (Jordan/Renault)
  9. Roberta Correa (Lotus/Renault)
  10. Leandro Santos (Mercedes)
Thales Renan quase alcançou o pódio, mas foi superado por Guto Reis

TABELA DO CAMPEONATO (os 10 primeiros):
  1. Will Rauber (Red Bull/Ferrari) - 96 pontos
  2. Guto Reis (Williams/BMW) - 80 pontos
  3. Leandro Santos (Mercedes) - 77 pontos
  4. Bryan Assis (Red Bull/Ferrari) - 59 pontos
  5. Carlos Frederico (Ferrari) - 56 pontos
  6. João Vítor Dieter (Williams/BMW) - 54 pontos
  7. Tassiana Chagas (Ferrari) - 54 pontos
  8. Débora Longen (Renault) - 50 pontos
  9. Lucas Costa (Lotus/Renault) - 43 pontos
  10. Karina Lima (Renault) - 43 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário