domingo, 16 de outubro de 2016

MELBOURNE - Dobradinha vermelha

Com atuação pra lá de impecável, Dan Chandller vence GP da Austrália
Brasileiro aproveitou ida de bicampeão aos boxes e reassumiu liderança. Ferrari comemora dobradinha

A temporada não poderia ter começado melhor para a Ferrari. Com um show de seus pilotos, a equipe italiana conseguiu uma dobradinha logo na primeira corrida, o GP da Austrália, que foi realizado no circuito de Albert Park, em Melbourne. O brasileiro Dan Chandller largou na pole position e se aproveitou da ida de Lucas Costa (Lotus, então líder da prova) aos boxes para reassumir a ponta e se manter nela até o final da corrida. O pódio foi completado pelo francês Eric Moinet, seu companheiro na Scuderia, além do britânico John Warrington, da Mercedes.

Dan Chandller vence na abertura do campeonato.
O brasileiro da Ferrari até que largou bem, mas foi logo ultrapassado por Lucas Costa. O piloto da Lotus ditou o ritmo da corrida durante quase dez voltas na frente. Quem não teve um bom começo foi o atual campeão mundial. Will Rauber (Red Bull) se envolveu em um acidente com a Toro Rosso de Bryan Assis e abandonou a prova na oitava volta. O brasileiro do time preto e dourado liderava a prova, mas era sempre seguido de perto pelo inglês John Warrington (Mercedes). Durante todo o tempo, o piloto se preocupava em segurar os dois caros da Scuderia.

Lucas Costa liderou durante boa parte da corrida, mas perdeu a ponta durante ida aos boxes
Entre os gringos estreantes, quem não se deu bem foi Ellen Seys (Minardi). A piloto belga abandonou na décima volta, com problemas no motor. Falando no folclórico time italiano, o outro piloto estreante foi protagonista. Companheiro de Ellen, o indiano Aritra Majumdar roubou a cena ao ficar na frente de Leandro Santos (Mercedes) durante quatro voltas, mesmo sendo retardatário. O bicampeão reclamou no rádio com a equipe, que foi tomar providências com a direção de prova. Sabendo disso, Aritra foi avisado pelo rádio e cedeu espaço para o brasileiro. Companheiro de Bryan na Toro Rosso, o australiano Greg O' Brien quase tirou Will Rauber (Red Bull) da prova logo no começo. Algumas voltas depois, o atual campeão se envolveu em um acidente com seu ex-companheiro no time austríaco e deixou a prova. Bryan seguiu normalmente e terminou no 18°lugar. Dos outros estreantes, o espanhol Fernando Alvarez (Williams) foi o sétimo. Pela Toyota, o japonês Yukio Oshima fez boa corrida e até figurou na zona de pontuação, mas viu o companheiro Thales Renan segurar Guto Reis (Williams) no braço e chegar em nono. O asiático foi o 12°colocado. Pela Red Bull, o italiano Matteo Scala ficou na 17ª posição, logo atrás do alemão Marcus Bongardt, da Jordan.

Aritra Majumdar: piloto indiano roubou a cena ao atrapalhar Leandro Santos
De resto, Dan Chandller reassumiu a ponta na décima volta e se manteve nela até o fim da prova. Vitória merecida do piloto da Ferrari, seguido pelo companheiro. A próxima etapa acontece em Suzuka, com o Grande Prêmio do Japão. Em seguida, teremos o GP do Bahrein. A temporada europeia começará na Áustria.

RESULTADO FINAL - GP da Austrália

  1. Dan Chandller - BRA (Ferrari)
  2. Eric Moinet - FRA (Ferrari)
  3. John Warrington - ING (Mercedes)
  4. Leandro Santos - BRA (Mercedes)
  5. Lucas Costa - BRA (Lotus/Renault)
  6. Roberta Correa - BRA (Lotus/Renault)
  7. Fernando Alvarez - ESP (Williams/BMW)
  8. Débora Longen - BRA (Renault)
  9. Thales Renan - BRA (Toyota)
  10. Guto Reis - BRA (Williams/BMW)
  11. Roberto Sabbag - BRA (McLaren/Mercedes)
  12. Yukio Oshima - JAP (Toyota)
  13. Fernando Antunes - BRA (Jordan/Honda)
  14. Greg O' Brien - AUS (Toro Rosso/Ferrari)
  15. André dos Reis Marques - BRA (Renault)
  16. Marcus Bongardt - ALE (Jordan/Honda)
  17. Matteo Scala - ITA (Red Bull/Ferrari)
  18. Bryan Assis - BRA (Toro Rosso/Ferrari)
  19. Aritra Majumdar - IND (Minardi/Cosworth)
  20. Karina Lima - BRA (McLaren/Mercedes) - abandonou (pneu furado)
  21. Ellen Seys - BEL (Minardi/Cosworth) - abandonou (motor)
  22. Will Rauber - BRA (Red Bull/Ferrari) - abandonou (acidente)

No retorno à Toyota, Thales Renan segurou Guto Reis e marcou os primeiros pontos da equipe japonesa
ENTREVISTAS


Após terminar fora da zona de pontuação, André dos Reis Marques (Renault) culpou a chuva pelo mau desempenho. O piloto acredita que o mau tempo durante boa parte da prova atrapalhou não só a ele, como a outros pilotos.

- É muito difícil. A chuva atrapalhou bastante, e não foi só a mim. Temos que levantar a cabeça e buscar a recuperação em Suzuka - Disse o piloto da equipe francesa.

De volta ao grid, Bryan Assis (Toro Rosso) culpou Will Rauber pelo acidente que tirou o atual campeão da corrida, e ressaltou que também visa um retorno ao time austríaco no futuro.

Bryan Assis em ação pela Toro Rosso
- Ele (Will) que causou tudo. A culpa foi dele. Infelizmente, não tive uma atuação boa. O campeonato é longo, e ainda tem muito chão pela frente. Claro que penso (em um retorno para a Red Bull), ainda quero muito ser campeão e vou buscar isso. Primeiramente, quero dar essa força para a Toro Rosso. Depois, veremos o que vai acontecer - falou o piloto.

Quem desabafou nos microfones foi Leandro Santos (Mercedes). O bicampeão mundial reclamou do indiano Aritra Majumdar (Minardi), que o atrapalhou enquanto brigava pelo pódio com seu companheiro de equipe.

- Ele (Aritra) estava completamente desligado e não queria ceder a posição. Me segurou durante algumas voltas e nada de ser punido. Podia até ter alcançado o pódio se não fosse isso - comentou o ex-piloto da Ferrari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário