segunda-feira, 24 de outubro de 2016

ESPANHA - A rainha de Barcelona

De forma magistral e debaixo de chuva, Roberta Correa vence GP da Espanha
A piloto da Lotus fez ultrapassagens espetaculares perto do fim da prova e consegue primeiro triunfo na temporada. Corrida é marcada por acidentes na pista molhada

Da última temporada pra cá, Roberta Correa tem mostrado que evolui a cada corrida. Por muito pouco, não deixou a Lotus para correr pela Haas, que nem está mais no grid. Renovou com o time britânico e mostrou que é uma joia a ser lapidada. Com uma atuação simplesmente fantástica, ela venceu o GP da Espanha após largar da sétima posição. Debaixo de chuva, do jeito que ela gosta. A primeira vitória no campeonato. Uma vitória pra mostrar que ela também quer disputar o título. O pódio ainda teve o bicampeão Leandro Santos (Mercedes, que disparou na liderança do campeonato) e o companheiro de Roberta na Lotus, o também bicampeão Lucas Costa. Substituto do britânico John Warrington (que se acidentou no GP da Áustria e não guiará por quatro provas) na Mercedes, Matheus Alexandre mostrou que não esqueceu como se pilota. Campeão pela equipe alemã, ele conseguiu chegar na quarta colocação após ter largado em sexto.

Roberta Correa recebe a bandeirada no GP da Espanha
A largada teve Guto Reis (Williams) tentando manter a primeira posição, mas sendo logo engolido pelas Ferraris de Dan Chandller e Eric Moinet, além da Mercedes de Leandro. Ele chegou a cair para o sétimo lugar pouco depois, mas acabou no 13° lugar por conta de um problema elétrico. O espanhol Fernando Álvarez, seu companheiro, foi uma das vítimas do asfalto molhado em Barcelona. E não foi só ele: 14 dos 22 carros que largaram conseguiram terminar a prova. Destaque para Bryan Assis (Red Bull). No seu retorno ao time austríaco, ele conseguiu a sexta posição. Pelos lados da Toro Rosso, o italiano Matteo Scala bateu sozinho e abandonou.

Lucas Costa segura Matheus Alexandre: piloto da Lotus voltou a subir no pódio
Quem não teve uma corrida boa foram os dois carros da Toyota. Primeiro, o brasileiro Thales Renan abandonou com problemas no motor, seguido do japonês Yukio Oshima, pelo mesmo motivo. Em seguida, Dan Chandller (Ferrari) passou reto em uma curva e bateu no muro, também ficando de fora. Roberto Sabbag (McLaren), Will Rauber (Red Bull) e Matteo Scala (Toro Rosso) também foram vítimas da pista molhada e abandonaram. Na votação de melhor piloto do dia feita pela internet, quem ganhou foi Karina Lima (McLaren), que fez uma corrida de recuperação sensacional, terminando na nona colocação. A estratégia do francês Eric Moinet (Ferrari) de fazer três paradas não deu certo, e o piloto acabou em quinto. E mais uma vez, Fernando Antunes (Jordan) se deu mal. Enquanto era o décimo colocado, ele se enroscou com outro carro e acabou em 12°, vendo o alemão Marcus Bongardt, seu companheiro, marcar um ponto para o time irlandês, sendo constantemente pressionado pelo indiano Aritra Majumdar, da Minardi.

Indiano da Minardi quase pontuou
E por falar no folclórico time de Faenza, a belga Ellen Seys foi a última colocada dos que terminaram a prova. Ela quase tirou André dos Reis Marques (Renault) da prova, se enroscou com o brasileiro Fernando Antunes e sequer foi punida. De resto, Roberta venceu com categoria e se aproxima dos líderes do campeonato. A próxima parada é o charmoso GP de Mônaco, que tem Guto Reis como maior vencedor. A Fórmula 1 entra "de férias" logo após o GP de San Marino.

O alemão Marcus Bongardt voltou a pontuar pela Jordan
RESULTADO FINAL - GP da Espanha

  1. Roberta Correa - BRA (Lotus/Renault)
  2. Leandro Santos - BRA (Mercedes)
  3. Lucas Costa - BRA (Lotus/Renault)
  4. Matheus Alexandre - BRA (Mercedes)
  5. Eric Moinet - FRA (Ferrari)
  6. Bryan Assis - BRA (Red Bull/Ferrari)
  7. André dos Reis Marques - BRA (Renault)
  8. Débora Longen - BRA (Renault)
  9. Karina Lima - BRA (McLaren/Mercedes)
  10. Marcus Bongardt - ALE (Jordan/Honda)
  11. Aritra Majumdar - IND (Minardi/Cosworth)
  12. Fernando Antunes - BRA (Jordan/Honda)
  13. Guto Reis - BRA (Williams/BMW)
  14. Greg O' Brien - AUS (Toro Rosso/Ferrari)
  15. Ellen Seys - BEL (Minardi/Cosworth)
ABANDONARAM:

  • Roberto Sabbag - BRA (McLaren/Mercedes) - acidente
  • Fernando Álvarez - ESP (Williams/BMW) - acidente
  • Matteo Scala - ITA (Toro Rosso/Ferrari) - acidente
  • Will Rauber - BRA (Red Bull/Ferrari) - acidente
  • Yukio Oshima - JAP (Toyota) - pane no motor
  • Thales Renan - BRA (Toyota) - pane no motor
  • Dan Chandller - BRA (Ferrari) - acidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário