quinta-feira, 27 de outubro de 2016

MONTE CARLO - Triunfo do príncipe de Mônaco

Guto Reis faz a pole, vence e amplia recorde de vitórias em Mônaco
Piloto da Williams dá show nas ruas de Monte Carlo e vence a sua primeira na temporada. Mercedes e McLaren sobem ao pódio, e italiano se redime após rebaixamento

Um outro piloto brasileiro "roubou" o título que antes pertencia a um lendário compatriota seu. Pela oitava vez, Guto Reis venceu um Grande Prêmio de Mônaco na Fórmula 1. Com o triunfo, o piloto da Williams se distanciou de ninguém menos do que Ayrton Senna. O tricampeão venceu seis vezes nas ruas do Principado (1987 pela Lotus, e de 1989 até 1993 pela McLaren). Foi a primeira vitória do carioca na temporada. Logo após cruzar a linha de chegada, ele repetiu o gesto de Senna e empunhou a bandeira do Brasil. Com o triunfo, Guto conquistou a sua 21ª vitória na F1, superando o finlandês Kimi Räikkonen, que tem 20.


Guto Reis vence pela oitava vez em Mônaco e homenageia Senna
O pódio ainda teve o bicampeão Leandro Santos (Mercedes) e Karina Lima, que conseguiu o seu melhor resultado na segunda passagem pela McLaren. Logo depois da corrida, a Williams demitiu o piloto espanhol Fernando Álvarez. Ainda não se sabe quem guiará pela equipe de Grove ao lado de Guto no GP do Canadá.

A CORRIDA

Pela segunda temporada consecutiva, a Williams largou na primeira fila em Monte Carlo. No ano anterior, João Vítor Dieter (atualmente na reserva) havia feito a sua primeira pole position da carreira. Nos treinos, Guto Reis voou baixo e conquistou a sua 16ª pole na F1, superando o amigo Felipe Massa, que tem 15. Logo na largada, o brasileiro disparou e foi seguido pelo francês Eric Moinet (Ferrari) e por Matheus Alexandre (Mercedes). Logo na quarta volta, Roberta Correa (Lotus) bateu na curva Rascasse e abandonou a prova. Pouco depois, foi a vez da belga Ellen Seys (Minardi), que teve problemas mecânicos. Mais pra frente, Matheus foi tocado pela Ferrari do francês e bateu no muro da St. Devoite, também abandonando. Com uma estratégia de três paradas, Moinet se deu mal e não conseguiu ultrapassar o brasileiro Thales Renan (Toyota). E a maré de azar de Fernando Antunes (Jordan) parece não ter fim. Nos metros finais da prova, o piloto do time irlandês era o sétimo colocado, mas abandonou com uma pane elétrica.


Após ser rebaixado para a Toro Rosso, Matteo Scala marca primeiros pontos na F1
Quem também está cheio de azar é o atual campeão do mundo. Will Rauber (Red Bull) se envolveu em um acidente com o japonês Yukio Oshima (Toyota) e também abandonou. Piloto tem apenas dois pontos em seis corridas disputadas. A surpresa boa da corrida foi o australiano Greg O' Brien (Toro Rosso), que fez uma ótima corrida e terminou em sétimo. Lá na frente, Guto só perdeu a liderança nas duas vezes em que foi aos boxes: a primeira para Leandro, e a segunda para Karina. Outro destaque positivo da prova foi André dos Reis Marques (Renault), que conseguiu o seu melhor resultado pelo time francês, chegando na quinta posição, logo atrás da Lotus do bicampeão Lucas Costa.

Bryan Assis persegue Roberto Sabbag: piloto da McLaren foi o oitavo, enquanto seu ex-companheiro de Haas terminou em nono
Se Will Rauber segue mal na Red Bull, Bryan Assis é o contrário. Em sua segunda corrida pelo time austríaco na temporada (guiou pela Toro Rosso até o GP da Áustria), ele conseguiu um bom nono lugar. De resto, Guto Reis guiou com tranquilidade até a bandeirada final. Vigésima primeira vitória do piloto brasileiro na F1, oitava em Mônaco. Ao final da prova, a Williams demitiu o espanhol Fernando Álvarez. Mesmo tendo uma boa atuação durante a corrida, ele foi o 14°colocado e detonou o carro do time britânico. Com isso, a equipe ainda não decidiu quem vai correr ao lado de Guto no GP do Canadá e no restante da temporada.

Xô, zica! Karina Lima dá um chute na má fase e sobe ao pódio em Monte Carlo
RESULTADO FINAL - GP de Mônaco
  1. Guto Reis - BRA (Williams/BMW)
  2. Leandro Santos - BRA (Mercedes)
  3. Karina Lima - BRA (McLaren/Mercedes)
  4. Lucas Costa - BRA (Lotus/Renault)
  5. André dos Reis Marques - BRA (Renault)
  6. Matteo Scala - ITA (Toro Rosso/Ferrari)
  7. Greg O' Brien - AUS (Toro Rosso/Ferrari)
  8. Roberto Sabbag - BRA (McLaren/Mercedes)
  9. Bryan Assis Silva - BRA (Red Bull/Ferrari)
  10. Thales Renan - BRA (Toyota)
  11. Eric Moinet - FRA (Ferrari)
  12. Marcus Bongardt - ALE (Jordan/Honda)
  13. Débora Longen - BRA (Renault)
  14. Fernando Álvarez - ESP (Williams/BMW)
ABANDONARAM
  • Yukio Oshima - JAP (Toyota) - pneu furado
  • Fernando Antunes - BRA (Jordan/Honda) - pane elétrica
  • Dan Chandller - BRA (Ferrari) - acidente
  • Aritra Majumdar - IND (Minardi/Cosworth) - acidente
  • Will Rauber - BRA (Red Bull/Ferrari) - acidente
  • Matheus Alexandre - BRA (Mercedes) - acidente
  • Ellen Seys - BEL (Minardi/Cosworth) - quebra da suspensão
  • Roberta Correa - BRA (Lotus/Renault) - acidente
O australiano Greg O' Brien teve grande atuação
PÓS-CORRIDA

Durante a coletiva, Matheus Alexandre (Mercedes) criticou duramente o francês Eric Moinet (Ferrari), pelo acidente que lhe tirou da prova.

- Ele achou que era o Prost pra jogar o carro em cima de mim? Só pode! Tem que haver uma punição pra ele - disse o campeão.

Ninguém na Williams falou sobre a demissão de Fernando Álvarez. A princípio, dois dos reservas da equipe são cotados para o GP do Canadá: o australiano Ed Greenhalgh e o brasileiro João Vítor Dieter, que foi titular na última temporada. O alemão Tobias Kederer, que é o outro piloto reserva, vai disputar a DTM. Fernando Antunes (Jordan) é outro nome que interessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário